A língua geográfica, também conhecida como eritema migratório e glossite migratória benigna, é uma condição de causa desconhecida. Numerosas teorias tentam relacionar esta doença ao estresse emocional e a infecção fúngicas e bacterianas. A língua geografíca também tem sido associada a várias condições diferentes, incluindo a psoríase, a dermatite seborréica, a síndrome de Reiter e, mais recentemente, a atopia. Em apoio desta última, tem sido observada uma diferença significativa entre a prevalência desta condição em pacientes atópicos portadores de asma intrínseca e renite, e sua prevalência em pacientes com reações negativas de testes cutâneos a vários alérgenos. Os antígenos HLA-B15 podem estar mais comumente associados com um paciente atópico e a língua geográfica.

    Esta afecção da língua, em especial de sua face dorsal, de causa desconhecida e possível padrão hereditário, acomete 1 a 2% da população, em qualquer idade e com predomínio nas mulheres. Caracteriza-se por várias placas eritematosas, despapiladas, circinadas, em geral indolores, com borda esbranquiçada e ligeiramente elevada. Enquanto as papilas fungiformes permanecem intactas e proeminentes, as filiformes se descamam. O aspecto migratório da afecção predomina, evidenciando placas eritematosas que desaparecem de um local da língua e reaparecem em outro .

Na língua geográfica é evidenciada por placas vermelhas, circulares, elípticas, em forma de crescente ou inteiramente irregulares, de margem esbranquiçada ou cinzenta e um pouco saliente, principalmente, no dorso e nas bordas. Varia o número de placas, o tamanho, etc.

Características clínicas

    A língua geográfica é encontrada um aproximadamente 2% da população dos Estados Unidos, afetando ligeiramente mais as mulheres do que os homens. Ocasionalmente as crianças podem ser afetadas. Esta condição é caracterizada inicialmente pela presença de pequenas áreas de desceratinização e descamação das papilas filiformes, entre redondas e irregulares.

    As áreas descamadas tornam-se  vermelhas e ligeiramente sensíveis, com margens elevadas apresentando um anel branco ou branco-amarelado, freqüentemente em padrão circinada. Caracteristicamente o aspecto, quando observado por um período de dias ou semanas, muda de padrão. parecendo desloca-se pelo dorso da língua. À medida que a cicatrização ocorre em uma área, o processo se estende às áreas adjacentes. Existe uma correlação clínica positiva entre língua geográfica e a língua pregueada ou fissurada. O significado desta associação é desconhecido, embora os sintomas possam ser comuns quando a língua fissurada está presente.

    Tem sido descritos raros casos de alterações semelhantes da mucosa além do dorso da língua, com envolvimento do assoalho da boca, da mucosa jugal, ou das gengivas. A gravidade dos sintomas varia com o tempo e,  amiúde, é indicativa da intensidade da atividade das lesões. As lesões podem desaparecer periodicamente e recidivar sem motivo aparente.

     Nos pacientes que apresentam simultaneamente língua fissurada, os sintomas também podem está relacionados com o excesso de crescimento da C. Albicans no interior das fissuras.

Diagnóstico diferencial

    Usualmente, o aspecto clínico da língua geográfica é o diagnóstico. É rara a necessidade de biópsia para o diagnóstico definitivo. Nos casos raros duvidosos, o diagnóstico clínico diferencial pode incluir a candidíase, a leucoplasia, o líquen plano e o lupo eritematoso.

Tratamento e prognóstico

    Devido à  natureza autolimitante e geralmente assintomática desta condição, não é necessário tratamento. Porém, quando existem sintomas, o tratamento tende a ser empírico e sintomático. Os esteróides tópicos, especialmente aqueles que contém um agente antifúngico, podem ser úteis. Tranqüilizar os pacientes, dizendo que esta condição é inteiramente benigna e não pressagia doenças mais grave no futuro, contribuirá para aliviar a ansiedade.

Tags:



Outros artigos relacionados ao tema

  • Língua Pilosa -Etiologia     O termo "língua pilosa branca" é inespecífico, clinicamente descritivo, referente a um...
  • Língua glossite rombóide mediana -     Acredita-se que seja uma anomalia congênita da língua, provavelmente resultante da não soldadur...
  • Língua Fissurada -    A língua fissurada (ou língua escrotal) apresenta fissuras longitudinais, transversais ou oblíqu...
  • Doenças da língua -    A inspeção da língua é de grande interesse semiológico, devendo-se observar tamanho, forma, mobi...
140 comentários para “Língua geográfica ou glossite migratória benigna”
  1. Tenho uma filha de 2 anos que tem esse problema o que devo fazer.

    Resposta
    Eder,
    Acredito que já tenha levado a sua filha ao médico ou dentista para obter o diagnóstico, correto?
    A língua geográfica não deve ser motivo de tanta preocupação, já que é uma condição benigna e transitória. Normalmente desaparece com o tempo, podendo voltar ou migrar de lugar sem que haja um período determinado. O único incômodo é a sensibilidade acentuada na língua, podendo apresentar ardor ou não. Se os sintomas forem muito incômodos faz-se apenas um tratamento sintomático.
    Alimentos muito quentes devem ser evitados.
    Dra. Socorro Azevedo

  2. doutor agora tava olhando e minha lingua tah parecendo com a primeira
    eu tbm tnho asma e rinite e axo q eh por causa dissu
    como posso tratar???

    Resposta
    Lucas,
    A língua geográfica tem alguma relação com a asma e rinite sim, já que é muito comum em pacientes que apresentam tais problemas. O tratamento da língua geográfica só é necessário caso haja algum sintoma, como dor local. Faça uma consulta com o seu médico que ele irá lhe orientar a melhor forma de tratar o problema, caso seja necessário.
    Dra. Socorro Azevedo

  3. doutor minha lingua esta igual a primeira axo q é essa doença pois to
    tomando muito corticoide e tenho bronquite e rinite
    o senhor pod me ajudar dando dicas d como eu posso melhorar
    sendo q ela tah doento bm pouko na ponta do lado esquerdo

    Resposta
    Se for lingua geográfica mesmo, deve-se evitar alimentos muito quentes para não provocar ardor na língua.
    Dra. Socorro Azevedo

  4. Parabens pelo otimo trabalho, e realmente muito bom ,e ajuda bastante as pessoas . eu mesma me utilizei dele

    Resposta
    Tininha,
    Fico muito feliz por suas palavras. Obrigada pela visita e volte sempre ao odontodicas.com
    Dra. Socorro Azevedo

  5. Meu filho Daniel, agora com 4 anos, tem lingua geográfica. Descobrimos o problema quando ele tinha 2 e alguns meses e no momento esta normal. O agravante da situação é que ele não fala bem, esta fazendo terapias e esta semana conversando com uma pessoa amiga ela disse-nos que tem uma sobrinha que tambem tinha tal diagnóstico e teve que passar por fonoaudiologia por vários anos. Minha pergunta é: lingua geográfica tem algo a ver com ausencia de fala? No caso do Daniel, ele criou uma linguagem dele que não compreensível p’ra nós e somente repete o que dizemos a ele de forma clara. Teve um médico que nos disse que o problema é autismo, tudo e todo sintoma em especialmente crianças aqui é considerado autismo apesar de que a incidência ser bem alta aqui, numa média de 1 a cada 60 meninos com tal condição. Poderia me esclarecer algo por favor?

    Resposta
    Gerson,
    Nunca vi um caso clínico que relacionasse língua geográfica com problemas no desenvolvimento da fala. A literatura médica também não faz essa relação. Com base nisso, afirmo que a língua geográfica não é responsável pelo retardo no desenvolvimento da linguagem no caso do Daniel.
    Outras condições da língua podem causar problemas na fala como: hipotonia da língua, protusão da língua, anciloglossia (língua presa), detre outras. Estas condições podem afertar a fala (o som), mas não a comunicação verbal, ou seja, a capacidade de iniciar e manter uma conversa.
    Leve o seu filho a outro médico, pode ser um neurologista, para ter uma segunda opinião sobre a possibilidade de ser autismo.
    Dra. Socorro Azevedo

  6. Dra. tenhu 18 anos e estou com lingua geografica e tenhu riniti alergica tbm .Minha pergunta é eu posso transmitir para meu namorado?li q é hereditaria mais jah houve algum caso d transmissao via oral?
    gostei muito do artigo bem explicado Parabens!

