Os triglicerídeos (ou triglicérides) são a principal gordura originária da alimentação, mas podem ser sintetizados pelo organismo. Altos níveis de triglicerídeos (acima de 200) associam-se à maior ocorrência de doença coronariana, muito embora altos níveis de triglicerídeos costumem acompanhar-se de baixos níveis de HDL, sendo, portanto difícil apontar o verdadeiro “vilão”: se o triglicerídeo alto ou se o HDL baixo…

    A ingestão de gordura, doces e álcool pode elevar os triglicerídeos, razão pela qual deve-se medir sua concentração no sangue após 12 horas de jejum. Triglicerídeos muito altos, acima de 400-500, podem causar inflamação do pâncreas (pancreatite) e devem, pois, ser tratados agressivamente com dieta e drogas.

Esse distúrbio caracteriza-se pelo aumento das taxas sangüíneas de triglicérides, o que pode formar placas de gordura que se acumulam nas paredes das artérias, dificultando a circulação. Comumente está associado a um aumento das taxas de colesterol sangüíneo.

Segue abaixo uma orientação dietética!

Alimentos proibidos:

  • Açúcar, mel, doces, sorvetes, gelatinas;
  • Pudim, compotas, frutas secas e cristalizadas;
  • Roscas, tortas, balas, biscoitos, chocolates;
  • Massas como: lasanha, caneloni, ravioli;
  • Pizzas;
  • Farinhas ( mandioca, milho, trigo, aveia);
  • Refrigerantes;
  • Bebidas alcóolicas.

Alimentos a evitar:

  • Bolachas de água e sal, de água e torradas;
  • Batata, mandioca, beterraba, arroz, macarrão, milho verde;
  • Feijão, ervilha, soja, lentilha, vagem.

Alimentos permitidos:

  • Leite desnatado, café, chá, suco de frutas;
  • Queijos;
  • Carnes magras;
  • Óleo vegetal em pouca quantidade;
  • Frutas;
  • Verduras e legumes.

Recomendações:

  • Utilizar adoçante no lugar do açúcar;
  • Praticar exercícios físicos regularmente.

Esta orientação nutricional não substitui a necessidade de acompanhamento médico.

Tags: ,



Outros artigos relacionados ao tema

58 comentários para “Triglicerídeos”
  1. Quero saber como uma pessoa com triglicerídeos em níveis altos e uma taxa de glicose muito baixa pode equilibrar sua dieta para não passar mal por falta de açúcar no sangue?
    …Essa pessoa também tem sérios problemas em abandonar o chocolate. Então quero saber se há alguma alternativa:chocolate de soja sem acúcar por exemplo. E qual a frequência que não irá fazer muito mal.
    Obrigado.

    Resposta
    Felipe,
    Nesse caso, o mais indicado é procurar um Nutricionista que vai orientar sobre a dieta. Em comer menos massas e passar a comer açucar normal sem exagero para equilibra a glicose. Se a glicose é baixa não é necessário comer chocolate sem açucar.
    Drª Socorro Azevedo

  2. Gostaria de saber quais as consequências de um triglicéride muito baixo, por exemplo, em torno de 30 mg/dL.

    Resposta
    Ana,
    Não sou expert no assunto, o ideal seria perguntar a um endocrinologista mas… no meu ponto de vista, se a pessoa é magra, faz algum tipo de dieta e pratica exercícios físicos regularmente, o resultado é esperado.

