A Endodontia é a parte da odontologia que trata da prevenção e cura das enfermidades da polpa dental e de suas complicações. Etimologicamente, portanto, endodontia significa ação dentro do dente. A endodontia consagrou-se como uma das especialidades de maior utilização na clínica diária da Odontologia. Seus conhecimentos e a sua execução de forma plena são importantíssimos para a oferta de uma Odontologia de qualidade nos consultórios.

Conseqüências

     As conseqüências do não tratamento podem variar bastante. Podem ocorrer desde infecções de baixa intensidade e longa duração evoluindo para lesões na região do ápice da raiz, até infecções de alta intensidade, dor aguda, com evolução rápida para abscessos (acúmulo de pus).

Dor

     O tratamento de canal, ao contrário da crença popular, é indolor. Quando a morte da polpa já ocorreu, ela obviamente não dói. Quando a polpa está irreversivelmente inflamada, porém viva, a anestesia local garante com eficácia um tratamento sem dor. A dor só ocorre justamente quando não é realizado nenhum tratamento, pois a inflamação provoca edema (inchaço) que comprime as terminações nervosas.

Custo

     O custo do tratamento endodôntico, também ao contrário do imaginário popular, é relativamente baixo, pois a perda do dente e conseqüente substituição por prótese teriam custo muito superior.

Tratamento

    É a remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente (câmara e canal), e que recebe o nome de polpa. Esta pode estar sadia ou infectada e, ao ser removida, é substituída por um material obturador.

    O índice de sucesso do tratamento de canal é muito grande. Porém fatores inerentes à saúde geral do paciente podem afetar negativamente o prognóstico (resultado previsto) do tratamento. Para o sucesso do tratamento de canal também é imperativa a correta restauração do dente e sua volta a função mastigatória normal. Em raríssimos casos uma terapia cirúrgica se torna necessária.

Indicação para o tratamento endodôntico

    Dor espontânea isto é, o dente começa a doer sem estímulo de forma latejante, não muito bem localizada e que aumenta com o calor. Neste caso, a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve. Já quando há morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de dente crescido e dor ao mastigar.

    Além disso, ao se abaixar a cabeça, tem-se a sensação de que o dente pesa. Nem sempre que o dente doi é necessário um tratamento endodôntico. Os dentes podem ter resposta dolorosa a qualquer estímulo fora do normal: frio intenso, calor intenso, doce e salgado. Esses sintomas são observados em dentes cariados, em dentes com o colo exposto (retração das gengivas) e em dentes submetidos à carga intensa (durante a mastigação). Nesses casos, removendo-se a causa cessa a sensibilidade.

Sessões de tratamento

     Quando a polpa é viva e sem inflamação, uma sessão é suficiente; polpa viva e inflamada, duas sessões. Com polpa mortificada, são necessárias mais sessões.

Dor durante o tratamento

    Com o uso da anestesia, o tratamento é indolor e, as vezes, nos casos de polpa mortificada, nem é preciso anestesiar. Pode ser desconfortável por ser necessário permanecer muito tempo com a boca aberta. E após o tratamento durante 48 a 72horas   o que pode acontecer nas primeiras 48 a 72 horas é ficar com uma sensação dolorosa decorrente da aplicação do anestésico e da manipulação do dente, que pode ser resolvida pela ingestão de analgésicos.

Tratamento endodôntico no mesmo dente

    Geralmente quando no primeiro tratamento, não foi possível seguir os padrões exigidos: limpeza (remoção de todos os microorganismos), preenchimento hermético do canal com o material obturador etc. Essas incorreções podem provocar lesões na ponta da raiz (periápice) do tipo abcessos crônicas.

    Este tratamento é bem eficiente desde que bem executado e que os outros procedimentos que reconstituirão o dente, com restauração, coroas, incrustações, tratamento gengival etc., também sejam bem executados.

Após o tratamento

    Todo o suporte desse dente permanece vivo: osso, membrana periodontal (fibras que fixam o dente ao osso) e cemento (camada que recobre as raízes).  O inconveniente é que, como é polpa que confere sensibilidade ao dente, se o mesmo for novamente atacado por cárie, isso não será percebido devido à ausência de sensação dolorosa.

    Outro possível problema é que o dente torna-se mais frágil, e isso deve ser levado em conta no momento da execução da restauração definitiva, que, nesse caso, deve ter características diferentes. Após o tratamento de canal o dente perde o  brilho, o que dá um aspecto mais amarelado. O escurecimento acentuado só acontece quando o dente sofre uma hemorragia ou mortificação pulpar antes do tratamento ou, então, por erro técnico.

    O dente com tratamento de canal fica mais fraco devido à perda de substância dentária, causada pela própria cárie ou pelo acesso que foi feito para que o endodontista pudesse remover o nervo, o dente fica mais fraco. Porém este mais fraco na maioria das vezes não causa maiores problemas se o dente for restaurado corretamente. Em certos casos o mais indicado é que o dente com canal tratado receba uma coroa para evitar problemas como a fatura do dente.

Imunidade

    Mesmo com tratamento de canal um dente pode ter cárie. A diferença é que neste caso não haverá dor. Porém, como em qualquer outro dente, se houver suspeita de cárie em um dente com tratamento de canal procure seu dentista.

O não tratramento de canal - consequências

    Poderá se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter conseqüências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea). A única solução a partir daí poderá ser a extração do dente.

Tags: ,



Outros artigos relacionados ao tema

153 comentários para “Tratamento de canal - endodontia”
  1. Maria vilma alves da silva diz:

    Gostaria de parabeniza-los pelo belo trabalho oferecido atraves deste site ,pois é de grande ajuda a academicos assim como eu que , quando temos alguma duvida basta apenas um clik e ….pronto ,a resposta vem de imediato,muito obrigadaaaaa !!!!!!!!!! Maria Vilma A. Silva

    Resposta
    Vilma,
    Fico muito feliz por suas palavras. Obrigada pela visita e volte sempre ao odontodicas.com
    Dra. Socorro Azevedo

  2. no tratamento de canal a dentista anestesia, tira o nervo do dente, porem quando acaba a anestesia fica muito dolorido, o que fazer?

    Resposta
    Fabiana,
    No tratamento de canal, o dente perde todo o seu conjunto de nervos e vasos, o que chamamos de polpa. Após isso passa-se a ser considerado um tecido sem sensibilidade e, por consequência, não deve doer. Logo após o tratamento pode ser que haja algum desconforto, mas passa com algumas horas ou 1 ou 2 dias. O uso de analgésicos deve ser suficiente. Porém se a dor persiste, isso deve ser verificado, pois não é normal.
    Dra. Socorro Azevedo

  3. gostaria de tirar uma duvida,estou fazendo um tratamento de canal e a minha dentista usa um liquido para irrigar o canal gostaria de saber se esse liquido faz algum mal a saude pois engoli algumas vezes que até queimou minha garganta.

    Resposta
    Antonia,
    O líquido é um ácido que é usado para o início da reconstrução do dente. Se queimou sua garganta então o recomendável é não deglutir a saliva quando aplicado o líquido, neste caso se não estiver com o sugador de saliva, cuspa.
    Dra. Socorro Azevedo.

  4. Como é feita essa Coroa no dente? E o preço é acessivel?

    Resposta
    Jakeline,
    É feita de resina, moldada no próprio dente. O preço do tratamento endodôntico é mais acessível se comparado ao custo de uma extração do dente + prótese.
    Dra. Socorro Azevedo

  5. Maria Andréia diz:

    Gostaria de saber se tenho que fazer o tratamento de canal se meu dente não dói e a cárie é pequena. Ressalto que bati um raio x do dente e visitei 3 dentistas, todos disseram que havia um pequena lesão e que eu deveria fazer o canal,mas também disseram que eu podia esperar um pouco , mas que o mais aconselhável seria fazer logo o canal. tenho medo de fazer o canal pq dizem que o dente fica muito frágil e se quebra com facilidade. Por favor, ajude-me !!! O que devo fazer?

    Resposta
    Maria Andréia,
    Realmente o dente com canal fica mais frágil, mas isso é a longo prazo, após anos. Esperar um pouco para fazer o canal, não vai fazer diferença. É recomendável fazer logo, para evitar que a lesão cresça e torne o tratamento mais complicado.
    Dra. Socorro Azevedo.

  6. Fiz um tratamento de canal a 5 dias atras de um molar superior. Foram removidos a polpa de 3 canais. O problema agora e que a minha bochecha continua insensivel e nao consigo sorrir, falar e cuspir normalmente.
    E normal isso acontecer? Sera que a dentista anestesiou algum nervo errado?

    Resposta
    Lucilei,
    Não é normal. O efeito da anestesia passa rapidamente sem deixar vestígios ou sintomas. Em raros casos pode ocorrer paralisia facial quando a anestesia atinge, na maior parte das situações, o nervo alveolar inferior. Este tipo de paralisia pode durar horas, dias ou algumas semanas dependendo do dano ao nervo. Note que essa situação é totalmente reversível. Procure o seu dentista e relate o caso.
    Dra. Socorro Azevedo.

