A língua fissurada (ou língua escrotal) apresenta fissuras longitudinais, transversais ou oblíquas em parte ou toda sua superfície dorsal. Trata-se de uma condição benigna.

    Detritos alimentares podem se alojar nessas fissuras, causando ou contribuindo para a inflamação e sensação de desconforto. Parece haver uma predisposição genética e há maior freqüência em indivíduos com síndrome de Down. É a anormalidade congênita mais frequente da língua, variando a sua incidência de 0,5 a 12% da população.

    Clinicamente, apresenta-se como pequenos sulcos ou pregas na face dorsal da que, frequentemente, se irradiam de um sulco central logitudinal mais profundo. O número, profundidade e dimensões dos sulcos variam muito, porém, são em geral simétricos. Em um grande número de casos, o paciente não se apercebe da alteração a não ser que, devido a trauma, infecção etc., o fato chame sua atenção e, não raro, ele atribui a estes fenômenos o seu aparecimento.

     

     Segundo Gallina e Camargo, não há preferência por sexo, enquanto Pugliese, indica predominância dessa anomalia por sexo masculino, sendo a mesma estatísticamente significante.

    Geralmente é indolor, a não ser que alimentos, penetrando nos sulcos, venham a fermentar provocando irritação e ardor. Um grande número de casos vem associado à macroglossia, causando edentações nas bordas. Alguns autores referem a ocorrência simultâneas com língua geográfica. É também observada em cerca de 1/3 dos casos de síndrome de Melkrsson-Rosenthal. Estudos atuais mostram que esta alteração pode intensificar-se com a idade.

    Tratamento não há, recomenda-se boa higienização com escovação das fissuras para evitar que alimentos aí depositados possam fermentar e provocar sintomatologia dolorosa. Por se tratar de um condição benigna não é necessária a intervenção médica.

Tags:



Outros artigos relacionados ao tema

65 comentários para “Língua Fissurada”
  1. MARCOS FERNANDES diz:

    FOI MUITOO BOMMM!!!!!!!!!!!!!!!
    TIREI UMA DUVIDA QUE CARREGO A TEMPOS, MAS JÁ IMAGINAVA QUE NAO ERA COISA GRAVE PORQUE É INDOLOR,,MAS É UMA COISA DESAGRADAVÉL,POIS NÃO É UMA COISA LEGALLL!!!!!!!!!!!!!!!!
    VALEUUU PELA INFORMAÇÃOOO QUE ME FOI MUITO IMPORTANTE!!!OBG

  2. Diego Henrique diz:

    ACHEI INTERESSANTE ESSA INFORMAÇÃO… POIS TENHU UMA LINGUA ASSIM E ACHAVA MUITO ANORMAL..E TINHA E TENHO VERGONHA DE MOSTRA MINHA LINGUA..,” TRAUMA DE INFANCIA”….. POREM..FOI LEGAL SABER Q NAUM É MALIGNO E Q PODEMOS VIVER NORMALMENTE…. SÓ NAUM GOSTEI DA PARTE DO SINDROME DE DOWN.. RSRS FLWSSSS

  3. Samuel de Souza diz:

    Muito boa a informação

    minha lingua parece que passou no moedor de bife kkkkkkk

    quando era menino ate achava egraçado e ficava exibindo mas agora evito mostrar

    e muito feio rsss

  4. Muito esclarecedor mesmo!!!
    Achei que tivesse língua geografica, mas
    agora sei que minha língua é fissurada…
    Será que em um beijo de língua, a outra
    pessoa sente diferença de uma língua fissurada
    para uma normal???

    Resposta
    Marlene,
    Sinceramente não sei te dizer. Mas… acredito que não.
    Dra. Socorro Azevedo.

  5. AAAAh nao tem cura! nao tem tratamento ée!?
    nao tem como volta normal!?
    aaaah tenho medo de mostra pra outras pessoas!

    Resposta
    Wong,
    Não tem tratamento. Existem cuidados especiais a serem tomados, como diz o texto. O aspecto pode mudar com o tempo (a longo prazo), devido a renovação celular. Pode melhorar, com a diminuição da quantidade e profundidade das fissuras ou, piorar.
    Dra. Socorro Azevedo

  6. Tem como evitar que piore ou amenizar as aberturas??

    Resposta
    Power,
    Não tem como evitar. Faça uma boa higiene bucal para que não haja acúmulo de bactérias que possam causar mau hálito ou infecções locais.
    Dra. Socorro Azevedo.

  7. oi sou adriana tenho uma lingua fissurada,eu me sinto mal com isso,é mt feio,eu naum mostro pra nin guem,gostaria q tivesse como resolver esse problema,se alguem souber como posso tratar isso me envie um e.mail

  8. olá… obrigado pelas informações… tenho minha lingua com fissuras… todos acham minha lingua meio anormal…mas gosto dela… qual a graça de todos terem uma lingua lisinha e normal??? quanto fazem cara de nojo para mim me lembro sempre dessa frase: “eles riem de mim por eu ser diferente… eu rio deles por serem todos iguais…” abraços a todos!

  9. tenho esse problema desde criança mas ao apssar do tempo me concientizei melhor , mas na verdade foipara pior sinto muito mal ao olhar minha lingua ao espelho ela é toda cortada , não sei o que eu fiz para merecer isso .. odeio muito fico pensando qual seria a reação se uma namorada minha visse isso? é foda
    nimguém é perfeito .. mas alguns tipos de defeitos em nós são inaceitaveis como esse , as vezes fico até em depressão por causa disso espero que Deus me ajude

    falo galera

  10. ola, acho q ja faz uma semana q minha lingua esta como se estivese queimada em cima e dos lados, oq sera?