    Resposta
    Arianne,
    Fique despreocupada porque a língua geográfica não é contagiosa.
    Dra. Socorro Azevedo

  7. Boa Noite, tenho 28 anos e tenho bronquite e renite,desde criança, e sempre tive a minha lingua toda rachada e esbranquissaba, só agora tive informações que me ajudaram a entender que eu tenho lingua fissurada e geografia,e me incomoda muito, pq tem dias em que ela está irritada e doi, a qual especialista deve procurar, obrigado.

    Resposta
    Magda,
    Pode procurar um dentista, um médico estomatologista ou até mesmo um clínico geral. As recomendações são que matenha uma boa higienização da língua com escovação e uso de bochechos no caso da língua fissurada. Para lingua geográfica, o especialista fará um tratamento sintomático apenas.
    Dra. Socorro Azevedo

  8. Bom dia! tenho 26 anos sofro com lingua geografica e os meus dois filhos um 7 e uma menina de 2 anos tambem tem lingua geografica adorei o artigo ,pois nao sabia o que fazer ,pois as pessoas costumam perguntar se minha bebe feriu a lingua e eu nao sabia responder pois nao sabia porque eu e meus dois filhos tinhamos aquilo mas graças a vçs tirei todas as duvidas .obrigado!

    Resposta
    Elisangela,
    Obrigada pela visita. Este é um ótimo exemplo de que a glossite migratória benigna (língua geográfica) tem um forte fator hereditário.
    Dra. Socorro Azevedo

  9. Naum entendi direito… Lingua geografica tem cura?!
    Eu e minha filha de 2 anos de idade temos o problema e eu acho muito feio…
    Qual médico devo procurar?!
    Muito obrigado!

    Respota
    Danielle,
    Como não se sabe a causa exata da língua geográfica (a não ser o fator genético) pode-se dizer que não há uma cura definida e não requer tratamento caso não incomode o paciente (ardor). É totalmente benigna, e pode desaparecer totalmente ou mudar de local com o tempo.
    Dra. Socorro Azevedo

  10. estou com ardor na lingua e só piora quando eu como algo meio acido,tipo tomate ou laranja!
    é muito ruim isso! gostaria de saber se tem algo que possa tomar para aliviar isso?

    Resposta
    karen,
    Existem medicamentos colutórios que aliviam o ardor. Procure um dentista ou médico que ele irá receitar. Infelizmente não posso receitar pela internet.
    Se o seu caso se tratar de língua geográfica, evite alimentos muito ácidos, apimentados ou muito quentes.
    Dra. Socorro Azevedo

  11. JUNIOE MAGALHAES diz:

    tenho lingua geografica queria sabe se tem alguma coisa ave se toma muito suco de pacote refregerante ou leite queria sabe q devo evita e se tem cura tem algum remedio q faça imuniza para de aparece ? brigado !!!!

    Reposta
    Júnior,
    Alimentos muito ácidos, quentes e apimentados devem ser quase sempre evitados se caso o seu consumo provoque ardor na língua que te incomode muito. Se não te provoca ardor, não tem problema. Não existe cura, a qualquer momento ela pode desaparecer completamente ou desaparecer e reaparecer depois de um tempo ou mudar de lugar.
    Dra. Socorro Azevedo

  12. Tenho uma filha de 9 meses, que nasceu com mielomeningocele, e agora apresenta esta mancha na língua como na terceira foto. Gostaria de saber se há possibilidade de aumentar de tamanho. Certa vez levei-a no médico e ele me disse que era sapinho, tratei por 2 meses seguidos e não sumiu. Agora estou com este diagnóstico.
    Muito obrigada!

    Resposta
    Fernanda,
    Se realmente for um caso de língua geográfica, existe sim a possibilidade de aumentar de tamanho, ou diminuir, mudar de local, depararecer completamente ou retornar depois de um certo tempo. Por este motivo esta afecção chama-se glossite migratória. O importante é que se trata de uma condição totalmente benigna e não há com o que se preocupar.
    Dra. Socorro Azevedo

  13. Olá. Eu tenho língua geográfica desde bem pequena, mas em momento algum ela chegou a desaparecer. Hoje tenho 15 anos, e nada! Já ouvi dizer que com o tempo ela pode curar, isso é verdade? Também já li em uma comunidade um exmeplo no qual um garoto parou de comer carne por motivos pessoais, e a língua dele curou. Isso é verdade ou é mito? Se eu parar de comer carne a minha língua poderá se curar? Existe algma coisa que eu possa fazer para que ela cure?
    Minha língua não apresenta ardores ou dores, a não ser quando aparece um corte novo, além dos que já são caracteristicas da língua geográfica (que ficam na parte lateral da língua). Minha língua também apresenta um única placa branca e grande. Isso é da língua também? Desde já obrigada! Mas ficarei muito mais agradecida, se você poder me ajudar a curá-la!!!

    Reposta
    Susana,
    A língua geográfica pode desaparecer completamente com o tempo, e não voltar mais. Porém na maioria dos casos volta após dias, semanas ou até mesmo anos, por isso não considero a possibilidade de cura. Não existe (ou não se conhece até agora) nenhuma relação entre comer carne e ter língua geográfica. Na verdade não se sabe a causa exata desta condição (a não ser o fator hereditário e o fato de poder aparecer devido a outras doenças, que neste caso desaparece após tratar a doença responsável) por isso não existem recomendações que possam fazer com que a língua geográfica desapareça. Procure um médico estomatologista ou um dentista experiente para avaliar o caso.
    Dra. Socorro Azevedo

  14. Achei muito interessantes todas as informações sobre a língua geográfica, fiquei muito aliviada em saber que não sou a única a ter e que não é transmissível. Conversei com o meu dentista e ele pediu p eu diminuir as comidas condimentadas e quentes, então eu passei a ter mais cuidado com a limpeza da minha língua e em diminuir essas comidas. Fazia um tempinho que não aparecia mais, até que eu tive febre muito alta durante quase dois dias, e após isso apareceu novamente os sintomas da língua geográfica e dessa vez mais agressiva. Tem alguma coisa coisa haver, a febre com o reaparecimento da língua geográfica ou a Baixa imunidade do meu organismo? Tem alguma coisa haver com a falta de alguma vitamina?
    Ficarei grata pela resposta!!!

    Resposta
    Ana,
    Sim, a baixa da imunidade pode ser um fator desencadeador para o aparecimento da língua geográfica em alguém pré-disposto. Alguns estudos experimentais sugerem que a deficiência da riboflavina (vitamina B2) contribui para o aparecimento do problema, mas não há nada de concreto ainda. Acredita-se, ainda, que não tenha relação com deficiência de qualquer vitamina.
    Dra. Socorro Azevedo.

  15. Boa Tarde;

    Estou com lingua geográfica, mas não sinto nem dor e ardência.. o que será que pode ter corrido???
    Tem remédio para este tipo de doença????

    Atenciosamente

    Reposta
    Luciana,
    Normalmente não apresenta dor. A causa do problema ainda não é clara. Sabe-se que tem alguma influência hereditária. Não tem remédio, pois é uma situação totalmente inofensiva, podendo inclusive desaparecer com algum tempo.
    Dra. Socorro Azevedo

  16. [...] uma glossite inofensiva e não precisa de tratamento. Mas precis de alguns cuidados extras, como escovar bem a língua e [...]

  17. Márcia Guacyara diz:

    Boa noite.
    Gostaria de saber se a lingua do meu marido e lingua geografica , pois a mesma é toda cheia de rasgos e ele sente dor direto.
    Aguardo resposta.