  7. fabiana de sousa ribeiro diz:

    ola estou com uma carie muito profunda minha dentista colocou um curativo e disse que era pra mim ficar com ele durante tritas dias gostaria de saber si isso significa que eu vou ter que fazer canal sim ou não obrigado

    Resposta
    Fabiana,
    Não necessariamente. Tem que ver o motivo pelo qual o dentista colocou o curativo. Se a cárie já tiver atingido a polpa do dente, então é preciso fazer o tratamento de canal.
    Dra. Socorro Azevedo.

  8. olha só, gostaria de saber pq meu dente dói, se ñ tenho cárie. Ele esta escurecendo, dói p/ burro c/ vento, gelado, doce e algumas coisas em temperatura ambiente. A dor, qdo fica intensa, apesar d ñ ser constante, faz minha cabeça , atrás da orelha ficar toda dolorida e c/ sensassão de queimação. pq isso? oq eu tenho? é problema d canal?

    Resposta
    Suelen,
    É preciso tirar um raio-x do dente para verificar o problema. Pode ser uma lesão interna. Dependendo do resultado, pode ser necessário sim um tratamento de canal para preservar o dente.
    Dra. Socorro Azevedo.

  9. Acabei de concluir o tratamento de canal, o meu tratamento foi realizado em 4 sessões, todas com o uso de anestesia , não senti dor alguma , o único problema é permanecer com a boca aberta durante muito tempo. Lucilei eu não sou nenhum especialista no assunto, mais pelo o que eu sei vc pode descartar a hipótese da anestesia ter alguma coisa a ver com o seu problema dentário. Os anestesicos locias são feitos de lidocaína e bupivocaína, eles bloqueiam os canais de sódio dos neuronios, (que são as céluas que são feitos os nervos), eles fazem o bloqueio temporario de qualquer nervo existente em seu corpo independentemente do local aonde ele esteja, depois de algumas horas vc o efeito passa não deixando nenhuma seqüela. O seu dente deve estar sofrendo de algum porcesso inflamatório, que deve passar em poucos dias. mais naum brinca com isso não vá ao seu dentista de diga o ocorrido..!!

  10. Conheço um rapaz,ele tem um dente que está bastante escuro,ele não sente esse dente incomodar,já sabemos que vai ser preciso fazer canal.Gostaria de saber quantas sessões vç acha que será necessária.E o que quer dizer polpa viva e polpa morta?

  11. Boa noite.

    A minha dentista terminou um canal no meu dente na última sexta-feira. As duas primeiras sessões foram feitas com anestesico e tudo ocorreu bem.

    Nesta última foi um verdadeiro pesadelo. Ela não utilizou anestesia e senti tanta dor que nem sentia minhas pernas no final da sessão. A dor só passou após tomar um analgésico.

    Isso é normal no meu caso? Tenho que fazer outro canal. Será que devo relatar isso a minha dentista e pedir que não faça o próximo canal sem anestesia?

    Obrigado pela atenção e parabéns pelo site :)

  12. eu fiz o tratamento de canal a algum tempo e a massinha lateral solto gostaria de saber do q ela é feita só a titolo de curiosidade meu dentista falou q era algo q segurava fiquei sem intender muito bem obrigado

  13. Benard Darnel diz:

    Ficaria grato obter uma indicação da faixa de preços (alto, médio, e baixo) para o tratamento de canal, em duas seções, sem complicações, de um dente molar.

  14. oi, ja faz um ano que fiz um tratamento de canal, no comeco sentir muito dor .o dentista tentou resolver mais nao ficou como era antes (quando nao fiz o canal) fiz o canal no dente da frente hoje ele fica senssivel doi, da sensacao de mole a gengiva fica vermelha,quando escovo sai sangue.por favor estou desesperada ,posso perde esse dente? ou tem solucao?

    Com certeza esse canal não foi perfeito, pois um dente despulpado, ou seja tendo feito tratamento de canal, é um dente morto, que não possui arteria, e nem nervo, então jamais sentirar qualquer dor ou sensibilidade. Tem que voltar ao dentista e solicitar um RX e então dependendo do resultado, ele resoverá o problema até mesmo compeltar o tratamento de canal que com certeza não foi feito completo.
    Abraços
    Dra. Socorro

  15. Sinto dor em um dente q nao tem carie, dor bem aguda qdo toco nele com a unha ou na escovaçao, é possivel o dente estar cariado por dentro(esse dente ja foi obturado)e se for isso é necessario fazer canal?

  16. Daiane Hastenreites diz:

    oi!
    GOSTARIA SE DEPOIS QUE FAZ O CANAL É NORMAL O DENTE FICAR SENSIVEL,MAS É EM ALGUMAS AREAS DO DENTE TRATADO?
    E É NORMAL QUANDO ESTA FAZENDO O TRATAMENTO NA MEDIDA Q (ALIMA) TIPO UMA AGULHA VAI CHEGANDO NO NERVO SENTIR DOR MESMO COM ANESTESIA?
    PORQ AINDA FALTA É COLOCAR A COROA NO DENTE .OBRIGADA!

  17. eu estou fazendo um canal é orrivel na moral..

  18. depois que faz canal é normal senti dor

  19. ola a todos. Tal como as restantes colegas tb fiz um tratamento de canal. tive hoje a minha primeira consulta. e ainda são necessárias mais 1 ou 2. sempre tive um certo cuidado com os meus dentes. no entanto para minha infelicidade os meus dentes ficaram amarelados e um da frente ficou mais escuro (o que fiz tratamento). ñ percebo pk? sempe lavei os meus dentes, ñ fumo nem bebo café…
    queria saber se alguem ja fez um branqueamento e se realmente resulta. ou o que a dra melhor me aconselha no meu caso.
    tenho ainda outra duvida o meu marido tem os dentes brancos no entanto por diversas vezes quando como caíem lhe pequenas partes do dente. pela frente os dentes estão brancos no entanto por dentro estão pretos.
    tem o caso de um dente de trás que está td preto e a gengiva tb. O que axa? será alguma coisa urgente? fico ansiosa a aguardar uma resposta sua.

    obrigado

  20. ola dr ontem fiz um tratamento de canal a um dente da frente. esse dente estava um pouco mais escuro que os restantes e estava xumbado segundo o meu actual dentista o melhor seria realizar o dito tratamento. realizei ate agora a primeira consulta contudo a minha questão é kontem fiz esse tratamento e ainda hoje me doi o dente. tenho uma ligeira sensação que o dente está mais pesado e sempre que vou tentar comer alguma coisa ou mm a falar e toco no dente sinto algumas dores. gostava de saber se isso é normal.
    e já agora o que posso fazer para branquear umpouco mais os dentes. já recorri a várias pastas branqueadoras algumas mm da farmácia contudo ñ consigo melhoras. o kme aconselha?

  21. Oii , Eu quero saber se o tratamento de canal dói, por que eu tenho que fazer mais dizem que dói muito é verdade???
    atenciosamente aguardo resposta”

  22. fiz um tratamento de canal e não coloquei bloco pois dentista quebrou uma fenda e fechou o canal isso pode trazer consequencias graves no futuro? e agora ele rachou no meio e esta escurecendo esse dente ainda tem soluçao ou eu tenho que arracar ?

  23. Boa tarde!Gostaria de saber se depois de tirada a polpa e o dente estar preparado pra receber a coroa é normal sentir latejar e dor na hora de mastigar.OBGD!

  24. Um dentista do Campo Belo me cobrou 495 reais para tratar o canl de um dente , o pre molar, o dente continha apenas um canal Foram 2 consultas
    Não é um pouco caro demais? Fora a restauração é claro, que vai ficar em torno de 120 reais.

  25. Angelica
    Depois do dente ter retirado a polpa não é normal sentir nada, pois o dente despulpado é um dente considerado morto, e não deve apresentar sensibilidade nenhuma. Se continuar assim procure orientação do seu dentista.
    Atenciosamente.
    Dra Socorro Azevedo

  26. Já que foi feito o canal, não é preciso tirá-lo, ele está escurecido por falta de irrigação sanguineo, pois o dente despulpado ele não apresenta vasos ou nervos e com o tempo ele pode ficar escurecido, mas para voltar ao normal, você terá que fazer um branquiamento.
    Atenciosamente,
    Socorro Azevedo

  27. Lena,
    Para começar, o dente feito canal, não deve doer de jeito nenhum. Isso significa que o canal não foi completado. Você deve voltar ao seu dentista e contar o que está acontecento, e ele vai solicitar uma radiografia. Então ele verá concerteza porque o dente doi. E fará do devido tratamento. Quanto ao branqueamento, creme dental nenhuma faz o dente ficar branco, tudo é propaganda enganosa. Só se faz branqueamento no consultório odontológico, feito pele dentista.
    Abraços,
    Socorro Azevedo

  28. Lena,
    No caso do seu marido será que ele fuma? Os fumantes geralmente tem dentes escurecidos na parte de trás, e a gengiva também fica escurecidas.
    Não é nada de urgencia, mas procure um dentista de sua confiança para ele avaliar o casa de perto.
    Abraços,
    Dra Socorro Azevedo

  29. Juliana, depois de fazer o canal, não é normal sentir dor. O dente está despulpado e não apresenta sensibilidade. Se sentir dor, tem que voltar para o endodontista, para reavaliar.

