Língua geográfica ou glossite migratória benigna

    A língua geográfica, também conhecida como eritema migratório e glossite migratória benigna, é uma condição de causa desconhecida. Numerosas teorias tentam relacionar esta doença ao estresse emocional e a infecção fúngicas e bacterianas. A língua geografíca também tem sido associada a várias condições diferentes, incluindo a psoríase, a dermatite seborréica, a síndrome de Reiter e, mais recentemente, a atopia. Em apoio desta última, tem sido observada uma diferença significativa entre a prevalência desta condição em pacientes atópicos portadores de asma intrínseca e renite, e sua prevalência em pacientes com reações negativas de testes cutâneos a vários alérgenos. Os antígenos HLA-B15 podem estar mais comumente associados com um paciente atópico e a língua geográfica.

    Esta afecção da língua, em especial de sua face dorsal, de causa desconhecida e possível padrão hereditário, acomete 1 a 2% da população, em qualquer idade e com predomínio nas mulheres. Caracteriza-se por várias placas eritematosas, despapiladas, circinadas, em geral indolores, com borda esbranquiçada e ligeiramente elevada. Enquanto as papilas fungiformes permanecem intactas e proeminentes, as filiformes se descamam. O aspecto migratório da afecção predomina, evidenciando placas eritematosas que desaparecem de um local da língua e reaparecem em outro .

Na língua geográfica é evidenciada por placas vermelhas, circulares, elípticas, em forma de crescente ou inteiramente irregulares, de margem esbranquiçada ou cinzenta e um pouco saliente, principalmente, no dorso e nas bordas. Varia o número de placas, o tamanho, etc.

Características clínicas

    A língua geográfica é encontrada um aproximadamente 2% da população dos Estados Unidos, afetando ligeiramente mais as mulheres do que os homens. Ocasionalmente as crianças podem ser afetadas. Esta condição é caracterizada inicialmente pela presença de pequenas áreas de desceratinização e descamação das papilas filiformes, entre redondas e irregulares.

    As áreas descamadas tornam-se  vermelhas e ligeiramente sensíveis, com margens elevadas apresentando um anel branco ou branco-amarelado, freqüentemente em padrão circinada. Caracteristicamente o aspecto, quando observado por um período de dias ou semanas, muda de padrão. parecendo desloca-se pelo dorso da língua. À medida que a cicatrização ocorre em uma área, o processo se estende às áreas adjacentes. Existe uma correlação clínica positiva entre língua geográfica e a língua pregueada ou fissurada. O significado desta associação é desconhecido, embora os sintomas possam ser comuns quando a língua fissurada está presente.

    Tem sido descritos raros casos de alterações semelhantes da mucosa além do dorso da língua, com envolvimento do assoalho da boca, da mucosa jugal, ou das gengivas. A gravidade dos sintomas varia com o tempo e,  amiúde, é indicativa da intensidade da atividade das lesões. As lesões podem desaparecer periodicamente e recidivar sem motivo aparente.

     Nos pacientes que apresentam simultaneamente língua fissurada, os sintomas também podem está relacionados com o excesso de crescimento da C. Albicans no interior das fissuras.

Diagnóstico diferencial

    Usualmente, o aspecto clínico da língua geográfica é o diagnóstico. É rara a necessidade de biópsia para o diagnóstico definitivo. Nos casos raros duvidosos, o diagnóstico clínico diferencial pode incluir a candidíase, a leucoplasia, o líquen plano e o lupo eritematoso.

Tratamento e prognóstico

    Devido à  natureza autolimitante e geralmente assintomática desta condição, não é necessário tratamento. Porém, quando existem sintomas, o tratamento tende a ser empírico e sintomático. Os esteróides tópicos, especialmente aqueles que contém um agente antifúngico, podem ser úteis. Tranqüilizar os pacientes, dizendo que esta condição é inteiramente benigna e não pressagia doenças mais grave no futuro, contribuirá para aliviar a ansiedade.

