Tratamento de canal – endodontia

A Endodontia é a parte da odontologia que trata da prevenção e cura das enfermidades da polpa dental e de suas complicações. Etimologicamente, portanto, endodontia significa ação dentro do dente. A endodontia consagrou-se como uma das especialidades de maior utilização na clínica diária da Odontologia. Seus conhecimentos e a sua execução de forma plena são importantíssimos para a oferta de uma Odontologia de qualidade nos consultórios.

Conseqüências

As conseqüências do não tratamento podem variar bastante. Podem ocorrer desde infecções de baixa intensidade e longa duração evoluindo para lesões na região do ápice da raiz, até infecções de alta intensidade, dor aguda, com evolução rápida para abscessos (acúmulo de pus).

Dor

O tratamento de canal, ao contrário da crença popular, é indolor. Quando a morte da polpa já ocorreu, ela obviamente não dói. Quando a polpa está irreversivelmente inflamada, porém viva, a anestesia local garante com eficácia um tratamento sem dor. A dor só ocorre justamente quando não é realizado nenhum tratamento, pois a inflamação provoca edema (inchaço) que comprime as terminações nervosas.

Custo

O custo do tratamento endodôntico, também ao contrário do imaginário popular, é relativamente baixo, pois a perda do dente e conseqüente substituição por prótese teriam custo muito superior.

Tratamento

É a remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente (câmara e canal), e que recebe o nome de polpa. Esta pode estar sadia ou infectada e, ao ser removida, é substituída por um material obturador.

O índice de sucesso do tratamento de canal é muito grande. Porém fatores inerentes à saúde geral do paciente podem afetar negativamente o prognóstico (resultado previsto) do tratamento. Para o sucesso do tratamento de canal também é imperativa a correta restauração do dente e sua volta a função mastigatória normal. Em raríssimos casos uma terapia cirúrgica se torna necessária.

Indicação para o tratamento endodôntico

Dor espontânea isto é, o dente começa a doer sem estímulo de forma latejante, não muito bem localizada e que aumenta com o calor. Neste caso, a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve. Já quando há morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de dente crescido e dor ao mastigar.

Além disso, ao se abaixar a cabeça, tem-se a sensação de que o dente pesa. Nem sempre que o dente doi é necessário um tratamento endodôntico. Os dentes podem ter resposta dolorosa a qualquer estímulo fora do normal: frio intenso, calor intenso, doce e salgado. Esses sintomas são observados em dentes cariados, em dentes com o colo exposto (retração das gengivas) e em dentes submetidos à carga intensa (durante a mastigação). Nesses casos, removendo-se a causa cessa a sensibilidade.

Sessões de tratamento

Quando a polpa é viva e sem inflamação, uma sessão é suficiente; polpa viva e inflamada, duas sessões. Com polpa mortificada, são necessárias mais sessões.

Dor durante o tratamento

Com o uso da anestesia, o tratamento é indolor e, as vezes, nos casos de polpa mortificada, nem é preciso anestesiar. Pode ser desconfortável por ser necessário permanecer muito tempo com a boca aberta. E após o tratamento durante 48 a 72horas   o que pode acontecer nas primeiras 48 a 72 horas é ficar com uma sensação dolorosa decorrente da aplicação do anestésico e da manipulação do dente, que pode ser resolvida pela ingestão de analgésicos.

Tratamento endodôntico no mesmo dente

Geralmente quando no primeiro tratamento, não foi possível seguir os padrões exigidos: limpeza (remoção de todos os microorganismos), preenchimento hermético do canal com o material obturador etc. Essas incorreções podem provocar lesões na ponta da raiz (periápice) do tipo abcessos crônicas.

Este tratamento é bem eficiente desde que bem executado e que os outros procedimentos que reconstituirão o dente, com restauração, coroas, incrustações, tratamento gengival etc., também sejam bem executados.

Após o tratamento

Todo o suporte desse dente permanece vivo: osso, membrana periodontal (fibras que fixam o dente ao osso) e cemento (camada que recobre as raízes).  O inconveniente é que, como é polpa que confere sensibilidade ao dente, se o mesmo for novamente atacado por cárie, isso não será percebido devido à ausência de sensação dolorosa.

Outro possível problema é que o dente torna-se mais frágil, e isso deve ser levado em conta no momento da execução da restauração definitiva, que, nesse caso, deve ter características diferentes. Após o tratamento de canal o dente perde o  brilho, o que dá um aspecto mais amarelado. O escurecimento acentuado só acontece quando o dente sofre uma hemorragia ou mortificação pulpar antes do tratamento ou, então, por erro técnico.

O dente com tratamento de canal fica mais fraco devido à perda de substância dentária, causada pela própria cárie ou pelo acesso que foi feito para que o endodontista pudesse remover o nervo, o dente fica mais fraco. Porém este mais fraco na maioria das vezes não causa maiores problemas se o dente for restaurado corretamente. Em certos casos o mais indicado é que o dente com canal tratado receba uma coroa para evitar problemas como a fatura do dente.

Imunidade

Mesmo com tratamento de canal um dente pode ter cárie. A diferença é que neste caso não haverá dor. Porém, como em qualquer outro dente, se houver suspeita de cárie em um dente com tratamento de canal procure seu dentista.

O não tratramento de canal – consequências

Poderá se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter conseqüências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea). A única solução a partir daí poderá ser a extração do dente.

Dra. Socorro Azevedo

Dra. Socorro Azevedo formada em odontologia pela Universidade Federal da Paraíba. Atua na área de odontopediatria e clinico geral.

153 comentários em “Tratamento de canal – endodontia

1. Tenho problema de periodontia; como os meus dentes da frente estavam moles e muito sensiveis, o dentista optou por realizar um canal em um deles que já tinha sid realizado canal porém não inteiramente.Nesse dente, a sensibilidade sumiu completamente., porém o outro, não estava sensivel, apenas mole e o dentista optou em realizar um canal. Estou sentindo muita sensibilidade no local mesmo apos o canal. o que pode está acontecendo?

Grata por responder.

2. Olá, gostei muiot da informação que obtive, pois eu tinha muito medo de fazer tratamento de canal por que algumas pessoas me falavam que doía muito até mesmo depois do canal feito, ficava com medo,mais depois da explicações perdi totalmente o medo.

3. boa tarde.gostaria de saber se é muito ruim fazer tratamento de canal,pois tenho q fazer e estou adiando com medo…obrigado pela atenção…MICHELE RODRIGUES