  30. tem 3meses que fui faser um tratamento tira uma carie do dente ele comeso a dor nodia seguinte a bituraçao caiu ai ela pediu para o outro dentista limpa e refaser denovo ele deu nestesia enao pegou sentir muita dor porque ele era um especialista em trata mento de canal e ele falou que nao era canal,ai ela viu e passou pra outro especialista ele abriu limpou depios o dente ficou semsivel,voutei pra ele termina o canal nao sentir tanta dor depois que ele terminou ,passou a nestesia ele comesou a dor passou a noite inteira doendo no dia seguinte liguei ele passou um antibiotico chamado de azitramicina toma um por dia no segundo dia o meu dente começou a sai pus e um mal cheiro insuportavel o que deve ter acontecido dra socorro.o que ele deve faze tem 3meses que etou sofrendo com essa dor

  31. Boa noite.Agradeço muito a atenção e gostaria de tirar mais uma duvida se possivel.
    Qual o procedimento no caso do canal ter dado errado,pode-se refazer um canal?E só se sabe qual o erro com um raio x?( estou grávida)já faz quase uma semana e meu dente ainda doi ao mastigar.Agradeço mais uma vez.

  32. Dennis Silva diz:

    Olá.Também gostaria de tirar uma dúvida.Após fazer o tratamento de canal de um dente,fiquei com uma inflamação na gengiva,bem próximo ao dente.Seria um abscesso?Minha face ainda está um pouquinho inchada após quatro dias do tratamento por causa disso.Isso é normal?Obrigado pela atenção.

  33. Boa Noite, estou fazendo tratamento de canal e minha dentista disse que meu canal é muito estreito e tem um desvio. Durante algumas sessões ela colocou aquela agulha e saiu sangue. Ela disse que não foi possível chegar no final do canal e que o lugar que a agulha chegou não é o que deveria ser. Ela informa que irá colocar o rémedio e obturá-lo uns cm mais para baixo(ou antes do desvio) e acompanhará com raio x. Será que esse procedimento irá acarretar em algum problema?

  34. Geraldo Cavalcante diz:

    Bom dia!
    estou fazendo tratamento de canal, quando o médico colocou o material obturador senti dor na ponta de um dos canal. Isso é normal?

  35. Rosangela P. M. Longo diz:

    Dra. Socorro
    Há alguns dias atrás iniciei o tratamento de canal de um dente. Este dente tinha uma restauração (muito bem feita, segundos vários dentistas) feita há 23 anos atrás. Há vários anos tinha sensibilidade neste dente, porém TODOS os dentistas q procurei diziam q não havia cárie e devia ser uma sensibilidade por alguma razão “desconhecida”. Nesta clínica q estou fazendo o canal tb houve resistência em verificar, mas forcei para fazer um RX e foi diagnosticado uma infiltração e uma cárie enorme já na raiz do dente. O dente foi aberto e as dores começaram a ficar insuportáveis, ao ponto de chorar só com o simples toque no dente. Em uma sessão a anestesia não pegou no dente e senti minha cabeça, do lado que foi aplicado a anestesia ficar formigando, desde o rosto até na parte de traz da cabeça. Isto me preocupou, o dentista não conseguiu disfarçar uma certa preocupação, parou de mexer no dente q não estava anestesiado e me perguntou por diversas vezes como estava me sentindo. Na sessão seguinte estava com muita dor e ele não conseguiu fazer nada. Na última terça feira retornei ao dentista e depois de ter feito acupuntura para anestesiar e a própria anestesia (3 tubetes) a dentista consegui mexer no dente. Porém, em uma das vezes que ela foi aplicar a anestesia senti como se tivesse furado muito fundo, mas como já estava anestesiada, nem questionei. Até agora (00:57hs de quinta feira estou com parte do meu lábio inferior anestesiada. Posso estar com problema com o anestésico utilizado? Pode ter realmente ido mais profundo a anestesia que foi aplicada no penúltimo molar inferior e pego em algum outro nervo? O que fazer? Grata
    Rosangela

  36. Oieee,estou na segunda sessao depois q a anestesia acaba doi muito fica latejando.Isso eh normal???Obrigada!!!

  37. OLá, encontrei este site através da busca do Google, achei muito interessante e se possível, gostaria de tirar uma dúvida. Estou tratnado um dente , comecei o tratamento a segunda feira, aparentemente não havia dor local, apenas dor de cabeça e no rosto. O dente foi eberto através da coloração encontrada no nervo do canal, foi dado início ao tratamento. Duas coisas me deixaram intrigados, primeiro o fato de ter sido feito a limagem do canal sem medir a profundidade, como em outros dentes que já tratei, e segundo porque após a limpeza do canal foi colocado um algodão como tampão com a orientaçao de retirada do mesmo após a ultima escivaçao para evitar pressao (gases) dentro do canal durante a noite. Hoje quinta feira, retornei ao dentista e nova limpeza foi realizada e da mesma forma nao foi feito um curativo sólido. Gostaria de saber se este procedimento esta correto, vez que, me pergunto se a falta do curativo sólido nao propicia uma nova contaminaçao do canal tratado. Desde já grato pela atençao e resposta. Edson

  38. DESCULPA TOMAR ESPAÇO.

    mais intão fiquei com muito medo de ir no dentista 1° vez
    medo de levar nestesia e etc….
    e logo no começo minha dentista qui é super carinhosa
    ja falo vai ter qui faser tratamento de canal e nisso começo e fiquei com mais medo ainda!
    certo qui depois começo 1° uma nestesia pego mais ou menos depois mais uma e depois mais duas na dente mesmo qui tava com a carie doi um poco tbm hehe…
    mais é verdade tudo mesmo qui ta escrito no texto acima parabéns!!
    essa pergunta to com duvida mesmo = a carie começa piquena e sem dor assim começo a minha
    eu nunca ia no dentista mais depois pioro e muito hoje vou 2 vezes por semana no dentista
    e meus dente ta muito bonito !!

  39. Como posso saber se vale apena fazer o canal ou extrair o dente ele esta mais que a metade quebrado ? tem solução ou só fazendo um emplante dentario

  40. Vou fazer um tratamento de canal e gostaria de saber se após as sessoes o dente podera doer muito??
    ja que durante a mesma nao sentirei pois estarei anestesiada

  41. flaviana pereira guida diz:

    Faz 7 anos que fiz um tratamento de canal. na época, tinha um pequeno caroço no palatu duro; ainda hoje continua. Agora o dente está mole e escuro. O caroço continua, mas nao dói? Devo me preocupar? O que devo fazer? Fico grata pela resposta.

  42. Boa Noite Drª Socorro Azevedo.

    Há mais ou menos 2 Anos fiz dois canais, um do dente queiro e outro de um canino do lado esquerdo.. O tratamento do canal foi meio dolorido, porém realizei todas etapas.. Depois de 02 Anos com o canal meu dente canino quebrou uma das bandas, porém continuou com um pedacinho fixo a raiz. Hoje estava mastigando quando me deparei com o meu dente mole estando fixado somente por um pedacinho da gengiva… Estou com medo de arranca-lo sem querer já que o dente esta muito mole. Isto é Normal?
    Quanto ao dente queiro também caiu um pedaço do canal e consigo tocar com a minha lingua lá na raiz…Qual o procedimento odontologico correto a fazer? Seria a Extração.

    Fico no Aguardo.
    Sylmara
    São Luis - ma

  43. Ola Dr será q vc podria me esclarecer oque posso fazer para gengivite?

  44. Alías desculpe mas estou usando periogard e quanto a á gua oxigenada volume 10 é correto utilizar?

  45. Srs,
    Boa Tarde!
    Em 2008, o profissional com a panoramica disse vc precisa colocar uma coroa para não perder o dente , procurei outro profissional fiz uma restauração em cima e na lateral ao lado bochecha no dente ultimo molarinferior esquerdo, continuou doendo , não podia mastigar, estava muito sensivel, então procurei outro profissional, que disse q não podiam ter feito a restauração sobre a polpa e que precisava fazer um canal, feito, mas não adiantou a dor continua, procurei outro profissional q informou que o canal não foi feito até o fim e que agora tem uma lesão por isso e que preciso retratar o canal, fazendo uma drenagem.
    Grata

  46. Loretta Santos diz:

    Srs.
    Fiz um tratamento de canal no pré molar inferior direito, foi fechado no final de março.
    Como continuava sentindo dor no dente, no final de junho procurei outro dentista que me explicou que tinha sido feita a operação com um cone, tratamento que ele não aprova. Abriu o dente de novo e retirou o tal do cone chegando até a raiz e causando muita dor. Colocou outra substância pra fechar o canal e disse que a dor era por causa do cone.
    Cobrou 4 x mais pelo tratamento do que eu havia pago à primeira dentista, o problema que a dor continua e ainda mais intensa. Ele me receitou anti-inflamatórios que além de não cessar a dor me causaram reações adversas bastante desagradáveis.
    Estou perdida, não sei como agir, pois voltar pra primeira dentista é uma hipótese totalmente descartada, ficar com esse atual também não quero.
    Devo extrair o dente ou tenho alguma chance de recuperação.
    Estou há 4 meses com dor de dente, já cansada e muito irritada.
    Obrigada pela atenção.