Dra. Socorro Azevedo

Dra. Socorro Azevedo formada em odontologia pela Universidade Federal da Paraíba. Atua na área de odontopediatria e clinico geral.

140 comentários em “Língua geográfica ou glossite migratória benigna

  1. Dr. ou Dra. descobri quando crianças depois de muitos exames e tratamentos resolviam a situação, tomei até remédio para fungos sem muito sucesso, só que na época verifique que quando tomava um complexto vitaminico, complexo b, via uma certa resposta pois minha mudava ficando quase normal, mas também nunca relatei pra ninguém esta minha experiência, o sr. acha que as vitaminas do complexo b tem algum princípio ativo para combater este problema na língua?

  2. qual o remedio indicado para alivio da lingua geografica. Sei que devo eviar alimentos acidos emanter uma boa escovaçao.
    agradeço

  3. Gostei do artigo! Tinha muitas dívidas sobre lingua geográfica. Descobri que o meu filho de treze anos tinha, quando o levei ao Dentista para uma revisão anual, e o profissional viu alterações na lingua do menino e nos indicou um gastro. Pois bem não tive sorte com o médico. Ele pediu alguns exames e indicou alguns remédios, porém percebo que as vezes quando o meu filho fica muito estressado as manchas da lingua ficam mais evidentes. Isso pode afetar de alguma forma o apeite da criança? Ele se alimenta muito mal, embora ofereça tipos variados de pratos, porém suas preferências ficam nas frituras, e não é muito saudável, mas acabo dando para que o meu filho se alimente.
    Atenciosamente.
    Vera Lúcia Moraes

  4. bom dia Dra Socorro, é de extrema importãncia essas dicas, pois tenho convicção que esclarece duvidas a respeito desse problema comun, todavia, complexa para a maioria da população. descobrir recentemente esse caso em minha filha de dez anos, não que tinha percebido somente agora,é que a uns oito anos atrás a pediatra da época passou um remédio para limpeza bucal, porem não diagnosticou o problema para mim, realmente sumiu por um certo período, só que reapareceu agora sei do que se trata, ela somente sente ardor,ao tomar refrigerante e ao escovar os dentes, inclusive tenho problemas com esse ultimo item, dentro das possibilidades queria que a senhora me desse nomes de produtos ou comolidar com essas ardências se puderes me falar o nomes do protuto sei que pela internet é meio complicado mas agradeceria de qualquer forma pelas dicas muito obrigado.

  5. Dra. Socorro, quando criança nunca percebi a presença de lingua geografica em mim. Porem desde uns 13 anos eu pude notar essas mancha. Antes eu nao sabia ao certo do que se tratava, mas ao procurar um medico e um dentista o diagnostico foi confirmado! Hoje eu tenho 19 anos e as manchas continuam muito frequentes, o que provoca grande desconforto da minha parte, pois as manchas são muito feias, alem disso nem meus pais ou irmao possuem essa caracteristica. Eu realmente gostaria muito que elas desaparecessem, se você conhece alguma especie de tratamento por favor me receite porque me sinto muito complexada e desconfortavel ate ao conversar com as pessoas como forma de tentar manter as manchas fora dos olhos dessas. Obrigada

  6. Eu também tenho a lingua geografica, sofro muito com este problema, alguem tem um remedio para aliviar os sintomas.
    obrigada.

  7. Bom dia! Estou grávida de 3 meses e tenho lingua geográfica já faz 1 ano, gostaria de saber se isto causa algum problema para o bebê em desenvolvimento.

  8. Esse artigo e maravilho ha anos sofro com um problema minha lingua tem algumas rachaduras e dolorida e a sinto que ela e toda quaimada oq fazer

  9. Oi Dr.
    Eu acho que eu tenho isso…A minha lingua, pela segunda vez em quase dois meses, apareceu uma mancha vermelhae descascou..Na primeira vez naão doeu.Mas desse segunda eu senti ardor quando chupa balas macias , que são um pouco acidas.Dessa segunda vez tb apareceu só a mancha avermelhada.Será q é isso ?