  3. o que significa baixo nível de Triglicerídeos, se ao fazer o exame o paciente não estava em jejum, e acrescentando que teve várias refeições durante o dia, a coleta foi efetuada a noite, a amostra foi refrigerada a 0′ Ce o exame foi realizado somente na tarde do dia seguinte a coleta ?
    obrigada

    Resposta
    Sany,
    A refrigeração da amostra a 0ºC matém os triglicerídeos estáveis por aproximadamente 4 ou 5 dias, então isso não iria interferir no resultado.
    Considerando que não houve erro no resultado, e que o resultado esperado deveria ser um nível normal ou elevado (já que é necessário um jejum de no mínimo 12 horas para realização correta de tal exame), pode-se cogitar que o paciente tenha algum distúrbio que cause deficiência na absorção de gordura (ou não). Um médico endocrinologista é o mais indicado para responder a esta questão.
    Dra. Socorro Azevedo

  4. gostaria de saber se posso consumir azeite de oliva ,estou com o triglicerideos um pouco alto e,se posso tambem comer arroz integral.
    obrigada!

    Resposta
    Osmar,
    Sim, pode consumir. O arroz integral e óleos vegetais, como o azeite de oliva (em pouca quantidade), estão na lista de alimentos que podem ser consumidos. O ideal é consultar um nutricionista para montar uma dieta ideal para redução dos triglicérides.
    Dra. Socorro Azevedo

  5. Gosatria de saber o que ocorre quando os trigliceridios estaop baixos por volta dos 74 mg/dl

    Resposta
    Vania,
    Nada. A taxa está boa.
    Dra. Socorro Azevedo

  6. tenho os triglicerideos a 50 o k significa isto??

    Resposta
    Ana,
    Significa que a taxa está baixa. Se você for magra, pratica esporte regularmente, mantem um dieta equilibrada, não há nada de anormal. Qualquer dúvida pode consultar um médico.
    Dra. Socorro Azevedo

  7. Carlos Alberto diz:

    Olá, tenhos os niveis de triglicerideos em 1331mg/dl. O que devo fazer além de encomendar o caixão ? Obrigado

    Resposta
    Carlos Alberto,
    Primeiramente esqueça isso de encomendar o caixão! :-)
    Como a taxa está muito alta, o médico irá receitar uma medicação para baixar os níveis. Uma dieta alimentar também deve ser prescrita pelo médico ou nutricionista. Atividade física também é importante! Seguindo rigorosamente as recomendações médicas os níveis de triglicérides irão baixar.
    Dra. Socorro Azevedo

  8. Rosemary Cardoso Ribeiro diz:

    Estou com 620 de triglicerídeo e 220 de colesterol total. Gosto de beber uma cervejinha no final de semana. é muito prejudicial? Estou tomando medicação e faço dieta. Me ajude, com esta dúvida?

  9. Bom dia,
    achei esta página muito interessante e encontrei-a quando procurava informação sobre os problemas relacionados com triglicerídeos.
    - Gostaria de perguntar se o azeite é decomposto da mesma forma que os outros óleos ao ser aquecido e se cozinhar alimentos em azeite pode ser mais saudável relativamente a outras gorduras vegetais ou óleos.
    Cumprimentos,
    Maria

  10. tenho triglicerideos altoo 520mg/dl tomo uma medicação prescrita pelo medico e tomo tanbem agua ardente alemanha que me disseram q era boa,tem alguma contra indicação?

  11. CRESCÊNCIO NEVES DIAS diz:

    OLÁ!
    Estou com o triglicerídeo 670 e o colesterol 220, sinto dores e dormencia nos braços, o nariz adormece, estou muito preocupado o que devo fazer?

  12. celia vieira dos santos diz:

    Minha filha tem três anos e em seu exame de sangue apresentou uma taxa um pouco elevada no triglicerídeos, fiquei um pouco receosa, pois é muito difícil fazer uma dieta em uma criança, haja visto que a minha é muito difícil para comer…

  13. ola, gostaria de saber se só o fato de eu não praticar exercícios físicos regulares pode aumentar o meu triglicerídeos, uma vez que tenho uma alimentação muito saudável e sou bem magra.
    Obrigada!