    Resposta
    Márcia,
    Fale para o seu esposo procurar um dentista ou médico para fazer um exame clínico. A língua geográfica pode apresentar dor ou ardor, mas em raros casos.
    Dra. Socorro Azevedo.

  18. tenho ligua geografica desde a morte da minha mae, pois queria saber se pode ser consequência da minha vida ser muito poblematica? e se posso, pegar alguma doença beijando outra pessoa? obrigado espero ter resposta!

  19. - Minha mãe era super preucupada com assunto pq eu tenhoo um irmão de 3 anos e desde que nasceu ele tem esses problemas.. minha mãe o levou a um méidcoe é exatamente o que vc falou, vc estã de parabéns mesmo adorei…. a tranquilizou muito!

  20. Desaparece com o tempo;?

  21. Boa noite doutora,
    tbm sofro deste mal, antigamente eram somente as manchas como da 3ª foto, ultimamente minha lingua tbm apresenta rachadura nas laterais e tenho sentido muito ardor, fui a um medico e ele prescreveu Omcilon A em orabase, já uso por varios anos, mas ultimamente não tem mais efeito, o que devo usar agora, pois está doendo muito e estou incomodada?

    Adorei o artigo…
    aguardo resposta, obrigada

  22. [...] glossite rombóidea média (área depressiva ou nodular e ausência de papilas circunvaladas), língua geográfica (erupção [...]

  23. Ola. Tenho essa doença a muitos anos… Agora me lembrei q ela começou depois que eu parei de tomar remedio para calculos renais(ainda tenho tambem…), eu tomava citrato de potacio… depois que parei de tomar que começou a lingua geografica.. Voce acha que tem alguma ligação com a medicação???
    Aguardo uma resposta, Obrigado.

  24. SAUDAÇÔES;
    Deparei-me com esse problema, faz mais de um ano, e gostaria de saber se essa doença,glossite, causa halitose. tenho38 anos.
    obrigado

  25. Ah Doutora eu gostaria de fazer perguntas, eu estou com a língua como a terceira foto…
    Bem eu posso contagiar alguém? Ela pode piorar? Existe tratemento? Ela é sinal de doença grave?
    Como eu tive piercing na lingua eu tenho receio de que seja algo desse tipo, obrigada beijos te mais

  26. Olá, gostei do artigo por ter me tirado muitas dúvidas. Tinha medo de ler sobre esta patologia, mas agora sito-me mais tranquila em saber que é algo benigno.

  27. Cristiane Almeida diz:

    Olá,

    Não sabia da existência da língua geográfica e aparentemente também tenho só que a minha desde que apereceu já tem algum tempo (2 anos) não muda de lugar, é centralisada logo abaixo o céu da boca e aumentou um pouquinho de tamanho, agora a aparencia é de um pequeno quadrado. O restante dos sintomas são iguais. Será que realmente é língua geográfica????
    Parabéns pelo site, é muito claro e informativo, me ajudou bastante.

  28. Olá tenho 18 anos e…
    Gostaria de fazer umas perguntas:meu caso é o da primeira foto.
    porém não sinto nada.
    mas ela pode piorar?
    ou transmitir a alguem, como por exemplo meu namorado?
    o que devo fazer?
    o que posso comer ou deixar de comer?
    minha mãe me falou que ela ja teve a um tempo átras
    mas sumiu e nunca mais apareceu!

    Obrigada pela atenção,

    Celly.

  29. olá,gostaria de saber se a lingua geografica tem haver com o virus hiv?

  30. Oi< meu filho tem dois anos e do nada apareceu lingua geografica e ele sente muita dor, passaei ele na pediatra e me passaram complexo b e ad-muc pomada para passar para aliviar a dor, gostaria de saber se o complexo b ajuda a sumir da lingua a lesão e se e como posso estar tratando e a higienização dela, obrigado pela atenção e por este que tira nossa duvidas.

  31. marilene muller diz:

    gostei de ler esses comentarios pois me encaixo nesse problema tenho 43 anos e tenho lingua geugrafica a ums 4 anos e sempre me preucupava muito com isso pois é orrorozo ja busquei muita ajuda mas nunca tive rezultado e agora fiquei mais aliviada em ver que nao sou so eu com ese problema ja notei que quando tomo algum antibiotico da uma melhorada mas depois volta o sepacol enxaguatori bucal tambem me da uma aliviada

  32. ola Dra,
    Meu filho tem 1 ano, notei o desenho na lingua dele a uns 2 meses, sempre cura e volta… foi constatado que se tratava de lingua geografica, porem, gostaria de saber se devo manter alguma dieta… se alimentos acidos devem ser cortados??
    gostaria de aproveitar a ocasiao, e parabeniza-la por esse informativo postado, me auxilou muito no entendimento da doença.
    Grata.
    Ândrya

  33. olá tenho um sobrinho de um ano e meio, e ele tem essa lingua geografica
    mais nesses ultimos dias ele vem sofredo muito, pois se formou algo parecido com uma afta na lingua dele
    cresceu bastante ele não consegue comer nada, isso se deve a lingua geografica?
    aguardo resposta.

  34. Olá tenho essa lingua geografica a mais de 6 anos acho que nunca vai desaparecer ja passei pomadas ja fui em dendistas e nada ai tou com essa doença e na verdade incomoda a ligua fica parecendo ligua de vaca e parece como se come banana verde fica meio amarrenta Dr.(a) tenho 36 anos sou fumante desde dos 16 anos e a 6 anos apareceu isso nada haver com o fumo? será que um dia vai ter a cura para isso desde ja agradeço a atenção Obrigado=)

  35. Oi Dra. eu percebi que tenho um problema na língua a poucos dias, procurei informações, e soube que é língua geográfica. Tem cura? Com o tempo, ela vai sair? Obrigada.

  36. Grande serviço DRª SOCORRO, é iluminada a sua atitude.

  37. erika melissa diz:

    boa noite, tenho algumas duvidas pois minha lingua e toda cortada, morro de vergonha dela, o que seria, nunca melhora so piora,te algum tratamento e o que seria, ah eu tenho 28 anos…grata…parabens pelo trabalho…vc pode me mandar a resposta por meu e mail…grata

  38. Eiri, quanto a ser língua geográfica, se é que ele tem realmente, não tem sintomas, mas se apareceu alguma coisa a mais que ele sinta dor, pode ser uma afta mesmo. Não tem nada relacionado com língua geográfica. Não tive tempo de responder sua pergunta, me desculpa. Mas creio que vc já deve ter ido ao dentista ou médico para avaliar o problema.
    Atenciosamente.
    Dra: Socorro Azevedo.

  39. Não se preocupe Levi, pois língua geográfica é benigna, ainda não sabemos bem a origem, mas se supõe que seja de estresse. Não tem nada a ver com o fumo. E não tem cura, porque é normal algumas pessoas terem, pode ser problema hereditário também. Fique tranquilo. Mas seria ótimo se conseguisse parar de fumar, pois pode causar outros problemas piores.
    Atenciosamente.
    Dra: Socorro Azevedo

  40. Tamara, a língua geográfica não tem cura, até porque não é uma doença. Ela pode ser até consenguência de um estresse, mas é benigna. Se sentir alguma dor ou ador, evitar frutas ácidas.
    Atensiomente,
    Dra: Socorro Azevedo.

  41. Obrigada Jairon. Fica com Deus.
    Atensiosamente,
    Socorro Azevdo.

  42. gostei bastante do artigo,me despreocupou pois a uns 2 anos tenho notado minha lingua como o terceiro exemplo com a lateral envermelhada e doi bastante.mais desaparece com alguns dias e depois volta novamente no mesmo lugar.
    piora quando alimento com frutas ácidas as que eu mais gosto!
    gostaria de saber se enchaguante bucal é ruim pois arde muito quando faço o uso.
    obrigada

  43. Flávia, você deve usar um enxaguante sem alcool, para não irritar. Evite frutas ácidas, pois vai irritar mais.
    Atensiosamente,
    Dra. Socorro Azevedo

  44. Judith Jeronimo diz:

    gostei do artigo e gostaria de saber se ha alguma novidade,alguma pesquisa sendo realizada, meu filho de dois anos e meio tem lingua geografica, começou com um ano, era pouco, agora esta por toda a lingua, ele tem alergia a picada de abelha, pode ter alguma relaçao?

  45. vanessa gomes diz:

    gostaria de saber se tem cura a lingua geografica??

  46. minha língua é cheia de cortes queria saber como trata la..
    quais tipos de alimento não de comer..

  47. silvia mendes diz:

    sim gostei tenho umas duvidas já faz alguns anos tenho manchas escuras na lingua o dentita diz que pigmentaçâo pode ser isso mesmo obrigado pelas atençâo

  48. Gostei muito das dicas sobre a lingua geografica,pois tirou minhas duvidas arrespeito deste assunto.Trabalho na area de saude, e sempre aparece alguem com duvidas valeu pela dica e parabens pelo trabalho.

  49. DANIELA CRISTINA diz:

    Tenho lingua geografica desde que nasci, fui ao medico e ele explicou a minha mae esse problema e disse que nao tinha cura e o motivo era sem causa mais poderia ser (por eu ser uma criança bunitinha) por ser um problema raro, hoje com 19 anos percibe que com o tempo ela foi auterando, ficando cada vez pior, com cortes mais profudos, e percebi que ela fica dolorida e com sintomas piores quando alimento de frutas acidas como o abacaxi. minha prima tambem nasceu com o mesmo problema por isso acredito que esse problema seja ereditario. eu tenho grande facilidade para engerir alimentos quentes parece que a minha lingua e ( dormente ) as vezes acho que nos que temos esse problema sentimos o sabor da coisas diferentes . SERIA POSSIVEL? JA TEM ALGUM ESTUDO SOBRE ISSO ? OBRIGADA ! DANIELA CRISTINA ALVES RUBIATABA-GO

  50. nesta semana, fiquei sabendo desta lingua geografica, estou apavorada, a medica disse que estou com a imunidade baixa e que e extress, me pediu para tomar tiabentasol e passar a pomada de oncilon, mais queima muito e uma sensaçao horrivel,posso tomar vitamina b12 e acido folico, pois fui ao dentista esta semana e nen sabia o que era isso, agora estou mens preocupada pois fiquei sabendo que não e nada grave e nen transmissivel, gostaria de obter mais detalhes e respostas, obrigado maria rosa.

  51. Olá Dra. Eu tenho apenas 14 anos e desde uns 9 anos de idade eu tenho língua geográfica. A minha língua é muito marcada e tem vezes que dói muito ! Por exemplo, hoje, na escola, mordi a minha língua sem querer e depois de 20 minutos mais ou menos começou a arder muito. Quando cheguei em casa coloquei gelo no local em que eu havia mordido, que, inclusive, estava com uma marquinha, a típica da língua geógrafica. O ardor passou, mas foi por pouco tempo. Depois de 1 hora começou a arder muito a ponta da língua e os meus lábios. É como se eu tivesse comido pimenta ! Minha mãe me levou ao médico e ele receitou um remédio. Coloquei no local e aliviou o ardor. Bom, a minha dúvida é: Por que os meus lábios também começaram a arder, e não só a língua ? E outra pergunta é se a língua geográfica pode ser transmitida através do beijo ? Obrigada ! Aguardo resposta . :D

  52. essa semana descobri que meu filho de08 meses tem lingua geografica e essa pagina me tranquilizou bastante obrigada!

  53. Minha lingua apresenta estes sintomas quando injiro determinados tipos de alimentos/bebidas como: Salgadinhos (fandangos,cebolitos…) e refrigerante (guarana antartica), em outro caso no qual minha lingua fica com esses sintomas é quando injiro alimentos com tempero Ami.
    No meu caso, as marcas aparecem quase que instantaneamente, e desaparecem após 1,2 horas.
    Nao sei se é prejudicial continuar injerindo esses alimentos (acredito que existam outros tambem), mas caso as consequencias sejam “apenas” estas acredito que nao seja necessario parar de injeri-los ou estou enganado?

  54. Nunca tive nenhum sintoma de lingua geográfica ou fissurada, mas de um ano para cá começaram a aparecer. Ja que lingua geografica é hereditária, este problema não deveria aparecer desde pequena?? Nao podria seria outro problema, gastrico por exemplo ?? Existe algum medicamento para amenizar a aspereza da lingua?

  55. OLA DOUTOR!!! tenho uma filha de 2 anos que esta com manchas na língua,levei ao pediatra ele constatou língua geografica, qual é o procedimento, existe alguma restriçao na alimentaçao? existe algum tratamento medicinal que pode melhorar? ela terá quando for adulta ou existe tempo determinado?

  56. Mim tranquilize pois tenho lingua geografica, sinto ardor
    mais tenho muito pensamaento ruim em reaçao a isso
    achando que possa ser outyra coisa mim ajude por favor

  57. Drª, hoje notei que minha lingua esta com uma amncha vermelha, como a da terceira imagem, e ouve sangramento ao escovar os dentes.
    Estou grávida de 7 meses e queria saber se devo me preocupar ou não!

    Obrigada.

  58. Silvana Raimundo diz:

    Preciso saber se a doença geografica na ligua doi, porque minha mãe tem uma dor na ligua a mais de 4 anos e médicos nenhum consegue diagnosticar ela ja tomou de tudo e nada resolve ele não consegue mas comer e nem durmir, porfavor me ajudem, posso aplicar morfina

    Obrigada
    Silvana

  59. a lingua geografica, pode causar rachaduras intensas, dolorosas e demoradas de sair na boca?
    pode causar problemas no estomago, como azia, enjoo e falta de apetite?

  60. Dra Socorro,
    Tenho minha lingua semelhante a terceira foto. A senhora já esclaresceu em respostas anteriores que esse problema denomina-se de lingua geográfica e que não é caso de preocupação, pois é um caso benígno.
    Daí eu pergunto: e se essas manchas tomam a lingua toda? Fiquei em dúvidas se procuraria um dentista, um dermatologista ou um otorrino e terminei marcando uma consulta com o otorrinolaringologista. Com as suas respostas, achei desnecessário procurar qualquer profissional?
    E a senhora não poderia indicar um remédio para amenizar tal doença? Eu estou usando própolis com alcool. Jã que foi dito que não usasse qualquer produto que contenha alcool, quero tomar a decisão de usar a própolis sem álcool, isso porque a própolis funciona como fungicida. Concorda?
    Agradece antecipadamente,
    Rafael.

  61. Tenho quase certeza que tenho língua geográfica. Nesses últimos dias passei por uma situação de estresse mto grande, e as manchas começaram a aparecer, sumir, surigr em outro local, mas sem ardor. Para fazer o diagnóstico, procuro que especialidade médico? Ou que tipo de dentista?

    obrigado, parabéns pela iniciativa!

  62. Ana Cristina de Santana diz:

    Tenho lingua geografica há dois anos esto tem cura ? como tratar?

  63. Ana Cristina de Santana diz:

    Tem gastrite. esto tem alguma coisa háver com a minha lingua georafica?

  64. Olha eu tenho essa tal linqua Geografica e eu nao gosto neim um pouko dela sabe
    e muito desagradaveu olha eu tenho apenas 13 anos mais eu ja tenho namorado, eli nao sabe que eu tenho minha linqua assim nao ou si sabe ……. eu nao sei mais ..ela nao me atrapalha mais eu fiko pensando assim sera que quando eu estou beijando eli ….. eli sente alguma coisa ?? bom eu axo que nao pq ja faz um tempo que a genta ta junto i eli nao falo nada ate hoje ….mais meu SONHO e ter minha linqua normal … pq eu nao posso neim tirar foto com a linqua pra fora … poder eu posso mais so meus familiares e minham melhor amiga sabe disso aii …. eu fiko com vergonha de colokar ela pra fora ……… poderia ter alguma coisa que acabaçe com isso de uma vez .. eu tenho ela assim dez de quando eu nasci .. e nao quero ela mais ……..j achega …… TEM UMA SOLUÇAOO ??? pelo amor de Deuss

  65. Apareceu esse sintoma na minha língua a uns 4 meses e desde então não sumiu mais, ele muda de lugar e quando um circulo desse desaparece logo outro já começa. Começa vermelho como se fosse um queimado e depois fica com o contorno esbranquiçado e vai aumentando até sumir. O problema é que além de ser feio ainda incomada pois a língua fica sensível e a sensação é de um machucado. Fui ao médico e me disse que era língua geográfica e me passou um remédio que alivia um pouco a dor e o desconforto. Mas continua do mesmo jeito e isso me incomoda muito no meu dia a dia, para comer é bem ruim, gostaria de saber se existe alguma coisa que eu posso fazer para acabar com isso??? Ou pelo menos para diminuir a incidência, pois nunca mais tive minha língua lisa e normal e isso tem me atrapalhado muito pois fico estressada e irritada. O que posso fazer???

  66. Olá,eu tenho acho que esse problema,minha lingua não é como a das fotos, o estádo dela é bem melhor,ela tem apenas umas ” rachaduras”…Parece com um asfalto que está rachando,queria saber se tem cura.Tenho 15 anos e esse problema é de nascença.
    Valeeu =P

  67. Olá Dr.Tenho 23 anos e desde criança apresentava os sintomas dessa doença,cheguei ate pensar que tinha desenvolvido algum tipo de cancêr bucal,pois nunca havia ouvido falar nesse disturbio.
    Vi acima,que recomendou a asseio bucal com enxaguantes e escovação,mas percebo que quanto mais escovo a lingua mais descama,apesar da coloração esbranquiçada melhorar.
    As “apariçoes” das manchas coincidem com alteração do halito.É comum?
    Como melhorar?E tbm tenho as gengivas sensivéis,as vezes sangram durante a escovação.
    Como posso aliviar esses sintomas….Desde já agredeço….

  68. Rafaela Lobo diz:

    Oi doutora,
    Bem eu tenho a lingua geografica mas n tenho asma ou algo do tipo. Na minha familia tenho apenas uma tia por parte de pai que tambem tem a mesma lingua,perguntei a minha a avo e ela disse que nao existe nenhum caso na minha familia alem d minha e da minha tia que por sinal tem alma. Tem certos alimentos q eu nao consigo comer,pois arde muito. Ex:queijo ralado,esses sucos de frutas citricas de caixinhas,abacaxi… e por ai vai. Gostaria tambem de saber a lingua geografica e apenas de nascenca, ja que pode ser por extresse!
    adorei o artigo.
    Obrigada!

  69. Bom dia, minha filha de 9 meses teve sapinho aos 2 meses e logo depois a lingua dela ficou como a 3° foto. Como na minha familia não tem ninguem com esse problema e sei que é ereditário gostaria de saber se o problema dela pode ser falta de vitamina, anemia ou algo proximo? Desde ja Obrigada

  70. Doutora, apareceu essa descamação na minha língua fas uns 6 meses, e nunca sara! Ela sempre cicatriza, e aparece denovo, e é sempre do lado direito da lingua. Quando eu penso que ela melhorou, começa descamar denovo. Sempre começa pequeninho, e depois fica grande, e na medida q uma parte cicratiza, começa aparecer em otra parte, mas sempre do lado direito da lingua. Isso pode ter a ver com imunidade baixa, hiv ou coisas do tipo? to morrendo de medo.
    Aguardo sua resposta,
    Grata,
    Jéssica

  71. Quando apareceu a primeira descamação, fazia uns 3 meses que eu tinha sido internada, com palpitações, falta de ar, e dor no peito. Foi diagnosticado PVM, que não sabia que tinha até então, pelo fato de estar muito ansiosa.
    Fiquei um pouco hipocondrica depois disso, mas agora estou bem melhor. Unica coisa é que não durmo muito bem, 6 à 7 hrs por noite, faço estagio, faculdade.. e sobra pouco tempo. E nesse meio tempo apareceu a lingua geográfica, e ela é crônica, né? será que vou a lingua assim pra sempre ainda? Já tomei vitamina C, vitamina B, fiz exame de ferro pra ver se era anemia.. e não melhorou com nada! por isso me preocupo.. sempre q a lingua vai desmacamar começa uma cocerinha.. e ah, fungo eu acho q não é, pois tomo fluconazol 150 mg para tratar unhas com micose à 3 meses, nada mudou na minha lingua. Tenho 20 anos. o que será que tenho, pode ser algo mais grave?
    Grata!

  72. Olá, há mais ou menos 2 anos surgiu na minha lingua umas manchas circulares vermelhas e ao redor branca. Parece que onde esta vermelha ficam sem papilas. Não dói; Estas manchas mudam de um lugar para o outro da lingua. Duram menos de 10 dias e aparecem em outra parte da lingua. Tem vezes que a lingua fica sem mancha alguma e novamente aparecem as manchas novamente. Nem tenho dormido com medo de ser uma doenças grave como CAncer ou até mesmo AIDS. Além disso, tenho passando por muito momentos de stress. será que pode ser a causa dessas manchas?

  73. tenhu a lingua racha oque devo fazer?
    tem cura?
    obg!

  74. entao nao sei pq minha lingua e toda rachada,faz um tempao q ela ta assim,queria saber sei la se tem tratamento pq ela e muito estranha pelomenos pra mim as vezes ela fica aspera,ai quando beijo alguem ela sente ela aspera e eu sinto a lingua da pessoa normal queria deixar ela lisa sem rachaduras nela toda nas laterais q q eu posso fazer ??? ;X da mo vergonha beijar minha namorada nunca mostrei lingua pra ela ;x me ajuda por favor nao guento mais ;X nem tirar foto posso com a lingua de fora ;X e fez tipo uma bolinha na ponta q parece uma pelinha vaga ;x q q posso fazer?? ta show esse site continue assim vlw se der manda msg pro meu msn ;x

  75. huauhuha meu caso e o mesmo da melisa ;D
    tenho ate medo das meninas nao gostarem ;X
    mais ja falaram q minha lingua e aspera

  76. Elton Adriano Pering diz:

    Comecei a perceber que minha língua ficava parecida com a primeira e terceira foto, depois que descobri que tenho problemas de estomago( lesão erosiva superficial ), e hernia por deslocação do esofago, isso com 23 anos. hoje tenho 25. acho que isso tudo é por causa do stress.
    Mas sempre nao me preocupava.
    As vezes , quanto mais eu escovo a lingua, (chega a sangrar um pouquinho) parece que mais aparece essas rachaduras, e manchas.
    Sempre escovo os dentes antes de dormir , e de manha ao acordar , vejo minha lingua branca.
    Será que esses problemas de estomago tem alguma coisa a ver ?
    Existe tratamento ? existe algum medico especifico pra isso ?

  77. Karolina Zago Valente diz:

    Doutora venho agradecer pelo artigo que esclareu algumas duvidas que eu tinha a respeito da Língua geográfica. tenho um filho que agora vai fazer um ano, e que com sete meses percebemos que ele tem à língua geográfica. A minha preocupação é que ele não quer comer nada há quase dois meses, só quer leite materno. vive passando a mão na língua como se algo tivesse encomodando. Gostaria de saber se o cigarro pode ser um agravante já que é comun a língua em criança atopica. Minha sogra e cunhadas fumão. O que me deicha muito contrariada já que eu tenho que trabalhar e deicha-lo aos cuidados dos avós. Sei qeu cuidão com carinho mas não tem muito cuidado com essa questão do cigarro.
    Obrigada pelo esclarecimento!
    Uma braço!!!

  78. Denise Oliveira diz:

    Tenho uma filhinha de 1 ano e 2 meses e descobrimos já alguns meses que ela tem língua geográfica. Estava a procura de alguns sites que falasse mais sobre este assunto e gostei muito deste, pois explica bem e a doutora responde as perguntas. Muito bom.

  79. Boa noite!
    tenho língua geográfica e uma rinite aguda, ja fiz consultas com um estomatologista, ele ja me explicou tudo, e adorei o artigo. Faço a higienização com agua oxigenada e clorexidina.
    Porém, toda vez que aparece, apesar de eu saber que não é uma coisa maligna eu fico preocupada. Ja me disseram para usar micostantim para melhorar, mas fico com medo, pois este medicamento é para candidíasse.
    O que devo fazer?
    um abraço

  80. Olá Doutor tenho 30 anos tenho língua geográfica esses dias venho me preocupando tem dias que tenho muita dor na língua como se tivesse um calo ,não sei porque sou tabagista estou me esforçando para para tem 20 dias que não fumo e subistitui o cigarro por balas minha língua está doendo e sinto arder bastante como devo prosceder e a quem procurar
    obrigada pela dica

    Fabricia Rio de janeiro

  81. dotor
    a minha lingua e parecida com a terceira so que ela possui cortes mais profundos
    e ela esta me prejudicando ao falar,eu me preocupo por que eu ainda sou novo
    o que eu posso faser para evitar isso dotor???

  82. Doutora,
    Tenho língua geográfica há algum tempo e atualmente existe uma área relativamente grande, no lado esquerdo e frente da língua, que está lisa - o restante apresenta coloração esbranquiçada e papilas normais na maior parte do tempo. Logo abaixo dessas regiões lisas existem algumas fissuras na língua e algumas lesões semelhantes às causadas por mordidas acidentais, porém não foram causadas por isso. Essas lesões são indolores. Além disso, tenho mal hálito frequente. Já tentei higienização com vários antisepticos bucais aliados à escovação, mas nada funciona - apesar de higienizar sempre a boca após cada refeição. É possível que eu tenha desenvolvido algo mais sério que a língua geográfica?

  83. ahh entao tenho lingua cortada q nem a da erika melissa ;X
    soh piora e o ´pior eh q fez uma bolinha na ponta ;X
    mo vergonha
    q q vc me aconselha fazeR?

  84. Oi Dra, boa tarde. Acontece comigo o seguinte, de tempos em tempos me aparece um “buraquinho” que logo ele se abre provocando uma area despapilada. Vejo que isso acontece com mais frequencia em epocas de muito trabalho e má alimentação. Não sei se isso tem a ver com lingua geográfica. Aí depois eu melhoro a alimentação cortando refrigerantes, lanches (Mc rsrs), e volta ao normal. As areas despapiladas nunca chegam ao centro, ficam mais na ponta lateral da lingua e perto das bordas. Não dói, com excessão quando entra em contato com alimentos mais picantes. Bom, tenho 30 anos, e nunca tinha observado isso, pode ser que já ocorreu mas não me lembro. Obrigado.

  85. tenhoumfilhocom2anos;ao escovar os dentes dele e lingua vi uma marca redonda como se alguem tivese queimado a lingua dele com cigarro,levei ao dentista fiquei muito preoculpada,a dotora me disse que era lingua geografica;procurei na internet e graça a senhora dra.socorro pude enteder melhor o que e;ele e muito alergico ,tem renite alergica.ele adora todas as frutas principalmente;uva,morango,kiwi .desde ja muito obrigado denise

  86. Adorei as respostas

  87. quero saber o q faço pra melhorar minha linga ela e toda cortada e aspera
    atrapalha no relacionamento ;X

  88. Dra., eu tenho a tal da descamação geografica da língua. E por causa dela fui em váários médicos e testei vários tratamentos. Um deles foi com vitamina C, que melhou muito, pela vitamina ser ciatrizante. Os alimentos condimentados e ácidos não chegam a irritar e doer, e a lingua cicatriza mais rápido, e não incomoda.
    Fica a dica pro pessoal com o mesmo probleminha!

  89. Ola Dra,
    Tenho 25 anos uma boa aparencia mas quando olho minha lingua no espelho!! Meus Deus sinto que esse é meu castigo!! nunca vi uma foto de lingua “fissurada” que fosse parecida com a minhaaa!! fico constrangido em beijar em conversar isso trava o meu social, parece uma coisa boba mas pra mim é coisa de outro mundo, nao acredito… enfim. Ela so piora nao bebo suco, evito quase td que tenha acido, vinagre, sal em excesso… mas sinto e vejo que isso nao vai parar acho que quando tiver 50 anos ja nao vou ter mais lingua ou se tiver vou ter alguns pedaços… Ela alem de ser uma lingua “escrotal” “fissurada” “geografica” é grossa e aspera! um medico me disse pra fazer bochecho com bicarbonato o que acha? para aliviar!!! nao sei o que rsrs…
    Gostaria de ler algo seu para me confortar um pouco mais Obrigado.

  90. Por favor, tenho 18 anos, sou alérgico, tenho renite e só comecei a apresentar sintomas parecidos com a lingua geografica agora. Pode ter sido causada por algum fator externo? Tem alguma chance de eu transmitir para a minha namorada?

    obrigado pela atenção

  91. Olá Drª. Socorro gostaria de parabeniza-la pelo artigo, pois foi de suma importância para mim. atravês deste, pude certificar-me que possuo uma doença genética de nome lingua geográfica, e que não preciso me preocupar, por se tratar de uma doença benigna. o fato desta doença não me incomodar (dor), facilita muito a convivência.

    abraços.

  92. ANDERSON LIMA diz:

    DOUTORA, PARABÉNS PELAS EXPLICAÇÕES E PACIÊNCIA EM RESPONDê-LAS. A SENHORA TEM CONSULTÓRIO NO RIO DE JANEIRO? TENHO 36 ANOS E APARECERAM NA MINHA LÍNGUA PLACAS SEMELHANTES AO DIAGNOSTICADO PARA LÍNGUA GEOGRÁFICA. ISSO APARECEU APÓS UMA DESCARGA EMOCIONAL MUITO GRANDE. ESTOU COM DIFICULDADE PARA ENCONTRAR UM ESPECIALISTA NO RIO QUE POSSA CONFIRMAR ESTE DIAGNOSTICO. OBRIGADO E AGUARDO RESPOSTA VIA E-MAIL.

  93. Dra. Socorro Azevedo, quero um tratamento da linguá geografica, sempre fica doendo quando como alimentos acidos ou quentes, e as vezes acontece sem eu comer nada, quero um tratamento ou um remedio ou alguma pirula sei la, por favor eu preciso de um tratamento, ja procurei medicos e me falaram que sai com o tempo, mas, estou esperando a 5 anos e ainda não mudou nada, piorou, eu fui rejeitado por varias meninas por causa do problema, e meu beijo foi criticado por muitas em shows e baladas, por favor Dra., quero uma cura, você é minha unica esperança, outros médicos nao me consultaram nada, apenas me falam para esperar e esperar, por inquanto não melhorou nada!

    Me Ajude Por Favor!

  94. minha lingua tem umas manchas avermelhadas que ardem diariamente mas nao tem caroços,ela some por um tempo e depois volta.ela fica adirda como se eu tivesse comido alguma coisa muito quente e queimado a lingua. oq pode ser isso?

  95. Helena Maria Clarette de Souza Gonzaga. diz:

    Parabens,adoreia ter lido a materia sobre lingua geografica,pois estava muito preocupa,apezar de ja ter ido ao mêdico e ao meu dentista e eles ter me tranquilizado,eu ainda me sentia angustiada.Tudo começou depois da minha cirurgia de redução de estomago ate então nunca tinha me ocorrido este tipo de doença.obrigada.

  96. Cristina Souza diz:

    Olá Dra., boa tarde!! Minha filha tem 13 anos e após a instalação de uma afta no assoalho da boca, fui orientada a usar albocresil a afta melhorou em 2 aplicações porém agora 3 dias após estão surgindo na parte inferior da língua pequenas saliências no contorno interno da língua. O que pode ser?? pode ser pelo uso do albocresil??
    Grata
    Cristina

  97. Tenho uma filha de 1 ano e 7 meses que tem esse “probleminha”. É um sinal de que ela ficará doente, sempre que aparece a língua geográfica em poucos dias ela adoece. Tem sido positivo pois sempre que percebo ja observo o que está incomodando e trato antes que complique. O pediatra disse tudo que está no artigo!!!

  98. MARLI ROSSI FIGUEIROA diz:

    OLHA ADOREI O ARTIGO, NA VERDADE, A POUCOS DIAS UMA AMIGA, ME FALOU QUE A MÃE DELA ESTAVA COM ESSE PROBLEMA…. COMO TENHO MUITAS AFTAS NA LINGUA, E M TODO O CÉU DA BOCA, ELA HAVIA ME FALADO QUE ERA FALTA DE VITAMINA B2. MINHA PERGUNTA PARA A DOUTORA: PELO AMOR DE DEUS DOUTORA, ENHO 48 ANOS, E TENHO AFTAS 365 DIAS NO ANO, É INFINITO, E O PIOR QUE AGORA, DEU DE ESTOURAR AS BENDITAS AFTAS, SEMPRE NA PONTA DA LINGUA. OUTRA COISA, É QUE A MINHA LINGUA, É MUITO ESBRANQUIÇADA, E TODA CORTADA. MAS O QUE MAIS ME INCOMODA, SÃO AS MALDITAS AFTAS, QUE CONVIVO COM ELAS ANOS APÓS ANOS… NÃO SUPORTO MAIS…
    ME AJUDE, E ME ESCLAREÇA, SE TEM A VER A GLOSSITE, COM AS AFTAS.
    E SE EU TOMAR VITAMINA B2, VAI ME AJUDAR…. APESAR DE QUE TOMO DIARIAMENTE VITAMINA DO COMPLEXO B, E ATUALMENTE, COMPREI LEVEDURA DE CERVEJA, PQ, QUE DISSERAM QUE ERA BOM.
    ME AJUDE POR FAVOR.
    OBRIGADA - Marli Figueiroa

  99. meu namorado tem lingua geografica e da muita do dele qndo sangra ou arte existe algum medicamento para aliviar isso?

  100. Elisamar Soares diz:

    Muito bom os esclarecimentos, Sempre tive3 lingua geografica e nem sabia que a bronquite e a renite tinha relação com a lingua geografica, mas foi depois do uso de aparelho ortodontico que passou a me causar problemas, minha lingua arde mto com determinados tipo de alimentos, como alimentos ácidos, refirgerantes, arde muito as vezes fico sem comer tamanho é a ardencia, o que devo fazer neste caso, será o aparelho ou meu caso esta ficando grave?
    Ps: gostaria de ter resposta por e-mail se possivel
    Obrigada Elisamar

  101. amanda fagundes diz:

    meu namo teim lingua geografica tem algo q melhore a dor qndo ele come algo acido??

  102. Dr. ou Dra. descobri quando crianças depois de muitos exames e tratamentos resolviam a situação, tomei até remédio para fungos sem muito sucesso, só que na época verifique que quando tomava um complexto vitaminico, complexo b, via uma certa resposta pois minha mudava ficando quase normal, mas também nunca relatei pra ninguém esta minha experiência, o sr. acha que as vitaminas do complexo b tem algum princípio ativo para combater este problema na língua?

  103. olouko meu to com isso. é verdade q propolis é bom pra melhorar ?

  104. tais oliveira diz:

    qual o remedio indicado para alivio da lingua geografica. Sei que devo eviar alimentos acidos emanter uma boa escovaçao.
    agradeço

  105. Vera Lúcia Moraes diz:

    Gostei do artigo! Tinha muitas dívidas sobre lingua geográfica. Descobri que o meu filho de treze anos tinha, quando o levei ao Dentista para uma revisão anual, e o profissional viu alterações na lingua do menino e nos indicou um gastro. Pois bem não tive sorte com o médico. Ele pediu alguns exames e indicou alguns remédios, porém percebo que as vezes quando o meu filho fica muito estressado as manchas da lingua ficam mais evidentes. Isso pode afetar de alguma forma o apeite da criança? Ele se alimenta muito mal, embora ofereça tipos variados de pratos, porém suas preferências ficam nas frituras, e não é muito saudável, mas acabo dando para que o meu filho se alimente.
    Atenciosamente.
    Vera Lúcia Moraes

  106. bom dia Dra Socorro, é de extrema importãncia essas dicas, pois tenho convicção que esclarece duvidas a respeito desse problema comun, todavia, complexa para a maioria da população. descobrir recentemente esse caso em minha filha de dez anos, não que tinha percebido somente agora,é que a uns oito anos atrás a pediatra da época passou um remédio para limpeza bucal, porem não diagnosticou o problema para mim, realmente sumiu por um certo período, só que reapareceu agora sei do que se trata, ela somente sente ardor,ao tomar refrigerante e ao escovar os dentes, inclusive tenho problemas com esse ultimo item, dentro das possibilidades queria que a senhora me desse nomes de produtos ou comolidar com essas ardências se puderes me falar o nomes do protuto sei que pela internet é meio complicado mas agradeceria de qualquer forma pelas dicas muito obrigado.

  107. Dra. Socorro, quando criança nunca percebi a presença de lingua geografica em mim. Porem desde uns 13 anos eu pude notar essas mancha. Antes eu nao sabia ao certo do que se tratava, mas ao procurar um medico e um dentista o diagnostico foi confirmado! Hoje eu tenho 19 anos e as manchas continuam muito frequentes, o que provoca grande desconforto da minha parte, pois as manchas são muito feias, alem disso nem meus pais ou irmao possuem essa caracteristica. Eu realmente gostaria muito que elas desaparecessem, se você conhece alguma especie de tratamento por favor me receite porque me sinto muito complexada e desconfortavel ate ao conversar com as pessoas como forma de tentar manter as manchas fora dos olhos dessas. Obrigada

  108. Eu também tenho a lingua geografica, sofro muito com este problema, alguem tem um remedio para aliviar os sintomas.
    obrigada.

  109. Bom dia! Estou grávida de 3 meses e tenho lingua geográfica já faz 1 ano, gostaria de saber se isto causa algum problema para o bebê em desenvolvimento.

  110. Esse artigo e maravilho ha anos sofro com um problema minha lingua tem algumas rachaduras e dolorida e a sinto que ela e toda quaimada oq fazer

  111. Oi Dr.
    Eu acho que eu tenho isso…A minha lingua, pela segunda vez em quase dois meses, apareceu uma mancha vermelhae descascou..Na primeira vez naão doeu.Mas desse segunda eu senti ardor quando chupa balas macias , que são um pouco acidas.Dessa segunda vez tb apareceu só a mancha avermelhada.Será q é isso ?

  112. eu tenho lingua mapeada, nossa tem dias que fk e feio qdo eu nao sabia o que era ao certo eu escovava com forca ai acabava ferindo…tenho rinite. esse sintomas so aparecem em min, qdo eu fico estressada , muito agitada ou nao durmo bem.. qdo estou assim tomo cha de camomila pra tranquilizar.queria saber se tem alguem remedio natural ou que possa cobrar na farmacia pra melhora qdo vier sintomas… nunca perguntei a minha mae pq. isso , tenho vergonha. me oriente .fico grata.

  113. Ola meu nome e jaisson tenhu 13 anos e eu tenhu lingua geografica tipow minha lingua e bem rachada no meiu e nas laterais e tem aquele negociu branco no fundo dela quandu comu alguma coisa acida ela doi muito ardi eu queria saber se tem alguma cura para minha lingua voltar ao normal ela e muito rachada tem como as rrachaduras fecharem por favor me respondem

  114. eu gostaria de saber se isso tem cura a lingua do meu filho e igual a primeira foto..ele so tem 2anos e seis mezes….e levei ele no medico ele disse ke ele tem lingua geografika isso tem cura..ou remédio pra amenisa…a doença…

  115. queria saber se corro o risco de pegar aids fazendo sexo oral se tenho lingua geografica.

  116. Olá, tenho 29 anos e apresento esses sintomas à uns 6 anos… É chato conviver com isso!
    Não sei se é impressão minha, mas eu consigo controlar os sitomas por um longo período mantendo uma higiene bucal intensa (escovação dos dentes 4 vezes ao dia com utilização de fita dental em todos os dentes e utilização de Listerine após almoço e janta) e principalmente não ingerindo café, chocolates ou coca-cola.
    O problema é que, é só relaxar que as marcas na língua reaparecem… E na correria em que vivemos hoje em dia é difícil se manter constante!

  117. Dra. a minha lingua é rachada, daaté vergonha , mas nao é só isso tem umas bolinha saltada, gostaria de saber c tem q fazer algum tratamento, c passar e-mail tiro umas foto e te mando pra vc avaliar melhor. Agadeço desde já.

  118. olá, tenho essa tal de lingua geografica, as vezes eu não consigo suportar a dor , ora qdo um alimento é muito quente , outrora pela injestão de acidos como , sucoo de limão , abacaxi , tem algum tratamento para amenizar esta dor ? , adorei o artigo , e espero respostas bejs

  119. Ótimo trabalho, pois não apenas esclarece dúvidas da população em geral como tambem de profissionais. Acabo de pegar um caso desses no consultório e estou muito mais aliviado tirando algumas dúvidas sobre estes casos mais “raros” de aparecerem e lógicamente algumas dúvidas sobre etiologia e tratamento.
    PARABÉNS!!!

  120. Dra. Socorro por favor me ajude!eu tenho língua geografica e queria saber se tem algum medicamento que possa me tratar,antes eu pensava que tinha herpes ou candidíase,a doença tá ficando muito feia,o que eu faço pra ela sumir de vez???se é que seja possivel,eu ñ aguento mais tem gnt me enchendo o saco dizendo que eu tenho uma DST!!!!e eu ñ sei se me consulto com um dentista ou clínico geral ou talvez dermatologista!!sei lá…

  121. Priscila Dias diz:

    Tenho lingua geografica, sempre aparece esssas manchas mas atualmente sinto muitas dores nelas. Minha lingua tem se tornado extremamente frágil, e dói muito. O que posso fazer para melhorar?

  122. olá , estou muito preocupada com minha filha de 2 anos, ha mais ou menos uns 8 meses está com muitas lesoes na lingua, já passei por varios medicos uns dizem que é falta de vitaminas, o outro não sabe me dizer o que é, outras fala que é bacterias, mas agora procurando na internet percebi que ela tem mesmo lingua geografica, me preocupo pois ela quase não come e desde que saiu isso na lingua dela o seu crecimento e peso foi minimo. me ajude é uma mamãe desespera procurando ajuda. obrigado desde de já.bjss

  123. Boa tarde Dra.!
    O Meticorten é utilizado no tratamento de Glossite?
    Obrigada

  124. Dra.apareceu uma mancha branca, depois ficou vermelha, que sera, me responda

  125. embaixo esta ficndo branco

  126. boa noite,doutora faz apenas três dias que apareçeu em mim,nunca tinha aparecido nada,tenho 18 anos, tenho um irmão por parte de pai que tambem tem essa doença, mais a dele se agrava com alimentos picante,gostaria de saber se tem algum medicamento que a senhora indique ao tratamento para desaparecer o vermelhidão,ou ao menos amenizar, Obrigado!

  127. Olá eu estou com a lingua geográfica e queria saber se posso beijar a minha esposa normalmente?
    se ela tambem corre o risco de contrair está enfermidade.
    obrigado!

  128. meu neto tem 4 anos e tem lingua geograsfica segundo sua dentista e meu filho seu pai, tem psoriase, vcs achanm que tem alguma coisa a ver,em ter psoriase e o filho dele ter lingua geografica?por favor aguardo ansiosa uma resposta obrigada.se for positiva o que devo fazer?

  129. drª bebida alcoolica, grastriti esse problemas de estomago. Podi provocar o aparecimento da lingua migratoria?

  130. Caroline Fernandes diz:

    Boa noite doutora!
    Preciso muito da sua ajuda… a alguns meses acordo todas as manhas com a saliva grossa e de cor bem escura, a lingua está normal. O que pode der isso? é tão incomodo, pois acordo com um gosto tão desagradável todas as manhas! Será que pode ser alguma coisa relacionada a estomago ou figado?
    Desde já muito grata pela atenção!

  131. Olá doutora li seus comentários foram muito esclarecedores, tenho lingua geográfica e como nao conseguia nenhum esclarecimento concreto sobre a doença já estava preocupado e, gostaria de saber se é comun o aparecimento de corossos ou inguas no pescoço desde já agradesso e queria parabeniza-la pelo lindo trabalho

  132. oi, entao, sou raul tenho 28 anos, tenho isso………….rsrs nossa uma bosta na minha vida, isso destruiu minha vida…….me fez ir por outro caminha, agora nao importa mais,…….vi que nao estou so no escuro…..rsrs…tem alguem que quer conversa sobre isso…………..me add nesse EMAIL……serio …reine.sobre.mim@hotmail.com

  133. Doutora, a língua geográfica é áspera? tenho o mapa na língua e na parte central e mais ao fundo ela é áspera.

    É normal a lingua geografica ser áspera? Dá para a outra pessoa sentir durante o beijo? tenho 29 anos e nunca

    tinha me preocupado com isso agora estou neurotica?

    Não existe nenhum tratamento que possa minimizar essa aspereza?

    Abraço e muito obrigado por nos esclarecer sobre esse tema tão pouco falado!

    ah, além de responder aqui no site, se puder me avisar por e-mail que minha pergunta foi respondida , seria legal.

  134. minha mae colocou uma protese dentaria mais depois disso sua lingua apresentou um vermelhidao que arde e as vezes tambem fica branca.Foi ao medico e ele passou nistatina para lavar ,mais nao sara.Queria saber o que é,se tem cura e se nao e maligno.

  135. Ana Paula de Sousa Lima diz:

    Depois de 4 meses passando por varios pediatras diferentes recebi a noticia de que a mancha que meu filho de 1 ano e 4 meses tem é ligua geografica. Pergunto? Doí? vai sumir? ele tem hemagioma na cabeça tem algo a ver? nenhum parente de 1º e 2º grau já teve isso.

  136. doutora, peço que me ajude pois , estou desesperada minhaa lingua esta parecendo que esta cortada tipo lingua fissurada, e eu nao lembro se ela ja era assim, faço uso de rivotril, fluxetina, e omeprazol pode ser por causa das medicaçoes? desde já obrigada!

  137. Tenho uma certa sensibilidade na liguna, quando tomo alguma coisa acida, sinto um leve ardido, e dificulta na fala, mas não aparenta ser nada grave, o que será ?

  138. Olá Socorro !

    Também sou dentista, formada pela USP turma 1985, e gostaria de te dar os parabéns pela sua contribuição a sociedade. Muitas vezes as pessoas sofrem e se afligem sem necessidade.
    NOTA EDZ pra vc !

    bjusss…Fernanda Belotti
    http://www.fernandabelotti.com.br

  139. Olá Socorro !

    Também sou dentista, formada pela USP turma 1985, e gostaria de te dar os parabéns pela sua contribuição a sociedade. Muitas vezes as pessoas sofrem e se afligem sem necessidade.
    NOTA 10 pra vc !

    bjusss…Fernanda Belotti
    http://www.fernandabelotti.com.br

  140. gilma xavier de freitas monteiro diz:

    Dra. Socorro, aprendi bastante com suas respostas, gostaria de tirar uma duvida;Ha´ dois dias percebi uma mancha vermelha , arredondada no centro da lingua.Fiquei preocupada.Pode me ajudar? Obrigada.

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Você deve estar logado para publicar comentário Entrar »