  47. QUANDO SE ESTÁ FAZENDO UM CANAL EM TRÊS SESSÕES E APÔS A PRIMEIRA SESSÃO O DENTE COMEÇA A DOER , SE ENCOSTAR NELE DOÍ SE A GENGIVA DOÍ , ISSO SIGNIFICA QUE A POLPA ESTÁ VIVA ?

  48. MEU DENTISTA DIZ QUE A MASINHA NÃO SAI SÓ DESGASTA É VERDADE?

  49. Boa Noite. Fiz um curativo para tratamento de canal, é normal depois que passa o efeito da anestesia sentir dor e limitação para abrir a boca(porque dói)? se nao, o que devo fazer?
    Obrigada.

  50. Ana Paula Pimenta diz:

    Boa Tarde Dr.!
    Estou fazendo um tratamento de canal no dente inferior do fundo.
    Na primeira sessão tomei duas anestesias e não pegou, então, a aplicação da anestesia está sendo feita na parte interna do dente, mas mesmo assim sinto muitas dores agudas. Havia quatro noites que não dormia, tinha que cochilar sentada, porque ao deitar a cabeça no travesseiro a dor voltava mais forte!. Já vou para a quinta sessão e ainda sinto dor. O meu dentista disse que os nervos estavam atrofiados e por isso dói mais, porém o dente já está limpo!. Estou tomando antiflamatórios e muitos analgésicos, já fui até o pronto socorro para tomar injeção intramuscular para aliviar a dor. Não sei se o procedimento está correto e as vezes tenho vontade de consultar outro dentista, mas não acho ético, quando voltar ao meu dentista ele perceber que um outro profissional mexeu no dente, então continuo nessa tortura!. Só queria saber quando será o fim dessa tortura!!
    Obrigado!

  51. Kleber Daniel diz:

    Olá boa noite,estou realizando tratamento de canal com um dentista convencional,logo após o profissional visualizar os canais um deles começou a sangrar e continuou assim por aproximadamente uma hora e meia,o dente então foi fechado com um curativo e o dentista me orientou a tomar AMOXICILINA durante uma semana,após este período o dente fora aberto e o sangramento persistiu, repetiu-se então o procedimento do curativo e medicamento até o momento.Esse sangramento prolongado é comum ou existe alguma outra complexidade neste caso?Obrigado desde já.

  52. Maria Amelia Mendes diz:

    Meu Deus entrei em pânio quando meu dentista disse que eu teria que me sbmeter a um canal no dente, mas ele foi me explicando e vou ter que ir… afinal perder o dente é muito pior.
    De qualquer forma gostaria de congratular os responsáveis por este site porque me eslareeu bastante…

  53. Estou fazendo um tratamento de canal, ja fui duas vezes para concluir o tratamento só que meu dente esta muito inflamado ele doi muito mesmo com muita nestezia ;o que devo fazer ?(penutimo dente inferior )desde já muito obrigado.

  54. luciana Goulart diz:

    Preciso fazer um tratamento de canal e gostaria de saber se dói ,pois tenho muito medo já que algumas pessoas me disseram que dói muito.

  55. luciana Goulart diz:

    Adorei o que vi no site e gostaria que minha dúvida fosse tirada .

  56. Olá meu dentista disse que preciso fazer um tratamento de canal, que precisará de 1 visita para limpagem e mais 4 visitas p/ o tratamento canal. Ele me disse que não fará anestesia isso quer dizer q a raiz está morta?ou que estou ralada pq vai doer mto?

  57. Ola boa tarde Dra Socorro gostaria muito que me podesse tirar uma grande duvida,estou num tratamento de canal ja fiz 2 sessoes como o dente tava muito estragado tenho que uma coroa qualker coisa assim do genero pq ele disse que o dente estar muito fragil por isso tem k fazer essa coroa ai….. so que que surgiu uns problemas financeiros…..entao a duvida é pq estou com o curativo ja uns 3 meses como eu como normalmente e mastigo do lado o curativo teve uma raxadura entao quero saber se tem algum problema se houver alguma infiltraçao por dentro do dente???muito obrigada

  58. Estou fazendo um tratamento de canal há três meses, sendo que a raiz do meu dente ainda estava viva. Faz cinco dias que a dentista fechou o canal, mas no mesmo dia que isso aconteceu, senti muitas dores e fiquei a base de remédios para a dor e inflamação. Ontem ela abriu meu canal e por duas horas ficou limpando, chorei de tanta dor e ela não sabia ainda o porque de tanta dor e da inflamação. Ligou para um amigo também dentista e comentou que poderia ser uma inflamação ao redor do dente. Hoje estou com muita dor, mesmo tomando remédios para passar. Já não sei mais o que fazer, se nem ela sabe direito o que ocorreu.

  59. bruno gomes martins diz:

    boa tarde, nao tenho perguntas pois todas ja feitas tiraram minhas duvidas, mesmo assim gostaria de deixar um recado para os dentistas.
    Voces sao profissionais que estao de frente para seres humanos , por isso, converse troque ideias, queira saber do historico do paciente, fale o que vai acontecer e o que se pretende obter.
    Vou a dentistas e observo essa falta de proximidade que muitas vezes leva a uma má impressao dos mesmos.

  60. fia um canal dia 05 as 15.00horas e estou sentindo qores quando os dentes encostam a parte de baixo com a de cima ai n aguento de dor porque sera ?isto e normal? o canal foi concluido no mesmo dia agora estar com o curativo vouto para fazer a restoraçao dia 17

  61. fiz um canal dia 05 as 15.00horas e estou sentindodores quando os dentes encostam a parte de baixo com a de cima ai n aguento de dor porque sera ?isto e normal? o canal foi concluido no mesmo dia agora estar com o curativo vouto para fazer a restoraçao dia 17

  62. ola doutora, fui na minha dentista e ela fez minha carie, me udente lateja muito , mas quando tomo agua gelada ele ameniza a dor e logo depois volta ! minha dentista passou um anti inflamatorio para tomar em 3 dias e se nao resolver a dor tenho que fazer canal !! sera que esse remedio pode resolver a dor ?

  63. oi boa tarde,fis um termino de um canal no dente inciso,gostaria de saber se é normal doer tanto,pois já tomei tanto remedio, e já tirei radiográfia e o dentista disse q tá tudo ok,mais não entendo o porque da dor.obrigado pela atenção!!!

  64. Cláudia Santana diz:

    Bao Tarde.

    Uso aprarelho ortodôntico e devido a força exercida o incisivo superior centra direito ficou anormalmente dolorido. Depois de vários raio-X, uso de medicamento e consulta a vários profissionais, as opiniões quanto fazer um canal divergiram e eu não fiz. Dois meses depois meu dente continua com uma sensibilidade maior que os outro à força do aparelho, ficando mais mole que os outros, mas não sinto dor. Quero mais uma opinião:
    o uso do aparelho nesse caso pode agravar a situação do dente (como extrai dentes laterais a interrupção do uso do aparalho me deixaria em situação crítica)?; é recomendável o tratamento de canal?

    Grata,

  65. Dra., a tempo que veio fazendo um tratamento de canal, não foi concluído ainda, por conta de uma bolinha de pus, nasceu ao lado do dente, a dentista recomendo o medicamento nimesulida, sempre tomo, mas essa bolinha de pus, nunca se desinflama… Gostaria de saber, o que é preciso fazer? E também se essa bolinha nunca vai sair ao lado do dente?
    Obrigada!

  66. Após cirurgia em dente incluso(há mais de 2 anos) sinto dormencia na gengiva em gde parte da região superior.( Ainda estou c/ o provisório)
    Algum nervo foi lesado? É irreversível o que estou sentindo? Estou traumatizada c/ trat.dentário. E recentemente fiz trat. canal e sinto que o mesmo tem sensibilidade ao tocá-lo c/ leve batidas.
    Aguardo s/ ajuda e agradeço

  67. Nubya Santana diz:

    Fiz ontem minha primeira sessão do tratamento de canal (dente 26). Todas as pessoas q conheço q passaram por ese tratamento estão estranhando o fato de minha bochecha estar inchada. É normal esse inchaço? tb estou sentindo um certo desconforto na região onde se localiza o dente. Devo me preocupar ou isso é normal??? Obrigada aguardo resposta.

  68. Luís Felipe diz:

    Olá eu tenho apenas 15 anos e estou com dor no dente da frente na parte de baixo, ele dói de vez enquando, quando eu bato o dente meio forte do outro dente, dói seria canal o tratamento? e meu dente que esta doendo tem um pedacinho quebrado na berada, mas o dente não esta trincado!

  69. Luís Felipe diz:

    Olá eu tenho apenas 15 anos e estou com dor no dente da frente na parte de baixo, ele dói de vez enquando, quando eu bato o dente meio forte do outro dente, dói seria canal o tratamento? e meu dente que esta doendo tem um pedacinho quebrado na berada, mas o dente não esta trincado!

    Meu dente não dói para mastigar nem para escova-lo

  70. Oi td bem? eu fiz um canal no meu dente molar inferior esquerdo, as vezes ele doi mas dessa vez ta incomodando. O que eu faço? o que deve ser o motivo da dor? eu posso fazer outro canal no mesmo dente mesmo depois de ter colocado um bloco?

    Obrigado pela atenção.

  71. Olá Drª. Muito bom seu artigo, parabéns, gostaria de tirar uma dúvida, to fazendo um tratamento de canal e
    já passei por mais de dez sessões em um só dente, isso é normal?