  14. luciana tenório diz:

    olá eu gostaria de saber se o triglicerídeos na faixa de 542 mg causa infarto?? pois de uns tempos pra cá, eu venho sentindo umas pontadas no peito, inrradiando para as costas, e é bem específica, meu colesterol total ta na faixa de 236,00, será q só dieta e exercício diminuirá? eu precisarei de medicação para baixa-lo? muito obg

  15. Gostaria de saber porque nao bebo, nao fumo, tenho peso normal, nao faço dieta, mas nao gosto de comida gorda nem de muito doce, ou seja, tenho uma alimentação normal e em minha casa só eu tenho problema com triglicerides muito alto, acima de 800. O que acontece em meu organismo que metaboliza diferente doutora.

    Obrigado.

  16. Pedro Paulo diz:

    o que devo e nao devo comer com triglicerídeos alto?
    Por Favor alguem pode me responder essa pergunta?

  17. jose correia diz:

    Se a minha dieta já é adequada e pratico exercício fisíco, mas nas últimas análises os meus triglicerideos estavam a 323, qual poderá ser o motivo? Será que o sistema nervoso pode interferir nesses valores? Tenho 40 anos. Agradecia uma resposta.

  18. gostaria de ser enviado todos od assuntos de trigliceridios

  19. Otavio Ferreira da Silva diz:

    Este site é de grande valia, principalmente para aqueles que estão ansiosos de encontrar uma maneira de ter uma orientação adequada para o caso.

  20. Boa noite!
    Gostaria de saber se preciso me preocupar com meu trig 72,00 e meu VLDL 14,00.
    obrigada…

  21. Isabel dasilva santos diz:

    o tratamento dura quanto tenpo

  22. Gilson Monteiro diz:

    Tenho o nivel de triglicerideos muito alto em torno de 1700, tenho tomado varios remedios e feito dietas passadas pelos médicos que já consultei, porém os niveis baixam, mas não a um nivel satisfatório. Atualmente tenho tomado sementes de urucum e tenho me sentido muito bem. Devo continuar tomando a mesma? faz bem a saúde? o que devo fazer?

  23. Dra Socorro, existe relação entre triglicerídeos baixo e glicose alta? O baixo triglicerideos pode causar o rebound da glicose durante atividade física?
    Obrigado

  24. TRIGLICÉRIDES
    RESULTADO: 36,0 mg/dL

    Isso é ruim? Tão baixo assim?

  25. Ola!

    tenho 38 anos - fiz exame de sangue e detectou - colestol 206 e trigliceres 469 - estou fazendo caminhada todos os dias - e gostaria de saber quais os alimentos ricos em quê / que causa trigliceres? - o que devo e que não devo comer. ficarei muito grato com uma resposta sua.

  26. Bom Dia!

    estou com colesterol altissimo - logo apos que fiz exames de sangue comecei a fazer regime meu peso é 89 quilos - sendo que meu peso normal e 75 - qual é a melhor dieta que devo fazer qto alimentação? aguardo resposta. obrigado.

  27. eu gostaria de saber se é normal a taxa de trigliceridio dar muito baixa?
    aminha eu 33

  28. Irinaldo Soares diz:

    olá minha taxa de triglicerídios está a 333,12 mg/dl está muito alto?
    o que eu devo fazer??
    obrigado

  29. estou com 75 quilos, não faço dieta e estou com 50 de trigliceridios, isto é normal

  30. ericka santos diz:

    Olá!
    A minha taxa de triglicerideos está em 38mg… é baixa, ou está normal?

  31. BOM DIA,O MEU TRIGLICERÍDEO É DE 318 E TENHO Q ABAIXAR EM UMa SEMANA.COMO EU FAÇO ESSA
    FAÇANHA ? SE VC PODER ENVIAR AINDA HOJE FICAREI GRATO. OBRIGADO.

  32. Olá, gostaria de saber se tenho algum problema, pois estou com meu triglicerideo 35, não pratico esporte, não fasso dieta. faz uns 2 anos e meio que comecei a amagrecer e agora estou muito magra. Os exames deu que estou com verme e meu triglicerideo 35, isso é normal?
    Obrigado pela atenção!!!

