27 de agosto de 2008

Tratamento de abscessos

Filed under: Lesões Bucais — Tags:, , — Dra. Socorro Azevedo @ 19:41

Um abscesso é uma acumulação de pus num tecido localizado, formando uma cavidade delimitada por uma membrana de tecido inflamatório cuja parede interior exsuda o líquido purulento que a enche, em virtude da desintegração e necrose do tecido original.

Pode ser causado por vários micro-organismos patogênicos e algumas substâncias químicas. Os sintomas dependem do tecido ou órgão afetado. Ao nível da pele, por exemplo, os doentes apresentam sempre inflamação local com dor, inchaço, calor e vermelhidão, por vezes com drenagem espontânea de pus e febre.

O único tratamento eficaz de abscessos ainda é a incisão e a drenagem, a despeito da influência que as medicações modernas tiveram sobre o tratamento das infecções. Os micro-organismos no abscesso não são acessíveis aos antibióticos e uma tratamento com estes compostos pode dar somente uma falsa segurança e anuviar a verdadeira natureza da infecção. (more…)

14 de agosto de 2008

Cistos bucais

Filed under: Lesões Bucais — Tags:, — Dra. Socorro Azevedo @ 20:34

Os cistos da maxila, mandíbula e regiões periorais compreendem diversas entidades sob os pontos de vista da histogênese, taxas relacionadas com a freqüência , comportamento e tratamento.

A imensa maioria dos cistos nesta região anatômica é encontrada no interior da maxila e mandíbula e, geralmente, eles são de origem  inflamatória.É assintomático. A parestesia do lábio inferior é devida à compressão do nervo alveolar inferior. Pode ter etiologia traumática. Radiograficamente, pode ser vista uma zona radiolúcida circundada por um halo radiopaco.

Cisto é uma cavidade patológica revestida por epitélio que pode conter fluido ou restos celulares. Contudo a maioria dos cistos nesta região seja de cistos verdadeiros (possuem um forro epitelial), algumas entidades designadas como tal podem deixar de se apresentar revestidas por epitélio e, portanto, não satisfazem o critério de um cisto verdadeiro. O sistema de classificação empregado aqui responde pelos cistos verdadeiros, com uma categoria adicional de cistos não-epiteliais designados como pseudocistos devido à  ausência do requisito do revestimento. (more…)

Leucoedema – lesões brancas

Filed under: Lesões Bucais — Tags:, — Dra. Socorro Azevedo @ 20:12

Até o momento, ainda não foi estabelecida a causa ou etiologia definitiva do leucoedema. As tentativas de implicar fatores tais como fumo, ingestão de álcool, infecções bacteriana, condições salivares e interações eletroquímicas foram infrutíferas. Alguns estudos indicam uma possível relação de má-higiene bucal e padrões anormais de mastigação. Nesta condição observa-se uma concentração ética ou racial, sendo os negros o principal grupo afetado. (more…)

13 de agosto de 2008

Fibroma ameloblástico

Filed under: Lesões Bucais — Tags:, — Dra. Socorro Azevedo @ 20:55

O fibroma ameloblástico é um tumor benigno constituído por epitélio odontogênico com característica proliferativas em meio a um tecido conjuntivo imaturo, semelhante à papila dental.

Origina-se provavelmente da bainha epitelial radicular de Hertwig. Ocorre em crianças ou adulto jovens, sendo mais freqüentemente observado na região de pré-molares e molares da mandíbula onde comumente provoca expansão óssea. Ao contrário do que ocorre com os ameloblastomas, o fibroma ameloblástico não se mostra muito freqüentemente associado a cistos dentígeros. Trata-se de um tumor relativamente agressivo e com tendência à recidiva. (more…)

11 de agosto de 2008

Nevo branco esponjoso

Filed under: Lesões Bucais — Tags:, , — Dra. Socorro Azevedo @ 16:20

Características clínica

O nevo branco esponjoso é uma condição hereditária autossômica dominante confundida muitas vezes com a leucoplasia. Apresenta-se com lesão assintomática profundamente pregueada, branca ou cinzenta, que pode afetar várias superfícies mucosas. As lesões tendem a ser um tanto espessadas e têm consistência esponjosa.

Na boca, quase sempre são bilaterais e simétricas e, em geral, aparecem precocentemente na vida, tipicamente antes da puberdade.

As manifestasões clínicas características desta forma particular de ceratose usualmente são mais bem observadas na mucosa jugal, embora também possam estar envolvidas outras áreas como a língua, em especial ao longo das bordas laterais. Embora a mucosa conjuntival seja amiúde poupada, há envolvimento em grau variável da mucosa esofágica anal, vulvar e vaginal. (more…)

Leucoplasia pilosa

Filed under: Lesões Bucais — Tags:, , — Dra. Socorro Azevedo @ 16:14

A leucoplasia pilosa é uma lesão de aspecto esbranquiçado de ocorrência comum ao longo das bordas laterais da língua, predominantemente em pacientes portadores do vírus HIV, podendo também ser observada em pacientes transplantados pelo fato do uso de imunossupressores e usuários de drogas.  As evidências sugerem que a leucoplasia pilosa, representa uma infecção oportunista relacionada com a presença do virus Epstein-Barr, um herpesvírus, o mesmo causador da mononucleose. Uma observação importante é o fato desta lesão ter sido associada ao aparecimento subsequente ou concomitante da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) até em 80% dos casos. Várias outras condições bucais também tem sido descrita em aidéticos com frequencia superior à esperada.

Filed under: Lesões Bucais — Tags:, , , — Dra. Socorro Azevedo @ 16:08

Gengivite é uma inflamação dos tecidos gengivais que se inicia pela irritação  bacteriana da placa. Sua presença em pessoa jovens (até a puberdade) é uma constante e autolimitada, até certo ponto. A continuidade da irritação e a persistência do processo inflamatório após a juventude conduz a uma invasão dos tecidos profundos (de suporte).

Outros termos para esta doença são gengivite ulceromembranosa, infecção de Vincent ou boca de trincheira. É uma doença não-transmissível, inflamatória da gengiva causada por uma combinação da queda da resistência do paciente e uma irritação local, com superposição dos microorganismos de Vincent bacilos fusiformes; Leptotrichia buccalis ou Fusobacterium fusiforme e espiroquetas do gênero Treponema). Na fase aguda há inflamação, ulceração, sangramento e dor na gengiva ao nível do colo dos dentes. (more…)

Aftas – Estomatite aftosa

Filed under: Lesões Bucais — Tags:, — Dra. Socorro Azevedo @ 12:01

Conceito e etiologia

Comumente conhecida como aftas, constitui lesões vesiculares que se rompem e formam úlceras arredondadas, com bordas elevadas, bastante dolorosas.São úlceras superficiais cobertas com uma camada amarela e círculo eritematoso. Ocorre uma sensação de queimação que prejudica a fala e a mastigação. Duram de 4 a 8 dias. Suas causas são alimentares, endócrinas (nas mulheres) infecciosas ou psíquicas.

Trata-se de uma entidade distinta da gengivestomatite herpética aguda de etiologia não esclarecida, mas influenciada por fatores predisponentes como: tensão e ansiedade, traumatismo e transtornos endócrinos.

Afta (no círculo azul) na mucosa do lábio inferior.

As aftas crônicas recorrentes ocorrem em 10 a 55% da população, aumentando com o nível educacional e sócio-econômico. Incide mais na segunda e terceira décadas de vida. As úlceras são do tipo crateriforme, maiores que as da gengivestomatite herpetíca e cuja duração varia de 5 a 30 dias, conforme a localização, sendo mais comum entre 7 a 10 dias. (more…)