  72. queria saber se quando o dente perde a cor normal dele tem como ele voltar ao normal ??? JACKSON HENRIQUE…

  73. Olá …gostaria de saber se é normal todos os meus dente serem canal?porque sempre estou indo ao dentista e todos os meus dentes ela fala que é canal,em alguns nasceu abcesso,mais nao foram em todos.obrigado!

  74. Boa Tarde

    Sinto uma dor continua em um molar, bem o que ficava a bando qdo usei aparelho, meu primeiro dentista obturou esse dente e depois a dor ficou mais aguda. Terei que fazer canal? Como se sabe se é canal ou não?

  75. adriana bitencourt diz:

    oi,fiz canal tem 3 meses segundo a dentista não tem mais nervo o dente ,mais estou com uma sensibilidade tremenda no dente ,tanto é que não consigo comer do lado que fizo canal e a dentista falou que não tem mais o que fazer me ajude não quero perder meu dente nem tão pouco continuar com essa dor.
    O que esta acontecendo /Por que essa sensibilidade toda?

  76. Vicente Balbino da silva diz:

    Dra. Socorro Azevedo, adorei seu site, pois estou fazendo o curso de ASB, e aqui estou tirando algumas dúvidas.

  77. ola gostaria de saber estou gravida de 7 semanas e preciso fazer um tratamento odontologico e estou com medo de fazer canal se precisar ou ate mesmo anestesia existe algum perigo em fazer tratamento odontologico grávida de 7 semanas e se precisar fazer canal posso?

  78. Gostaria de tirar uma dúvida…Tratei o canal do dente incisivo frontal direito,segundo o dentista estava com a polpa necrosada.O profissional fechou o dente em 3 sessões.Depois de mais ou menos um mês o dente começou a doer.Receitou-me nimisulida por uma semana de 12 em 12 horas.A fase aguda terminou,mas já tem uns 3 meses que tratei este canal e sinto sensibilidade no dente ao morder.O dentista já tirou várias radiografias e disse-me estar tudo normal.Minha preocupação é que será feita uma prótese fixa nesse dente,e estou com medo de futuramente vir a dar problema.O que pode ser feito caso a prótese já esteja feita e o dente vir a dar alguma complicação futura?É possível corrigir um tratamento fazendo uma incisão na gengiva e trabalhando diretamente na raíz?Obrigado

  79. Boa noite, hoje fazendo um canal.. o meu dente quebrou.. ficou apenas um toquinho dele, resumindo estou banguela e desesperada.. A doutora falou que vai colocar um bloco e vai ficar perfeito ninguém nem vai perceber.. Gostaria de saber como funciona esse bloco..

  80. olá gostaria de saber: eu fiz tratamento de canal em 2 dentes com uma dentista,e depois de 6 meses eles voltaram a doer,voltei na clinica ela tinha saido.e me indicaram o retratamento,onde fiz’mas me falaram que não iria ter custo,mas no termino do tratamento me cobraram” gostaria de saber se eu tenho que pagar por que ela não fez a retirada do canal por completo.por que paguei os canais e agora tão me cobrando o retratamento?obs:um dos dentes ainda esta doendo!caso eu procurasse outro dentista elas teriam que me reenbolssar? obrigada
    silvana

  81. Terminei de tratar canal ontem ( 3 raizes ). Cheguei em casa com o dente dolorido, mas a noite meu dente estava doendo muito e latejando. Pela manhã voltei ao dentista, ele disse que as vezes o organismo rejeita.
    Me mandou tomar amoxicilina e nimesulida. Estou com medo de ter alguma complicação, pois já tratei canal em outros dentes e isso nunca ocorreu.

  82. Olá a todos, estou com uma dúvida e gostaria de um conselho,por favor. Há dois anos atrás quebrei um dente de uma prótese de 3 dentes juntos, sendo que cada dente está fixado na sua raiz correspondente. O dentista, na época separou o dente quebrado e fez outro em cima no mesmo pino. Acontece que os outros dois dentes que continuam na mesma prótese ficaram moles e há algum tempo sinto muita dor ao mastigar qualquer alimento. Fui nesta semana em uma dentista e ela disse que tenho que fazer tratamento de canal nestas duas raízes, debaixo das próteses, mas estou na dúvida se este é o tratamento correto, ou o que devo fazer para que esta prótese de dois dentes da frente voltem a ter a firmeza de antes e parem de doer na mastigação ?
    Agradeço a vossa atenção!!

  83. Olá pessoal, acreditem estou a um ano fazendo um tratamnto de canal que nunca SARA, a polpa do meu dente é viva e é morta pq tenho todos os sintomas, dor latejante, inflamação, dor ao abaixar a cabeça, ao mastigar então? nossa como este dente doi. A dentista não sabia mas o q fazer por ele me sugeriu tira-lo…consultei outro dentista e ele disse q ainda tinha jeito…ai insisti com ela pra continuar o tratamento,,,toda vez q mexia no dente era uma dro horrivel, aí ela colocava uma porção de remédios no dente, fechava ele permanecia melhor, sem dor, por duas semanas, aí voltava a latejar de novo…assim foi até hj. Hoje ela não quer mais nem me ver pela frente…vou ter q procurar um outro dentista e recomeçar o tratamento,,,com outros valores, o pior é q fui num dentista q não me deu garantia nenhum de melhora do dente já q ela falou q o dente já foi contaminado por estar aberto. o q fazer????

  84. Oi Dra.Socorro gosto muito das suas dicas…
    gostaria de saber eu fiz um canal no primeiro pré molar superior faz uma ano!
    e com a massinha não doi quando vou restaurar com resina doi muito,ai tentei a restauração em ionica vidro doi tbm não sei o q fazer
    grata Giuliana

  85. meu dente lateral está escurecendo e tem uma restauração perto da polpa, mas não sinto dor e nem sofreu trauma. radiograficamente não tem lesão e fiz o teste de vitalidade e está respondendo.
    Qual o melhor tratamento?

  86. Boa noite. Gostaria de fazer uma pergunta. Na verdade acho que é o medo de todo mundo, A DOR. Uns sentem e outros não. Eu precisei fazer o tratamento de canal no dente 37…
    A primeira seção realmente não suportei a dor. ( aguento bastante até), mas foi impossivel continuar, achei que fosse passar mal. A minha dentista disse que agora ela conseguiu expor bastante a infecção(o local do canal, sei lá, não lembro). Fez uma boa limpeza, e colocou o curativo. Tomei Nimesulida 100mg. No começo passou bem a dor. Ai parei de tomar e continuou a doer. Gostaria de saber apenas se é normal sentir essa dor absurda, porque existem pessoas que relatam não sentir dor alguma no procedimento.
    Terça feira 13, irei tentar fazer o canal. Como ainda sinto dor no dente, confesso que estou muito apreensiva.
    E gostaria apenas de saber o porque eu devo estar sentindo tanta dor, e por que a anestesia não “pegou”?
    Quanto tempo demora o procedimento do canal?
    Grata.
    Poliana

  87. Olá, eu acabo de fazer um canal no dente da frente por causa de uma queda que eu sofri quando era pequena, o meu dente já estava escurecendo pq nao tinha vida dentro dele e agora com o canal vai escurecer mais?
    e será que esse dente tem jeito? O que eu devo fazer?eu posso por aparelho depois de ter feito um canal??obrigada!

  88. boa noite, por favor, fiz um tratamento de canal já faz uma semana, no mesmo dia a pós o fechament do canal, senti uma dor insuportável, porém como era no sábado, não consegui retornar ao dentista. Na segunda, liguei e ela me orientou a tomar anti-iflamtório e amixilina. Lhe falo que durante toda a semana, assim que terminava o efeito do remédio, sentia quase a mesma dor de quando procuerei o dentista. Após uma semana, retornei e ela me disse que a massa utilizada havia ficado alta, apenas fez uma respagem e me orientou a permanecer com os remédios. Após toda essa história, rsrsrs, lhe pergunto, essa dor é normal ou há algo de errado no procedimento realizado?

  89. Boa tarde. Eu troquei 2 restaurações antigas pois tinham uma pequena infiltração e uma carie grande sob elas. Fiz obturação de porcelana e o drama começou apos o primeiro dia. Já troquei a obturação de porcelana por um curativo, sem sucesso. Fiz chapa e o canal está bem, sem inflamaçoes ou morte do nervo. Com o atinflamantorio por uns dias, nao sinto dor ou pressão nos dentes, e sinto uma sensibilidade bem mais branda. O que fazer se a dor voltar depois do uso do remedio? Meu dentista disse que a solução seria canal. Mas qual dente? obturei 2 dentes um do lado do outro com o mesmo problema e o raio-x nao acusa problema no canal?Agradeço abraço

  90. Drª após meu primeiro molar ter quebrado uma parte ele ficou com a polpa exposta e com isto sofri muita dor durante 2 semanas quando ingeria líquido com temperatura normal. Iniciei um tratamento de canal e reparei que a anestesia não estava tendo muito efeito no nervo que vai até a orelha e o Dr° especialista em endodontia aplicou mais até que a orelha ficou anestesiada também. Após o efeito da anestesia o dente continuou doendo de modo normal durante 2 dias. Hoje após 6 dias o dente continua doendo, e como o curativo está rachando há alguma infiltração nele - então não posso mastigar com este lado e também quando ingiro líquido continua doendo. Amanhã irei fazer a segunda seção do canal. Esta dor é normal ou será que a polpa está inflamada? Segundo o dentista ele removeu os nervos na primeira seção. Obrigado!

  91. oi tenho uma questao estou tratando de um dente que teve grave lesao quebrou quase que na raiz o canal foi iniciado a 4 dias porem parece que ouve uma infecçao nao para de latejar e doer,estou tomando analgesicos esta inchado e nao sei o que fazer isto è normal

  92. oi td bem.fiz um tratamento de canal em uma seção só que o dentista disse q nao era necesssario varias seções mas estou sentindo doer e minha gengiva esta um pouco inchada,fiz o tratamento ontem levaram duas horas e meia.Sera q esta doento pq ele mexeu ontem e esta muito recente?,estou tomando dipirona a dor da pra aguentar.

  93. Isaque Thauan diz:

    Boa Noite…
    fiz um canal e nao senti dor alguma…
    é normal nao sentir nada ate mesmo na hora de tirar o nervo eu nao senti nada!
    mas apos uma semana que fiz o canal as vezes da uma dorzinhas be fraquinhas no dente sera que o dentista nao fez o canal direito ou e coisa d minha cabeça essa dor!
    sao dores bem fraquinhas e bem rapidas!

    Otimo final de semana!

  94. Fiz um tratamento de canal a 3 anos e nunca havia mastigado com o lado da boca no qual fiz o tratamento, porém ele estava apenas obturado, não sei se foi um erro do dentista, pois agora que voltei a mastigar em cima dele ele começou a inchar e está com uma bola na gengiva com pus. Porque será que isso ocorreu? o dente após o canal não deveria ficar normal para mastigação? e está também com uma secreção com cheiro desagradável, a obturação parece que descolou do dente, O que devo fazer?

  95. Ola…
    fiz um tratamento de canal 2( raízes) no dente nº 14 pé molar( se não me engano)…
    ele ficou bem mais sensível….
    ultimamente ele começou a ficar com, uma mancha meia preta e eu sentia ele bem mais , e numa mastigação acabou quebrando boa parte dele.Sobrou apenas a parte da frente do dente, uma camada fina mas restou. Pedi pra minmha dentista q iria guardá-lo.
    Aquilo que qubrou era uma restauração, e ela me disse q se precisa-se restaurar denovologo iria se quebrar de novo. aí ela me comentou que iria ter q colocar um pino e um “novo dente”. o q teria que quebrar aquela fina camada que ainda restava do meu dente original.
    agora pergunto: foi erro da dra? não colocarei o de porcelana, pois não tenho condições, mas não posso ficar banguela. e agora não sei se ela ta agindo certo comigo ou não.

  96. olá!!estou com um proble serio fui vitima de erro medico!foi quebrado 2 dentes da frente e ele ivez de fazer uma reconstruçao dos dentes que nao quebrou muito ele fez o meu dente de propio pino para acoroa e já viu a merda né!!entao meu novo dentista 1º vai fazer os canais!!nisso o valor da recontruçao foi 900reais!!e os canai vou fazer como uma pessoa especialista em canais!!então lavai a pergunta né quanto ficaria esse valor todo?(as 2coroas de boa qualidade de é claro e os canais??atenciosamente karine

  97. Olá , preciso de ajuda, não aguento mais sentir dor! Já não sei a quem recorrer…
    Fiz um tratamento de cana Há 8 meses, e o dente não pareou de doer, refiz o canal e parou durante duas semanas…agora voltou a doer de novo como se nao tivesse sido feito…
    Ai meu Deus, o que pode ser?

  98. Maria Rocha Alves diz:

    Bom dia! agradeço já pela a iniciativa do site, gostei muito
    eu fiz o tratamento de canal e finalizei com a coroa do dente, só que após alguns dias o meu dente ficou com um mal cheiro voltei no dentista e ele me passou amoxilina, falou que tava inflamado é normal isso pode acontecer?

  99. Olá… fiz uma restauração no dente e este colntinua sens´vel, dói com frio, com calor, - tenho retração de gengiva… mas meu dente as ezes sinto latejar… mesmo sem ter tido contato com quer sensação térmica.. Quando fiz a reutauração fiz um raio-x e a Dentista ñ falou nd em TTO de canal.. falou que era a cárie estava doendo e encomodando…. Mas continuo sentindo essa dor.. q é muito grande com o frio e o calor… Devo fazer outro raio x? Ou pode ser a sensibilidade?? Aguardo Obrigada!!! Ah.. adorei o artigo!!

  100. oooi.. eu adorei essa matéria, achei muito interessante.
    eu preciso fazer tratamento de canal num dente aí lendo essa matéria pude ficar
    muito bem informada e tranquila, porque o tratamento é bem mais fácil do que eu imaginei.
    meeeu sonho é ser dentista, é uma profissão muito linda!
    um beeijão, muito obrigada.

  101. Olavo da Costa Leite diz:

    Fui em um destinta que me endicaram ele faz qualquer canal
    só em uma sessão parece que o dentista é muito bom mas
    mesmo assim gostaria de aber como ocorrer isso e será que
    e confiável…

  102. Bom dia. Gostaria de saber se eu nao fizer tratamento de canal vou ter mais tarde consequencias ou se o dente pode voltar ao normal, ao examinar a radiografia na hora de colocar aparelho fixo o dentista constatou rarefação ossea apical nos dentes 32, 11 e 22 , não tem carie e nunca bati com eles, às vezes sinto uma sensação de latejamento na gengiva nesta região mas quase nem percebo. Eu achei muito caro, mas se correr o risco de perder os dentes ai terei que fazer. Gostaria de saber sua opinião. Desde já agradeço a atenção, obrigada.

  103. Olá, Dra. Socorro.

    Comecei um tratamento de canal no meu dente molar inferior direito, e o meu Dentista me disse que ele vai ter que fazer uma anestesia chamada ANESTESIA INTRA-PULAR, essa anestesia é feita dentro do canal do dente correto ?

    Dizem as más linguas que essa é a pior anestesia que se pode tomar em um tratamento odontológico….. Essa informação procede ?

    O meu dentista me recomendou AMOXILINA e CATAFLAN….. Irei retornar ao consultória em uma semana para dar continuidade ao tratamento.

    Ouvi dizer, que esses remédios nesse caso quando o dente encontra-se muito inflamado, esses medicamentos quasem não fazem efeito…. È verdade ou so mito ?

    Tenho um trauma muito grande de canal pois já peguei um açougueiro que quase me matou de dor, e na hora que sento na cadeira do dentista fico tão nervoso, que fico gelado e minha mão se fecha sozinha.

    Ele me receitou um relaxante muscular (DERMONID) esse remédio realmente vai me ajudar com esse trauma ?

    Fico no aguardo.

    Obrigado.

    Thiago Ramos.

  104. tenho um dente que esta com reabsorção na raiz bem grande(mas nunca usei aparelho)e dois dentes depois dele(proximo dele)ta começando reabsorver oque é necessario fazer?canal?posso usar aparelho,ja que a tendencia do aparelho é reabsorver mais ainda?posso perder o dente?

  105. Rosimeire Medeiros de Souza diz:

    Gostei muito do artigo, e gostaria de tiar uma dúvida, fiz um tratamento de canal há um ano e agora ele está doendo, como se estivesse latejando e quando mastigo dói, o que devo fazer?

  106. Realizei um canal de dente com anatomia complicada. Ficou muito sensível e a dentista esperou mais um pouco. Antes da obturação, precisei fazer um levantamento de seio maxilar que estava agendado na OAB e não podia perder a vez. Com isso ela demorou mais um pouco, para não afetar a cicatrização pois a cirurgia era vizinha ao dente canalizado. Tive uma recaída com complicações pós cirúrgica e ela continuou esperando pois fiquei com medo que ela mexesse. Não sinto mais nada na cirurgia, me sinto bem mas estou preocupada com todo esse tempo sem obturar o canal, e percebi que está escuro em baixo do dente. Minha dentista viajou e está agendado mas vai demorar. O que devo fazer? começo e ter muita sensibilidade ao tocar.

  107. o que pode acontecer se por motivo superior o canal demorar muito para ser obturado? Noto um escurecimento embaixo do dente. isso é uma complicação?

  108. ola tudo bem?
    eu fiz um canal pelo o plano e o curativo caiu eu botei o curativo de novo o que eu devo fazer pra tampar o buraco do meu dente #14 restauraçao, bloco o mais barato?

  109. Adriana de carvalho diz:

    Estou com tanta dúvida se devo fazer o canal uma dentista disse que sim a outra disse para esperar mais um pouco pra ver se será necessário fazer ou não.Enfim,que dúvida fazer ou não,tenho tanto medo…

  110. Gostaria de saber quantos raio x odontológico é normal fazer em um dia? e se é imprescindível o uso da roupa de proteção ao paciente, pois o meu dentista não a utilizou?