  10. eu tenho lingua mapeada, nossa tem dias que fk e feio qdo eu nao sabia o que era ao certo eu escovava com forca ai acabava ferindo…tenho rinite. esse sintomas so aparecem em min, qdo eu fico estressada , muito agitada ou nao durmo bem.. qdo estou assim tomo cha de camomila pra tranquilizar.queria saber se tem alguem remedio natural ou que possa cobrar na farmacia pra melhora qdo vier sintomas… nunca perguntei a minha mae pq. isso , tenho vergonha. me oriente .fico grata.

  11. Ola meu nome e jaisson tenhu 13 anos e eu tenhu lingua geografica tipow minha lingua e bem rachada no meiu e nas laterais e tem aquele negociu branco no fundo dela quandu comu alguma coisa acida ela doi muito ardi eu queria saber se tem alguma cura para minha lingua voltar ao normal ela e muito rachada tem como as rrachaduras fecharem por favor me respondem

  12. eu gostaria de saber se isso tem cura a lingua do meu filho e igual a primeira foto..ele so tem 2anos e seis mezes….e levei ele no medico ele disse ke ele tem lingua geografika isso tem cura..ou remédio pra amenisa…a doença…

  13. Olá, tenho 29 anos e apresento esses sintomas à uns 6 anos… É chato conviver com isso!
    Não sei se é impressão minha, mas eu consigo controlar os sitomas por um longo período mantendo uma higiene bucal intensa (escovação dos dentes 4 vezes ao dia com utilização de fita dental em todos os dentes e utilização de Listerine após almoço e janta) e principalmente não ingerindo café, chocolates ou coca-cola.
    O problema é que, é só relaxar que as marcas na língua reaparecem… E na correria em que vivemos hoje em dia é difícil se manter constante!

  14. Dra. a minha lingua é rachada, daaté vergonha , mas nao é só isso tem umas bolinha saltada, gostaria de saber c tem q fazer algum tratamento, c passar e-mail tiro umas foto e te mando pra vc avaliar melhor. Agadeço desde já.

  15. olá, tenho essa tal de lingua geografica, as vezes eu não consigo suportar a dor , ora qdo um alimento é muito quente , outrora pela injestão de acidos como , sucoo de limão , abacaxi , tem algum tratamento para amenizar esta dor ? , adorei o artigo , e espero respostas bejs

  16. Ótimo trabalho, pois não apenas esclarece dúvidas da população em geral como tambem de profissionais. Acabo de pegar um caso desses no consultório e estou muito mais aliviado tirando algumas dúvidas sobre estes casos mais “raros” de aparecerem e lógicamente algumas dúvidas sobre etiologia e tratamento.
    PARABÉNS!!!

  17. Dra. Socorro por favor me ajude!eu tenho língua geografica e queria saber se tem algum medicamento que possa me tratar,antes eu pensava que tinha herpes ou candidíase,a doença tá ficando muito feia,o que eu faço pra ela sumir de vez???se é que seja possivel,eu ñ aguento mais tem gnt me enchendo o saco dizendo que eu tenho uma DST!!!!e eu ñ sei se me consulto com um dentista ou clínico geral ou talvez dermatologista!!sei lá…

  18. Tenho lingua geografica, sempre aparece esssas manchas mas atualmente sinto muitas dores nelas. Minha lingua tem se tornado extremamente frágil, e dói muito. O que posso fazer para melhorar?

  19. olá , estou muito preocupada com minha filha de 2 anos, ha mais ou menos uns 8 meses está com muitas lesoes na lingua, já passei por varios medicos uns dizem que é falta de vitaminas, o outro não sabe me dizer o que é, outras fala que é bacterias, mas agora procurando na internet percebi que ela tem mesmo lingua geografica, me preocupo pois ela quase não come e desde que saiu isso na lingua dela o seu crecimento e peso foi minimo. me ajude é uma mamãe desespera procurando ajuda. obrigado desde de já.bjss

  20. boa noite,doutora faz apenas três dias que apareçeu em mim,nunca tinha aparecido nada,tenho 18 anos, tenho um irmão por parte de pai que tambem tem essa doença, mais a dele se agrava com alimentos picante,gostaria de saber se tem algum medicamento que a senhora indique ao tratamento para desaparecer o vermelhidão,ou ao menos amenizar, Obrigado!