  33. quantos dias antes de fazer exame trigliceride nao posso tomar bebida alcolica?

  34. Olá,

    Meu triglicerides está sempre em torno de 30 / 40, os médicos acham muito baixo e pedem para repetir o exame, mas dá o mesmo número e dois já falaram q não entendem como poderia estar tão baixo dado que sou baixa e estou uns 15Kg acima do meu peso, além de ser sedentária, comer guloseimas e pouca verdura / fruta…
    O que acontece com meu corpo?
    Isso é bom?

    Muito obigada

  35. Laura Rodrigues Machado diz:

    Fiz exame e a minha glicose de jejum deu 60mg/dl,o colesterol total deu 161mg/dl,o hdl du 39mg/dl eos triglicerídeos deram 263mg/dl.Tenho 31 anos e peso 65kg sou baixinha e não pratico exercícios.O que devo fazer?

  36. fatima pereira diz:

    Olá, tenho 28 anos e tenho o peso ideal para a minha altura e teve sempre os niveis de colesterol 190 mg/dl e os trigliceridos 48 mg/dl, mas estas ultimas analises tudo aumentou colesterol 223mg/dl e trigliceridos 114 mg/dl nunca cheguei a estes valores, é caso de me assustar? qual será o motivo? Tambem deixei o ginasio á cerca de 3 meses e nao nao faço dieta, pelo contrário sou muito gulosa e consumo alcool. Agradecia resposta.

  37. O que acontece quando a taxa de Trigliceridio é 48, e a pessoa não é magra?
    E todos as outras taxas estão boas…

  38. Tenho 57 anos, sou um gatão, mais não tenho 7 vidas, aliás, creio que umas 6 eu já gastei, os anjos me emprestaram; triglicerídeos 330, glicose 176, acido úrico 10 e HDL a baixo de 30. Estou como pé na cova ou tem um jeito de não virar tamborim, miau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    e um miau de (SOS) com todo respeito
    obrigado

  39. Gustavo de Oliveira Costa diz:

    Boa noite,
    Gostaria de saber se poderia consumir alimentos que influência o aumento de trigricéres pelo menos uma vez por semana? Mesmo fazendo exercícios físicos durante a semana. O meu nível atualmente está em 250 e gostaria de baixar para o nível ideal.
    obrigado.

  40. estou com triglicerídios na faixa dos 1600…mas antes do exame, embora tenha respeitado as 12 horas fui a uma churrascaria, será que isso influenciou? Se por acaso meu triglicerídio está tão alto quais são meu maiores riscos?

  41. Fiz exame com 12 horas de jejum. Estou há 6 meses sem execícios físicos. Meus triglicerideos tem nível 48. Abaixo demais do nível ótimo. O que significa? É preocupante?

  42. ola,gostaria de saber se triglicerides 61 minha taxa esta muito baixa ,sera que prejudica,
    sei que nivel elevado causa problema,mas baixo naõ sei

  43. Sandra Ávila diz:

    Estou com 237 de triglicerídeos e já me informaram q estou no nível considerado alto mas, tenho uma dúvida. Será q o stress era o fator inicial deste problema ou se este mesmo stress faz aumentar a taxa? Também me sinto bastante anciosa (altissimo nível) nesse caso o q devo fazer. Posso tomar remédios para emagrecer como a fluoxetina?

  44. Olá, recebi o resultado de meus exames e me surpreendí ao ver o resultado do meu Triglicerídeos que deu 38mg/dl muito baixo por sinal, será que estou com alguma doença? qual? o que devo fazer para aumentar entao? me ajudem por favor!

