A língua saburrosa está presente nas doenças infecciosas agudas, onde a face dorsal apresenta-se muitas vezes recoberta por um induto branco ou acinzentado, constituído por células epiteliais de descamação, mucina, detritos alimentares, bactérias, que se acumulam entre as papilas filiformes hipertrofiadas.

    Constitui-se na maior causa bucal de halitose, e que não recebe dos profissionais a atenção que merece, porque a maioria ainda, hoje em dia, preocupa-se apenas com dentes e, às vezes, gengiva, ingnorando que toda boca é território que devemos obrigatoriamente conhecer.

    A língua saburrosa caracteriza-se pelo depósito entre as papilas filiformes de células epiteliais descamadas, leucócitos, microrganismos (fungos e bactérias) e resíduos alimentares, dando à língua uma coloração esbranquiçada. Esta saburra pode aparecer mesmo em idivíduos considerados normais posto jejum prolongado ou em alimentação exclusivamente líquida ou pastosa. Nestes casos, ela desaparece com a volta à alimentação sólida que funciona como uma escova proporcionando limpeza mecânica.

      

O maior responsável pelo aparecimento da língua saburrrosa é o chamado antiperistaltismo esofagiano.

    Os movimentos peristálticos são determinados tipos musculares caracterizadoo por contrações rítimicas localizadas da capa muscular do esôfago proximal que se continua em forma de onda. O movimento tem direção caudal. Não se encontrou nenhuma razão satisfatória, ainda que muito se tenha escrito, que explicasse porque as ondas peristálticas têm direção buco-anal (a natureza é sábia).

    Também não se definiu a razão de ocorrer, comumente no homem, o aparecimento de ondas  de pequenas amplitude, originadas no cárdia e que percorrem o esôfago em sentido inverso que se verifica quando existe obstrução intestinal. Estas ondas dque ocorrem, frequentemente, em pacientes com alterações psicológicas, como nos agitados e angustiados ou  com problemas ambientais ou fisiológicos, são as causadoras pela volta para a boca de residuos alimentares, células descamadas e microrganismos, que não se depositam sobre a língua e, devido à mucina, aderem firmemente a ela, formando a língua saburrosa.

    Assim, a fermentação, decomposição e putrefação dos restos alimentares pelos microrganismos constituem um foco de mal odor responsável pela halitose.

Tags:



Outros artigos relacionados ao tema

22 comentários para “Língua saburrosa”
  1. ameiiii num tenho nenhuma duvida

  2. Leandro Antonio diz:

    ola!!!!
    como fazer para corrigir este problema da lingua saburrosa?
    sou uma pessoa nervosa, e quando fico auterado me u estomago se retorce todo ,sinto dores no meu esofago e apos estas dores tenho que vomitar uma pasta branca como uma espuma grossa.
    apos ter esses problemas senti mudanca em minh lingua, como mal cheiro mesmo apos varias escovacoes e em sua textura , enbranquissada.
    gostaria de mais esta informacao.
    obrigado.

  3. Filippi Bitencourt diz:

    gostaria de saber o que fazer para curar isso?

    obrigado!

    Abraço

  4. Fui no Dermatologista e ele me indicou Omcilon em orabase como solução. Estou utilizando a medicação, só que fiquei na dúvida acerca da quantidade a ser colocada na língua e também quanto ao prazo de duração do tratamento.
    Agradeço se puder obter estes esclarecimentos.
    Abraços!

  5. Olá, Bom Dia!!
    Gostaria de trar uma dúvida….
    No período do meu ciclo mestrual,antes e depois aparecem na minha língua umas manchinhas em forma de círculo,o contorno delas são avermelhadas e no meio é uma cor meio rosada que fica um tom mais claro do que ela mesma…incomoda muito é uma dorzinha chata, como se ela por completa ficasse imflamada…até quando od dentes batem sem querer machucam,por incrível que pareça eu também não consigo nem beijar meu esposo..(kkkkkkkk)até nisso!!!
    Por favor me tire essa dúvida é alguma coisa grave?
    E o que eu poderia fazer para melhorar?
    Obrigada pelo espaço…Fica com Deus!!!

  6. Olá!
    Tenho a lingua umas placas elevadas no fundo da lingua que retiro com a ajuda de um raspador de lingua. Têm um odor fétido e aparecem após ter lavado a boca, sem mesmo ter comido. Sou asmática e consulto o dentista habitualmente que nunca me souberam dar uma explicação para este acontecimento. O que fazer?
    Obrigada!

  7. Por gentileza, gostaria de saber se tem um tratamento especifico.
    A minha lingua tem seborreia e me causa halitose alem de ficar com
    um gosto sempre amargo na boca.
    Obrigado pelo espaço!

  8. amiga de são paulol diz:

    ola.gostei da materia,tambem tenho isso na lingua gostaria de saber qual otratamentop correto para uma boa limpeza pois eu limpo com a escova de lingua mas parece que eu nem limpei ,e sou bem igiênica,mas tem gente que diz que tenho mal alito e parece que não escova os dente.isso e chato me ajudem,obrigada beijos

  9. Estou com lingua saburrosa, já fiz exame de sangue(HEMOGRAMA COMPLETO e PCR) e urina (EAS) e graças a Deus não deu nada. Porém o otorrino que me consultou receitou somente a raspagem da língua para curar a mesma. Acontece que estou vendo pouco resultado somente com a raspagem.
    O que devo fazer para curar isso??? E também gostaria de saber se pode ocorrer alguns sintomas, pois sinto umas fisgadas isoladas nas pernas.
    Por favor me respondam pois ja estou ficando preocupado com isso.
    Obrigado!!!!!

  10. Olá!
    Por gentileza, gostaria também que me ajudasse na indicação para o tratamento especifico.
    A minha lingua é bastante saburrosa, a ponto de retirar essa tal camada espessa até duas vezes, mesmo usando enxaguantes bucais escovando os dentes 3 vezes ao dia, não tenho tido sucesso na diminuiçao desta proliferação de sebo. Fiz uma cirurgia de úlcera no duodeno a 18 anos e não sei se isso teria alguma influencia, porém o mal hálito e essa saburra apreceu a uns 5 anos.
    Gostaria de informar que não gosto de mal hálito e isso tem diminuido bastante minha auto-estima.
    Grato, pela oportunidade!

  11. karine ayres diz:

    Já há 4 meses vem surgindo na minha lingua aftas recorrentes, e há duas semanas depois de um tratamento para esofagite minha lingua ficou amarela da cor da medicação e começou a descamar e está muito sensível e umpouco de mal hálito. Se puder me ajudar fico muito agradecida, não sei mais que especialista procurar, fui no otorrino duas vezes, ginecologista, e nada, se tem médico especializado em língua, por favor me ajude.
    Moro em SP no Tatuapé, obrigado, karine.

  12. To com bolinhas vermelhas na boca, queria saber o que são. Má escovação da lingua pode ocorrer? e pessoas que tem DST á algum caso que aconteça isso?

  13. Estou com insensibilidade a sabores principalmente na região da ponta da língua. Notei que não sinto direito os sabores doces, o que pode ser?
    Grato.

  14. Gostaria de saber se a tiróide será uma causa da ter a lingua branca… ando assim já á uns meses o meu médico diz k n á nada mas a mim causa.me grande incómodo pois sinto tambem um mau hálito pela manha!!
    Agora como descobri k tenho os niveis de tiróide elevados gostava de saber se existe alguma relação entre isto?
    Obrigado

  15. Minha cunhada tinha dor na lingua.Consultou medico ele disse ser problema hormonal
    foi Oncologita,falou a mesma coisa.
    De tanto procurar Otorrino… e dor.resolveram depois de alguns anos.fazer ultrassom e outros mais
    especificos.EM resumo.faz um mes q descobriu.CANCER invasivo.etc….em toda area,ficou um mes hospital,faleceu a dois dias.
    Gente,vamos a luta,caso estranho aparecendo vamos investigar ate o ultimo.Pq tem cego pra tudo.
    Vamos a luta.investiguem ate o final.tudo
    um abraço

  16. oi tenho na lingua placas brancas no fundo na lingua que forma uma especie de camada que retiro raspando e e sai tipo uma massa e tem um mau cheiro nao sei o que e mais sempre me deparo com isso nas horas de escovar os dentes . obrigado

  17. Eu escovo os dentes 3x por dia, uso enxaguante bucal 2x, uso fio dental 1x ao dia e uso limpa lingua 3x por dia ou mais. Mas msm assim fico com papilas um poucos esbranquiçadas mas não muito mas a cor dos lados e na frente da lingua é vermelha ja no meio e atraz é levemente branca msm assim posso ter máu halito? Ou o que pode ser? obg.

  18. gabriel menezes diz:

    tenho problemas com a minha lingua tambem , gostaria de uma forma de torna-la menos esbranquiçada..
    abraços brigado

  19. marcia quinelli diz:

    posso consultar-me onde? moro em Cavreúva- SP

  20. bom dia ! minha lingua tem um especie de veludo branco, do meio da ligua pra traz
    estou preucupado . as vezes desaparece um pouco .
    qual o rémedio que poderia utilizar para melhorar !

    obrigado !

  21. estou com saburra na lingua e na garganta, e não sei o que fazer porque mim encomoda muito ao engulir alguma coisa. ate mesmo a saliva mim encomoda. mim ajude por favor. mim em dique algum tratamento. obrigado.

  22. Olá Boa Tarde…gostaria de uma informação, me saiu a um tempo uma bolinha na lingua que se parece com uma raiz, é pequena e branca. Já faz um tempo, não dói e as vezes nem percebo que tenho, ma quando escovo muito em cima dela fica encomodando. O que pode ser? Qual o tratamento? Desde já agradeço.

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Você deve estar logado para publicar comentário Entrar »