  21. Olá eu estou com a lingua geográfica e queria saber se posso beijar a minha esposa normalmente?
    se ela tambem corre o risco de contrair está enfermidade.
    obrigado!

  22. meu neto tem 4 anos e tem lingua geograsfica segundo sua dentista e meu filho seu pai, tem psoriase, vcs achanm que tem alguma coisa a ver,em ter psoriase e o filho dele ter lingua geografica?por favor aguardo ansiosa uma resposta obrigada.se for positiva o que devo fazer?

  23. Boa noite doutora!
    Preciso muito da sua ajuda… a alguns meses acordo todas as manhas com a saliva grossa e de cor bem escura, a lingua está normal. O que pode der isso? é tão incomodo, pois acordo com um gosto tão desagradável todas as manhas! Será que pode ser alguma coisa relacionada a estomago ou figado?
    Desde já muito grata pela atenção!

  24. Olá doutora li seus comentários foram muito esclarecedores, tenho lingua geográfica e como nao conseguia nenhum esclarecimento concreto sobre a doença já estava preocupado e, gostaria de saber se é comun o aparecimento de corossos ou inguas no pescoço desde já agradesso e queria parabeniza-la pelo lindo trabalho

  25. oi, entao, sou raul tenho 28 anos, tenho isso………….rsrs nossa uma bosta na minha vida, isso destruiu minha vida…….me fez ir por outro caminha, agora nao importa mais,…….vi que nao estou so no escuro…..rsrs…tem alguem que quer conversa sobre isso…………..me add nesse EMAIL……serio …reine.sobre.mim@hotmail.com

  26. Doutora, a língua geográfica é áspera? tenho o mapa na língua e na parte central e mais ao fundo ela é áspera.

    É normal a lingua geografica ser áspera? Dá para a outra pessoa sentir durante o beijo? tenho 29 anos e nunca

    tinha me preocupado com isso agora estou neurotica?

    Não existe nenhum tratamento que possa minimizar essa aspereza?

    Abraço e muito obrigado por nos esclarecer sobre esse tema tão pouco falado!

    ah, além de responder aqui no site, se puder me avisar por e-mail que minha pergunta foi respondida , seria legal.

  27. minha mae colocou uma protese dentaria mais depois disso sua lingua apresentou um vermelhidao que arde e as vezes tambem fica branca.Foi ao medico e ele passou nistatina para lavar ,mais nao sara.Queria saber o que é,se tem cura e se nao e maligno.

  28. Depois de 4 meses passando por varios pediatras diferentes recebi a noticia de que a mancha que meu filho de 1 ano e 4 meses tem é ligua geografica. Pergunto? Doí? vai sumir? ele tem hemagioma na cabeça tem algo a ver? nenhum parente de 1º e 2º grau já teve isso.

  29. doutora, peço que me ajude pois , estou desesperada minhaa lingua esta parecendo que esta cortada tipo lingua fissurada, e eu nao lembro se ela ja era assim, faço uso de rivotril, fluxetina, e omeprazol pode ser por causa das medicaçoes? desde já obrigada!

  30. Tenho uma certa sensibilidade na liguna, quando tomo alguma coisa acida, sinto um leve ardido, e dificulta na fala, mas não aparenta ser nada grave, o que será ?

  31. Dra. Socorro, aprendi bastante com suas respostas, gostaria de tirar uma duvida;Ha´ dois dias percebi uma mancha vermelha , arredondada no centro da lingua.Fiquei preocupada.Pode me ajudar? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *