Etiologia

    O termo “língua pilosa branca” é inespecífico, clinicamente descritivo, referente a uma condiçao que ocorre na superfície dorsal da língua. Embora a língua pilosa seja geralmente idiopática, existem numerosos fatores predisponentes. O uso de antibióticos de largo aspectro, como a penicilinas e os corticosteróides sistêmicos, é identificado frequentemente na história dos portadores desta condição. Além disso, o uso de bochechos oxigenantes e compostos contendo peróxido de hidrogênio, perborato de sódio, e peróxido de carbamida tem sido citado como possível fator contribuinte desta condição.

    A língua pilosa também pode ser encontrada em fumantes inverterados e nas pessoas que foram submetidas a radioterapia de lesões malígnas da cabeça e da região cervical. Acredita-se que o fator básico esteja relacionado com a alteração da flora microbiana acompanhada do crescimento excessivo de fungos e bactérias cromogênicas.

Características clínicas

    A alteração clínica está relacionada com hipertrofia das papilas filiformes, com retardo simultâneo da velocidade de descamação. O resultado é a produção de uma superfície com uma cobertura espessa onde ficam retidos resíduos celulares, bactérias, fungos e material estranho. O exame atento permite a identificação das papilas filiformes individuais, que podem ter vários milimetros de comprimento com tendência a estar orientadas paara as bordas laterais da língua.

Sintomas

    Os sintomas em geral, são mínimos, embora o  paciente possa sentir uma sensação de náuseas ou de cócegas, quando o alongamento das papilas torna-se exagerado. Dependendo das condições locais e das bactérias que colonizam a superfície papilar, a cor pode variar do castanho-amarelo ao castanho-escuro ou negro.

Diagnóstico

    Esta lesão, devido às suas características clínicas, é bastante típica,  e a biópsia não é necessária para sua confirmação. Os estudos citológicos e a cultura vada acrescentarão de importante à impressão clínica.

Tratamento e prognóstico

    Na anamnese, a identificação de um possível fator etiológico, como antibiótico ou bochechos oxigenantes, será útil. A suspensão desses agentes deve resultar no desaparecimento das papilas alongadas em poucas semanas. Nos casos de pacientes que foram submetidos à radioterapia, com xerostomia e flora bacreriana alterada, o tratamento é difícil. A escovação da língua e a higiene bucal meticulosa devem causar certo benefício(aplicação de uma solução de podofilina a1% tem sido descrita como tratamento útil).

    É importante salientar para o paciente que este processo é inteiramente benigno e autolimitante, e que, com toda a probabilidade, a língua voltará ao normal após a instituição da limpeza física e da higiene bucal apropriada.

Tags:



Outros artigos relacionados ao tema

  • Língua negra pilosa -    Trata-se de um processo reativo resultante de vários fatores, entre eles radioterapia para cânce...
  • Doenças da língua -    A inspeção da língua é de grande interesse semiológico, devendo-se observar tamanho, forma, mobi...
  • Leucoplasia pilosa -A leucoplasia pilosa é uma lesão de aspecto esbranquiçado de ocorrência comum ao longo das bordas la...
  • Língua geográfica ou glossite migratória benigna -    A língua geográfica, também conhecida como eritema migratório e glossite migratória benigna, é u...
35 comentários para “Língua Pilosa”
  1. EU GOSTEI MUITO DO ARTIGO PORÉM FIQUEI COM UMA DÚVIDA, QDO SURGE SOMENTE O INCHAÇO DAS PAPILAS , PODE SER CONSIDERADO TBÉM UM CASO DE LINGUA PILOSA?

    Resposta
    Marcela,
    A língua pilosa é bem característica, se apresentar mudança de coloração (branca, amarelada, castanha, negra) com as “cerdinhas” da língua bem desenvolvidas, este certamente é um caso de língua pilosa. Porém, apenas o inchaço das palipas, não é suficiente para caracterizar. Só um exame clínico poderia nos dar a certeza.
    Dra. Socorro Azevedo

  2. Ola, gostei muito do artigo só que tenho uma duvida. Na minha lingua naceu uma mancha branca em forma de bola ,agora naceu outra no lado ma não doi.. isso é grave

    Resposta
    Anna,
    Custuma não ser nada grave, porém é difícil ter alguma idéia do que possa ser sem examinar a língua e as características da mancha. Procure um médico ou dentista para fazer uma avaliação pessoalmente, OK?
    Dra. Socorro Azevedo

  3. [...] roxa), icterícia (língua amarela), branca (monilíase), preta ou marrom (língua negra ou pilosa), cianótica (deficiência grave do complexo [...]