  111. É o seguinte…faz 1 ano que tratei o canal, agora a dentista está retratando de novo, ou seja, desobturou e já estou na 3ª. sessão de limpeza e remédio…a dor não pára…de repente parece que o dente fica maior e começa a dor local, estou desesperada!!!ela disse pra fazer uma tumografia do dente, ai ve tudo direito, não posso perder esse dente…já perdi o 25, e desconfio que ele 24 passou a infecção para esse 25…afinal, não faz só 1 ano fez 2 anos em setembro, fiquei grávida e começaram dores terriveis, falaram que era atm…usei plaquinha…nada!!! doia mais…falaram ser até mãnha…ninguém merece!!!(parte superior esquerda-dente 24, pré-molar, perdi o ao lado25…tratou canal…retratou…limou muito…perdi!!!)
    Preciso de orientação … URGENTEEEEEEE!!!
    OBRIGADA!!!!!!!!!!!!

  112. Me esqueci já tomei tantos remédios nesse 1 ano que ninguem merece…anti-inflamatórios: nimesulida, ibuprofeno, antibioticos: azitromicina, clavulin, amoxilina, tomei tandrilax, mioflex, injecção de dexaitineurim, profenid…mas dentistas me disseram que se não tratar do modo correto pode tomar derruba elefante que não sara…é verdade???????????
    Me ajude!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  113. olá….gostarioa de tirar alguma dúvidas cm vcs……
    fui em um dentista à muitos anos e fiz um tratamento de canal……nos dias atuais fui em outro dentista e ele me disse q o canal não foi bem tratado e que um dia o meu dente iria me encomodar……dito e feito….fui em outra dentista com muita dor….e ela arrumou o dente errado q não estava doendo e eu mostrei para ela qual dente estava doendo ….então voltei para casa cm mais dor ainda..cmo moro longe ela me receitou antiinflamatório mas nada adiantou,estou tomando tilenol e cm ele dipirona o tempo todo e é só assim que me passa a dor…..não durmo mais a noite…e quando a dor me pega de surpresa…me amortece a face o pescoço e o braço esquerdo …é normal isso?….liguei para minha dentista e contei a ela o q estava acontecento e ela me receitou antibiótico de 2 tipos amoxilina e metronidazol na qual mandou tomar os dois juntos…..tomei e não adiantou ..fiquei mais mal ainda….e como moro longe não sei o que faço c vou em outro dentista ou espero para ir nela ….e gostaria que me dissesem se é normal essa dor que sinto ….que tá me matando…..

    att….rosangela…..agradeço se puderem me responder e tirar essa dúvida que dói

    abraços

  114. Olá. Estou no meio de um tratamento de canal e o meu dente está quebrado, dividido em duas partes. O dentista disse q eu perdi o dente. Ele alega q eu mordi algo muito duro pra o dente ter quebrado da forma q quebrou. Sei q isso não aconteceu pois é um dente dolorido. Gostaria de saber o motivo porquê o dente quebrou e se o dentista pode ter alguma culpa.

  115. Bo noite,fiz um canal no dente hoje e tenho 2 duvidas:

    A minha bochecha ta incomodando um pouco na hora de abrir a boca..sera que e porcausa do tempo que fiquei de boca aberta? 2 horas.

    O dentista terminou o canal fez uma abturação e depois o curativo e disse quw o dente esta pronto..Mas eu tenho medo pq dizem que tem que por peça..pinoo.. um monte de coisa ta certo oque ele fez?

    Obrigada

  116. olá …estou fazendo um canal…e estou desesperada….meu dentista ,disse q meu dente ia ficar fragil,e q com o tempo meu dente ia quebrar, ele me aconselhou a colocar um pivô….mais eu não quero perder meu dente,não posso ficar banguela…..tem alguma outra forma de deixar o dente mais resistivel e q eu não chegue a esse ponto…..POR FAVORRRRR ME AJUDEMMMMMMMM!!!!!! OBRIGADOOOOOO

  117. Gilberto Galharde Mazeto diz:

    meu dente molar (ultimo da direira arcada superior) começou a doer. Fui ao meu dentista que me reencaminhou a um Endondontista especializado e , após radiografias e abrir o dente para examinar os canais em duas sessões verificou-se que o dente tinha uma trinca ou uma rachadura até à raíz. Então este especialista me disse que dentes assim não é passível de tratamento de canal face a constantes possibilidades de infecção e reinfecção mesmo depois de tratado e fechado, que só iria perder tempo e dinheiro que, nesses casos a melhor opção seria a extração , pois é um dente condenado, só me iria dar problemas . Está correto o diagnóstico ? favor usar psdônimo ( GGM)

  118. Bom Dia. Eu gostaria de saber se canal dói?? Pois tenho que fazer um e estou com medo se algo pode dar errado. Agradeço muito se a senhora poder responder minha pergunta.

  119. Eu gostaria de saber se canal dói?? Pois tenho que fazer um e estou com medo se algo pode dar errado. Qual as consequencias se a pessoa não resolver fazer o canal?? È porque o meu dente ele não sei o que aconteceu acho que estava sensível o premolar ou com cárie ai eu fui mecher e caiu um pedaço,mas, ele não dói,quando como algo tbm não doi.num acontece nada. A senhora acha que é mesmo necessário fazer??

  120. eu tbm gostaria de saber como é o processo de um canal??

  121. Olá vou realizar um tratamento de canal e gostaria de saber se a anestecia é feita na parte externa do dente ou diretamente no nervo interior e se dói muito a anestecia na hora ???

  122. semana que vem terei que fazer um canal…

    Estou com muito medo será que vai doer muito??

  123. Adorei os comentarios e pude tirar algumas duvidas, mais tenho ainda algumas, minha dentista disse que precisava fazer o canal sendo que meu dente nao doia, disse que tinha sido feito so metade agora conclui o restante do canal, mais tomei uma anestesia que ja persiste em tres dia e nao passa, fora a coceira que sinto no queixo,comuniquei a dentista ela disse que eh normal,onde eu acho que tem alguma coisa que nao esta certo tanto tempo durar a anestesia,sera que isso pode ter tido alguma lesão no nervo, voltarei a ficar5 normal desde ja muito grata

  124. Olá, minha dúvida é bem simples, a uns 5 dias, fiz tratamento de canal em um dos meus dentes superiores da frente não sei o nome :-), não senti dor durante o tratamento e nem após só incomodou um pouco por causa que havia uma pequena infecção ou inflamação no dente, e durante o tratamento odenstista pode ter atingido a a gengiva, mas o que me incomoda agora, nada absurdo assim, é que tenho a sensação de que há algo entre os dentes sabe, tipo fiapos de laranja, ou coisa parecida, já passei fio dental e não há nada, só a sensaçao mesmo, isto é normal,? ainda estou com curativo e vou ficar com eles mais un 35 dias, só queria saber se essa sensação vai passar ou vou ter que aguentar os 40 dias, por causa do remedio que ele colocou dentro do dente..

  125. Olá,

    A uma semana fiz tratamento de canal, no meu dente da frente, como o nervo já estava morto, não doeu nada, o dentista tirou um raio-x do meu dente e me mostrou que já havia uma pequena infecção no dente, então ele colocou um remédio do meu dente, e disse que tenho que ficar com ele uns 45 dias, e depois voltar ao consultório e terminar o canal com o preenchimento do dente, só que o dente ao lado esta me incomodando, não sinto dor, mas sinto ele latejando, um pouco sensível até.. o que pode ser?

  126. comecei um tratamento mas senti muita dor e nao voltei para terminar e agora estou com muita dor isso pode ter uma concequencia mais grave, tomei varias anestesias mas continuei sentindo tudo isso e normal,tem uma anestesia mais forte que tire toda ador

  127. Ola estou fazendo um canal ja é o meu terceiro canal,só que anestezia não pega no meu dente gostaria de saber o que eu fasso para eu não sofrer tanto pq é uma tortura fazer canal .O q devo fazer???

  128. Guilehrme Henrique diz:

    Meu dente número 15 (superior direito)apresentou a 2 anos atrás uma cárie profunda que foi removida e agora apareceu a cárie secundária, gostaria de saber se o único jeito de tratar esse tipo de cárie é somente via Canal ?!
    Obriagado!

  129. Olá, fiz um tratamento de canal há um mês, agora fui em outra dentista para fazer o bloco, mas ela me disse que se meu dente estiver um pouco quebrado ela vai me anestesiar, disse que a anestesia dói um pouco e vai colocar uma linha, ou coisa parecida pra ficar perfeito. Isso existe? Ela pode mexer em um canal já feito, sendo que ela nem é especialista em canal, ela só faz o bloco?

  130. doutoras…fiz um bloco no meu dente da frente.aquele que o dentista desgansta o dente e coloca outro em cima do restante que ficou…so que nao para de doer,incomoda muito.fui a outra dentista e ela falou pra colocar um vernis pra ver se para,isso e normal….o pior que eu tou viajando…tou longe dos dentista que fizeram o bloco..agradeco muito

  131. Olá Dr…meu caso é o seguinte,tenho 15 anos,e quebrei meu dente da frente quando tinha 11 anos, cai em uma quadra, em emediato fui ao dentista ele me disse que a polpa havia morrido…e que era necessario fazer um canal..Tudo bem,eu fiz..mas dr, meu dente amarelou,eu hoje uso aparelho dentario porque foi necessario nos dentes inferiores,mas ja estou prestes a tirar..Gostaria de saber o que posso fazer,qual procedimento devo ir atras para que meu dente volte ao normal? devo fazer um emplannte? Por favor me responda,isso é muito importante pra min..Hoje pra ter a idade que tenho,tenho vergonha de sorrir…Todos os outros dentes meus sao lindos,branquinhos,nao tenho uma carie…e justo a esse acidente me aconteceu isso..Espero resposta!Obrigada

  132. Valeu pelas dicas, mto úteis.
    =)

  133. gostaria de saber mais ou menos o custo de um tratamento de canal normalmente. e gostaria de saber tambem onde encontra clinicas que dao anestesia geral para tratamento dentario. ha lgumas pessoas que tem sindrome e pavor de dentista e precisa dessa ajuda;qual o custo dessa anestesia geral,normalmente. agradeço.