  45. GOTARIA DE SABER OMEU TRIGLICERIDEOS NO MES DE SETEMBRO DEU 453 , NO FINAL DO MES DEU101 ESTSVA TOMANDO REMEDIO ,NO MES DE NOVEMBRO DEU 244 SERA QUE TENHO PROBLEMA DE CORAÇÃO

  46. OLA MINH FILHA TEIM 16 ANOS E NO EXAMEN CONSTATO QUE A TAXA DE TRIGLECERIDIOS ESTA 50 , ELA NÃO PRATICA NEHUM TIPO DE EXERCICIOS PASA 40 KLG PODE ME AUXILIAR QUE MEDICO DEVO LEVAR ELA , AGRADEÇO

  47. o meu trigliceridio deu 510,,estou em tratamento,mas o meu medico nao meu disse o que eu poderia comer,so me disse o que eu nao deveria ok,se alguem quiser ma ajudar eu fico muito grato.me mande um imail ok,muito abrigado,,,,,,,,help

  48. triglicerideos 246 e colesterol hdl 26 é muito preocupante???????

  49. ola pessoal,
    gostaria de saber se ja ouviram ou vira taxa de triglicerideos acima de 5000?? pois é o caso do meu pai, eu e minha familia estamos mto preucupados!!já estamos procurando intervenção médica, mas queria saber a respeito,se há mais dicas, pois a taxa real é de 5630…
    azeite?
    arroz comum ou integral?
    feijão?frango?
    por favor nos ajudem??
    obrigado

  50. oi estou com a taxa de triglicerideos de 451, bebi no sabado e na segunda fiz o exame
    sera que pelo fato de eu ter engerido bebida alcoolica, contribuiu para o aumento da taxa de triglicerideos

  51. olá!!! O meu nivel de trigliceridos é 21 mg/dl penso q está baixo. Corro algum risco?
    se corro o que posso fazer para alterar isso? obrigado ;)

  52. ola o meu marido tem de trigliceridios 600 é grave?

  53. olá tenho triglicérides alto 820 meu pai faleceu de pancreas sou magro tenho 29 anos faço dieta e tomo remédios e exercicios quando possivel o que fazer pois já trato a 5 anos gostaria de receber alguma instrução pois já não sei o que fazer.

  54. Ola gostei do site, mas tenho muitas duvidas. Na semana passada senti-me mal, ao ponto de ir parar ao hospital com crises hipertensivas.Quando tive alta fui ao médico de familia e passou-me muitos exames para saber donde vinha as minhas crises, fiz analises da qual resultou o colesterol alto 220 e os triglicerideos tambem bem altos uma coisa que nunca tinha tido. Gostaria saber o que fazer e qual será alimentação que devo fazer. Eu aumentei muito de peso, em seis meses meti sete quilos e estou muito gorda, tenho 1.62m e agora 67 quilos. Ajude-me Obrigrada

  55. estou com o nivel de triglicerideos pouco alto, gostaria de saber o que nao devo comer para que os valores se normalizem.

  56. lucicleia brito diz:

    a minha pergunta é a mesma da rosemary cardoso e a do pedro paulo. só que meu triglicerideos em Dezembro era 401 . Já emagreci 7 kg. A perda de peso ajudará na diminuição da taxa de triglicerídeos. faço caminhada e dieta. a unica gordura que estou consumindo e azeite, e também estou comendo pão integral.

  57. CARLOS ALBERTHO ALVES diz:

    Boa noite, andei passando muito mal da pressao alta, tenho 37 anos e ate entao nao tinha problema de pressao, nos meus resultados de exames constatou que o nivel do Triglicerides esta em 474.
    qual e a probalidade de eu pegar uam pancreatite.

    estou muito preocupado, ja comecei fazer dieta e estou aguardando outros resultados de exames para o medico passar a dieta certa e a medição.

  58. erica de paiva diz:

    fiz um exame e foi constatado valor de hdl 37 ,devo me preocupar?ate agora nao entendi oque significa isso.

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Você deve estar logado para publicar comentário Entrar »