  4. como faço tratamento?
    vou sempre ao dentista e ele nunca me falou nada, como se fosse normal!!
    não aguento mais, eu escovo pra sair essa coisa branca mas sempre volta…

  5. Olá..tenho um problema que já fui em dentista, entre outros médicos, mas nenhum sabe exatamento o que é…tenho a boca seca e minha língua fica branca mais no meio e no fundo da língua e gera mal hálito devido a isso. Não sei qual procedimento ter pq nenhum médico sabe exatamente do que se trata. (uso o raspador de língua regularmente e enxaguante bucal sem álcool e não uso remédio controlado). Obrigada.

  6. Dra Socorro,
    li seu artigo sobre língua pilosa e o outro sobre leucoplasia pilosa.
    sou leigo no assunto e gostaria de saber qual a diferença.

    Agradeço desde já!

  7. Dra Socorro,
    Eu tô com a lingua branca e já procurei uma dentista, um otorrino, pois estou com mau hálito e não sei mais o que fazer. Eu escovo os dentes 4x ao dia, raspo a lingua toda vez e uso periogardi. Li as causas, mas não me encaixo em nenhuma delas. O q tenho q fazer??? Obrigada.

  8. Cristiane, geralmente a língua branca, pode ser um problema de estress, ou então problema sistêmico, como por exemplos anemia. Falta de apetite por qualquer motivo, pode causar lingua branca ou saburrosa. Tem que procurar um médico para fazer alguns exames, para ver a causa. Normalmente a língua deve apresentar vermelha. Mas não deve ser nada grave.
    Abraços,
    Dra. Socorro Azevedo.

  9. dra. apareceu uma ferida na minha lingua bem lem cima em volta dela fica esbranquisado tipo uma ferida poderia me ajuda brigado.

  10. Dra Socorro Azevedo:
    Eu sou fumador e estou com a tal língua branca, no inicío não achei nada de grave, até por que pensei que com uma melhor higiene o prolema iria desparecer até que reparei que tenho uns pontos vermelhos inchados no fundo da língua… desconheço se isto é língua pilosa. Bom, na sua opinião é melhor ir a um médico ou a um dentista?, que me aconselha para começar a tratar este problema?

    Agradeço a sua resposta

  11. Boa tarde, isto faz alguns dias apenas, que tive dor de garganta, tomei umas pastilhas e foi aliviando. Porem 2 dias depois notei que tinha a lingua com manchas amarelas e ficando depilada parecendo cortes ao longo da lingua (sem sangramento).
    Não sei se será este o caso para a lingua pilosa.
    Agradeço qualquer tipo de informação.
    Obrigado

  12. Mauricio Knust diz:

    Saudações!
    Minha lingua está à algum tempo esbranquiça (não nas laterais, mas do meio para tráz) Uso o raspador e o produto da raspagem é espêsso). Outro sintoma que muito me incomoda é um constante e às vezes insuportável gosto de sal) Não tenho halitose.Fumo demais e bebo demais.Gostaria de um parecer clínico. Agradecido.

  13. Tenho 47 anos, e tem mais ou menos uns 20 anos que constantemente minha fica com afeta e do lado esquerdo
    apareceu dois fiapos como a lingua tivesse descando ai eu cortei um e outro continua, mas nao doi, as vezes comforme determinado alimento dar um ardor, eu ja procurei varios medicos em minha cidade e nunca descobrir o que e, minha lingua tambem fica constante branca,mas nao tenho mal halito.

  14. Elias Sena de Andrade diz:

    Gostei dos assuntos abordados e gostaria de ler mais artigos que abordem mais aspectos que caracterizam as doenças da lingua. Parabens pela veiculação de tais artigos tão importantes para o esclarecimento do público em geral.

  15. Gostaria de uma orientacao sua, apareceram umas manchas brancas ao redor de minha lingua ela aparecem ao lado nao doem, isso seria fungo?

  16. Amei esse site, pois ajuda muito as pessoas que muitas vezes não sabem quem procurar. Estou tb passando por uma dúvida e gostaria se possível que me ajudassem. Comecei a sentir a cerca de um mês doer a ponta da minha língua, olhava e nada percebia. Hoje parou de doer mas tem um pequeno circulo na ponta como se fosse uma queimadura cicatrizada, visto que não dói mais. Fico preocupada e não se quem procurar. Percebi também que abaixo da minha língua tem uma pequena manchinha marron, não sei se foi devido a alguma mordida, pois mordo bastante, sem querer, minha língua. Por favor me ajudem!

  17. olá, tenho á lingua amarela, mas somente quando me alimento muito, ou seja quando repito no almoço, etc.
    á tratamento, pois me deixa com muito mal hálito. o que posso fazer? ja fiz endoscopia e deu bacteria H-PILYORI. saudações.

  18. boa tarde , eu tenho um problema , tenho a lingua amarela ja pra ai a um mês , fui fazer um teste ao sangue mas a medica nao sabe o que é , pensou que era sugidade mas nao é , agora estava a lavar os dentes e vi que tinha ainda lingua amarela mas em menos quantidade , se ajudar a minha idade sao 16 anos .
    gostaria de saber se alguem me pode ajudar pois tou com medo !

  19. Boa noite, li o artigo sobre “lingua pilosa branca” e fiquei interessado, é que tenho um problema idêntico, já fui em vários médicos e nunca obtive sucesso. Gostaria de saber sobre como obter a solução de podofilina à 1% e qual a forma correta de usá-la. Vi falar também sobre soloção alcoólica de ácido salicílico à 1%, qual das duas tem maior eficácia e como devo usá-las? Desde já agradeço. Se possóvel, mande a resposta para o meu email. Grato.

  20. Dra. Fui ao medico por causa da minha graganta e ele ao ver disse-me tambem que enho a lingua branca. receitou-me MYCOSTANTIN em gotas. Sera que se bochechar tambem com Tantum a minha lingua volta ao normal?

  21. Olá!Quero saber o nome do médico especialista em lingua?axo que estou com afta.
    Obrigado!

  22. Sim Gostei muito! diz:

    Eu quero uma soluçao pra lingua branca?

  23. Olá doutora, Há uma semana minha língua tem estado muito branca, percebo da metade para o final uns “pelinhos brancos”… Estou passando por um momento de estresse e fiz uso de um enxaguante q contém peróxido de hidrogênio… Será q tenho língua pilosa? qual a diferença para a Leucoplasia pilosa?

  24. olá dr,tenho um sério priblema de mal hálito q acho q é relacionado a minha língua,ela é periódicamente muito branca e tem odor,eu escovo os dentes periódicamente uso enxaguante bucal e tbm o periogard faço raspagem mas nada disso adianta ela ficar branca em questão de minutos e o mal hálito tbm,tenho um filho de 8 anos e estou percebendo q ele está com o mesmo problema,estou desesperada pois já procurei vários médicos e nenhum resolveu meu problema,estou cansada de ficar com minha boca como c fosse um lixeiro ambulante por favor me ajudem,desde já agradeço.

  25. Dra Socorro
    achei muito esclarecedor seus artigos.No meu caso apareceu uma mancha avermelhada, ficou liso, num lado da superficie da lingua, cresceu, não doi mas sangrou algumas vezes na borda. Fui ao dentista e a um clinico geral o clinico disse que preciso de biópsia já a dentista me passou nistatina por 15 dias.Estou preocupada e não sei se devo procurar uma outra opinião, ja que o clinico disse que se não fizessem a biopísia era para eu procurar outro dentista.Quero que saiba que é muito bom ler artigos como o seu quando se está ansiosa e preocupada como eu, valeu!

  26. Dra.Socorro, hoje dia 06/12/09 vi duas manchinhas brancas, uma maiosinha q a outra,
    na lingua do meu filho de 02 aninhos, ele nao tinha se queixado de dor nao! mas qdo eu pedi pra
    olhar e passei a fraldinha de pano ele chorou e disse q doeu, é uma de cada lado da lingua eu to preocupada
    moro em Goiania -Go .

  27. Gostaria de saber... diz:

    Tenho manchas escuras na lingua como se fossem sinais de nascença, não doem e são do mesmo tamanho desde que nasci, mais é feio esteticamente, minhas gengivas também teem e sangram com facilidade…O que é? É tratavel?

  28. fui ao medico estava com colesterol muito alto ele me passou um medicamento chamado Vytorin,dai um mes começei com uma alergia..urticaria cultanea,e depois minha boca começou a ficar verlha e inchada,depois a lingua ficou tambem como se tivesse inchada,porém com a cor normal,e por ultimo alteração no paladar,não sinto o sal,doce nem o amargo..a alergologista falou que é reação arlegica do vytorin..agora gostaria de saber se volta ao normal e o que voces acham que é esse problema…estou muito preocupada..hoje está com 09 dias q suspendi o medicamento e estou tomando ALEGRA 180..DUAS VEZES AO DIA..ME AJUDEM POR FAVOR…..

  29. Ester Oliveira diz:

    Olá Dra. tenho a lingua branca todos os dias fazem uns 3 meses e boca amarga, tomei remédio para o figado e não adiantou, fui ao médico ele mandou tomar vitamina B mas fiquei com a lingua mais branca até amarela no meio, fiz exames não deu nada só estranhei que passei em 2 médicos e não olham a lingua só mandam tomar vitaminas o que fazer?
    eu escovo a lingua todos os dias, pode me ajudar? agradeço pela sua atenção.

  30. apareceu-me um tipo de uma bolha, mas penso que não seja de ar, penso que tenha um liquido, não ao certo se é agua, mas é “dura” e nestes ultimos dias apareceu um bico nessa mesma bolha penso que vá arrebentar não sei .. mas não encontro nada acerca deste tipo de coisas.. é alguma coisa de grave ou não?!

  31. esquice-me de dizer . a bolha é debaixo da lingua.. não na lingua .. na parte que fica debaixo da lingua..(CONTINUAÇAO DA COMENTARIO QUE FIZ EM CIMA ÁS 19:54 NO DIA 3 DE JANEIRO DE 2010)

  32. iso e acontecimentos a toda a hora :P .. mas essa bolha akabou de arrebentar. não saiu tudo.mas saiu um bom bocado..e agora que arrebentou deixou sangue por dentro da pele..mesmo assim continuo um bocado preocupada..será alguma coisa de mau?!

  33. Dr estou em panico, estou com uma amigdalite e ando a tomar medicaçao ha 5 dias, o facto é que eu ja tinha reparado que no lado superior bem juntinho as amigdalas eu tinha bolhinhas como se fossem uma irritaçao mas uma coisa leve, hoje quando olhei para o espelho reparei que afinal elas estavam inchadas e com uma cor branca e a sua volta cor igual a da lingua passado um pouco voltei a verificar as bolhinhas como eu lhe chamo ou até parecem mais borbulhas, elas ja tinham reduzidos o seu tamanho, embora mais salientes do que o costumo. Que devo fazer? Um muito obrigada

  34. olá! preciso de ajuda, fiz sexo oral e estou com a minha lingua dolorida e esbranquiçada mais pro fundo, e agora começou me dar dor de garganta, nao sei se é gripe ou psicologico ou peguei algo, me ajude, o que posso tomar? já estou tomando cetoconazol e hpvir, pra uma herpes vaginal, indicada pela medica, será que para lingua tb adianta esses medicamentos?!

  35. Juaciara Gomes diz:

    Olá doutora,

    Minha netinha está com 6 meses. Recentemente sua língua apresentou uma coloração marrom na superficie superior, parte de trás. Qual a possível causa? Ela estava tomando ferro, a mancha apareceu uma semana após o termino da medicação, pode haver relação?

    Abraços,

    Juaciara

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Você deve estar logado para publicar comentário Entrar »