  134. Coloquei um bloco em um dente, se passaram ja dois meses e ainda esta sencivel ao mastigar, sera que nao teria que ter sido feito um tratamento de canal antes, e agora se for canal?

  135. Olá, doutora.
    Fiz um tratamento de canal e estou com uma dúvida. Terei que colocar a coroa porém na clínica onda faço só consegui vaga para daqui há 2 meses. Fico pensando em como ficarei com esse dente só com curativo?? Tem algum problema?? Quanto tempo será que ele aguenta até a colocação do bloco??

  136. Estou com o mesmo problema de muitas pessoas que relataram sensibilidade grande apos ter sido extraido o nervo do dente na ultima consulta a dentista fez aplicaçao de laser para melhorar essa sensibilidade,,,faz dois dias e nao notei tanta melhora quais seriam outros procedimentos para terminar com ssa sensibilidade? pode ser porque comprimo muito os dentes quando durmo? ou caso de sinusite ou outros? obrigada pela resposta e, em tempo digo que gostei muito desse site..sucessosssotimo FDS
    Silvia

  137. eu quebrei meu dente e meu dentista colocou uma prótese
    mas
    ele disse ki eu vou ter ki fazer canal mas eu tenho medo
    isso dói?

  138. Adriana Espírito Santo diz:

    Obrigada! As informações que o site dispunha relacionadas ao tratamento de canal foram muito proveitosas a medida que conseguiram esclarecer todas as minhas dúvidas.

  139. afonso marques diz:

    Oi ,boa tarde,fiz um canal hà uns cinco meses e o meu dentista pos uma coroa,agora eu procurei outro dentista para fazer uns implantes e o dentista me disse que o dente que eu havia feito canal e colocado coroa precisava ser extraido porque ele estava perdido e que eu deveria fazer a extração o mais rapido possivel,para não perder osso.Ficou quaze mil reais o canal e a coroa,agora eu descubro que aquele serviço não deveria ter sido feito no meu dente.Fiquei muito revoltado com o dentista que fez o serviço e gostaria de processa-lo.Agora tenho que pagar 2.000,00 reais para implantar um dente no lugar do outro que achei que tava tudo certo…….

  140. Gleidson Cartaxo diz:

    Olá a todos, por favor me esclareçam um acontecido:
    Tive uma inflamação em um dente superior trazeiro, provavelmente caso de canal
    só que ainda não tive tempo de ir ao dentista. O que acontece é que criou um nodulo inchado e duro
    na gengiva, e em sua lateral manchas avermelhadas que produzem um mal cheiro horrivel
    sem falar no pus. Isso é normal? esses sintomas.
    Por favor me ajudem, hoje falasse tanto em cancer bucal que estou ate assustado

    Aguardo..

    Obrigado

  141. Boa noite!
    Gostava de saber se me pode ajudar.
    Há uma semana fui fazer a 1ª sessão de desvitalização dum molar inferior, infelizmente a anestesia não pegou na 1ª vez e tive que levar cerca de 5 anestesias no total, tenho ideia que as últimas foram dadas em toda a volta do dente. 2 dias depois notei umas aftas na gengiva, a dentista disse que era normal pois a gengiva tinha sido muito massacrada pelas anestesias, o que é certo é que agora sinto falta de parte da gengiva, como se tivesse perdido 1 bocado mesmo no contorno do dente como se tivesse descarnado, é incómodo e dá-me dores! Será isto normal?
    Obrigada

  142. ola bom dia !! fiz um tratamento de canal em junho do ano passado.. qdo tomo algo frio ou mto quente ate agora doi.. esses dias q passaram tenho sentido dor no nervo entre o dente e o ouvido parece martelar .. o q fzr?

  143. Vania Laneuville diz:

    Dra. Socorro
    Passei 06 meses tratando canal com uma Dra. queilla, que eu acredita honesta. Pois be, as dores só iam aumentando. Procurei a clínica NOE em ICaraí, Niterói e ela me disse que a outra não poderia ter deixado meu canal aberto. Em duas sessões, a doutora obturou os canais. Tratava-se de um pré-molar co 04 canais. Comecei a ter sangramentos pelo nariz quando abaixava a cabeça. Resalto que isto já havia acontecido antes do fechamento do canal. Vinha coriza com um sangue”meio velho”, amarelado.
    Fui ao hospital das clínicas, o médico tirou um Raio X e disse que havia um pouco de líquido, sei lá onde.
    Receitou AMOXILINA 500mg, de 12 em 12 horas, um tal de NOEX (Spray) para as narinas.

    Já tive, neste período Cistite, que tratei comantibiótico.

    Preciso de ajuda e orientação pois meu dente continua a doer. Hoje é sehunda-feira e fechei o canal na quarta passada. Abçs, Vania

  144. Fiz um canal, agora estou fazendo o pino para colocação da coroa, já era para eu ter colocado fiquei com o corativo após o canal durante uns 5 ou 6 meses agora quando fui colocar o pino pedi minha dentista para ver após ela ter aberto o dente vi tudo preto….ela me disse que é normal, mais fiquei meio assim….em duvida….gostaria de saber se realmente é normal ou não????? tb quando ela fez um obturação pedi para ver o dente aberto observei algumas manchas pretas lá dentro então perguntei ela me disse que já avia removido a carie e que aquelas manchas era normal que não iria mecher para não desgastar ainda ++ o dente isso é normal ou não??????

  145. a destista do meu filho está fazendo um canal em seu dente(meu filho tem 6 anos) sem anestesia é normal? porque ele diz que sente dor mais ela diz que não doe!!!
    por favor me responda!

  146. sinto dor de dente fiz uma restauração e contnua doendo o que devo tomar para aliviar a dor
    tomo tanderalgin faz um dia que restaurei e melhor tomar profenid me ajude
    obrigada!!!!!!!!

  147. oi doutora meu dente da quando eu era criança eu cai e bati na calçada mais nunca mi precupei agora que estou adulto ele começou a ficar mole e escureceu fui no dentista ele tirou uma radiografia e falou que era canal e comecei a fazer o tratamento (ainda nao acabei) so que estou com uma duvida eu queria saber se depois que eu fizer o tratamento de canal com tempo eu corro risco de perde esse dente por favor me ajuda
    estou muito preocupado

  148. Boa noite .Gostaria de sabe qual procedimento devo realizar em dentes que estou tratando canal.
    Pois ja usei paramono,tricresol.ja fechei com pasta callen,ate com iodoformio..mas alguns ainda resistem em ter pus.Usava liquido de dakim,agora passei a usar soda clorada mas nao vi muita diferença.
    Espero que possam me ajudar.
    Agradeço desde já.
    Gustavo

  149. Meu dentista disse q o retratamento de canal dos meus cisos é complicado. Haveria necessidade de fazer o canal e com a possibilidade de haver fratura no dente.

    Mandou usar amoxicilina para desinchar. Gostaria de saber o q fazer. Faço o canal, corro o risco da fratura no dente ou faço um implante ou deixo correr o tempo para ver se vai mesmo inchar (conselho do médico).?

  150. Olá,
    Fiz um tratamento de canal a mais de 4 anos e sinto dor neste dente. Ao mastigar não dói, mas ao colocar um peso em cima já sinto dor. Não pude colocar a prótese devido a isso. Fui ao dentista e ele pediu que eu aguardasse, pois poderia ser uma lesão e esta demoraria um pouco para cicatrizar. Já fiz tomografia e me disseram que não havia nada… Tenho receio do que pode acontecer mais adiante caso está dor não seja descoberta. O dente só esta com um curativo por cima.

  151. Tenho problema de periodontia; como os meus dentes da frente estavam moles e muito sensiveis, o dentista optou por realizar um canal em um deles que já tinha sid realizado canal porém não inteiramente.Nesse dente, a sensibilidade sumiu completamente., porém o outro, não estava sensivel, apenas mole e o dentista optou em realizar um canal. Estou sentindo muita sensibilidade no local mesmo apos o canal. o que pode está acontecendo?

    Grata por responder.

  152. Olá, gostei muiot da informação que obtive, pois eu tinha muito medo de fazer tratamento de canal por que algumas pessoas me falavam que doía muito até mesmo depois do canal feito, ficava com medo,mais depois da explicações perdi totalmente o medo.

  153. boa tarde.gostaria de saber se é muito ruim fazer tratamento de canal,pois tenho q fazer e estou adiando com medo…obrigado pela atenção…MICHELE RODRIGUES

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Você deve estar logado para publicar comentário Entrar »