  11. como saber se a lingua é aspera

  12. eu tenho a lingua fissurada =/
    isso é muito chato meeu incomoda demaais
    acho que so alguns viram isso minha destista e alguns da minha familia
    as vezes alguem começa a fala ,oow coloka um piercing na lingua e etc e eeu jaah mudo de assunto muito vergonhoso maais sei laah :S
    tem operaçao para isso.?
    agradeço dez de jaah

  13. eu queria saber se não tem nenhum problema de beijar uma menina?

  14. ah mais uma duvida ja que minha lingua e cortada em varias partes,parece ate buraquinhos…posso escova’la…grata mais uma vez

  15. Site de concursos de odontologia

  16. Erika, Você tanto pode como deve escová-la. Sendo que quando escovar, não precisa forçar muito para não irritar. Escovar vai evitar de ficar detritos de comidas que poderia causar alguma infecção.
    Abraços,
    Dra: Socorro

  17. meu filho tem manchas brancas na lingua não doe o que pode ser..

  18. Boa tarde!
    Para mim é muito gratificante conhecer pessoas como vocês, que científicamante tiram dúvidas tão relevantes para o melhoria da qualidade de vida de nossa população.
    Eu venho da área de treinamento de produtos farmacêuticos e gostaria de saber se ao beijarmos uma pessoa existe além da mononucleose infecciosa (viral) outra doença que não viral que pode-se pegar beijando.
    A pergunta é: existe algum fungo que traga problemas graves a saúde e que podemos pegar pelo beijo?
    Portadore do HIV em estágio de monilíase média a grave poderá beijar e não contaminar outras pessoas com HIV?
    Eu costumo orientar os jovens sobre cuidados de se sair nas “baladas” e beijar todo mundo. Então gostaria de saber como posso orientar os jovens que às vezes beijam mais de 10 pessoas em uma noite. O que vocês me sugerem?
    Muito obrigado
    Flávio

  19. é pessimo ter uma lingua assim , é vergonhoso, tem que ter uma cura para isso !!!!!!!

  20. mulhere com lígua fissurada tem predisposição a ter filhos com sindrome de down

  21. Doutor recentemente apareceu um caroço no meio da minha lingua, na parte posterior, cocomitante a uma inflamação de garganta mal tratada. Tenho tido nestes ultimos dias tambem um pouco de mal hálito… não importa o quanto eu escove os dentes, o que não ocorria antes. gostaria de saber quais as possibilidades, o que pode ser? em que médico tenho que ir me avaliar?

  22. Jose augusto diz:

    Pessoal:Olha a pessoa ki é beijada naum sente nada de diferente!Eu tenhu uma namorada ki uma vez eu mostrei pra ela, ela ficou doida flou pra mim nunca mais mostra minha lingua. Mais ainda estamos juntos . Eu axo ki esse negocio é hereditariano, pois minha vo tem a lingua fissurada !

  23. boa noite vou ser rapido minha lingua na parte de baixo a um mês apareceu uma espécie de verruga ou uma afita mais no decorrer ela veio crescendo e eu não sei o que é ainda não fui ao medico sério fui em um rapido e ele me disse que poderia ser um cisto mais quero saber primeiro obrigado..

  24. Tenho 53 anos - único dos cinco irmão c/ este detalhe. Gostaria de saber, Dra. Socorro, qual a relação disso com anomalias hepáticas, pois sempre tive colesterol alto e recentemente exames acusaram 2 cistos 1,75 cm e 3,00 cm de diâmetro no fígado, que também tem excesso de gordura. Recentemente (alguns meses) apareceu um ponto preto na parte superior frontal da lingua - pensei que fosse queimadura - não é pois não teve regenaração - ao contrário - sinto que a textura da lingua está diferente - mais áspera - é mais desconfortável líquidos quentes ou ácidos (frutas e sucos). hojé, domingo, depois de comer alguns pedaços de abacaxí - este ponto negro começou a sangrar bastante, um sangue + vivo enxaguei e fiz pressão no local até
    parar. Comí o abacaxi denovopara tirar dúvidas, o sangue voltou a sair.

    Obrigado

  25. ester macedo diz:

    minha lingua tbm e assim eu monstrei pra minha mae e ela dise que nao era nada eu queria saber que ao beijar alguem com a lingua assim a pessoa sente alguma diferença????

  26. Maria Aparecida diz:

    Lendo seu artigo de que algumas pessoas podem ter língua fissurada e geográfica, acho que me enquadro nesse caso. Sempre sofri com aftas e sensibilidade quando como algo acído, mas de uns tempos para cá, notei algumas bolinhas na parte de cima na lateral, como se fossem as papilas que aumentaram de tamanho, tem uma maior (uns 3 mm de diâmetro) e mais umas três menores, da mesma cor da língua, lisas. O que pode ser?
    Grata

  27. eu tbm possuo esse problema,mas já me acustumei com ele…
    era pior na minha infancia pois ardia quando eu comia alimentos acidos,tomate por ex…
    o meu sensei de kug fu disse q eu tenho lingua de dragão e ele disse q isso é comum com orientais tbm…
    ai eu pensei q esse veio ta caducando e procurei me informa,rsrs
    vlw.

  28. como devo fazer para as manchas vermelhas sumir??
    minha lingua tem essas manchas com cloração branca, sempre pior pela manhã ao se levantar.. ela é cheia de cortes, normal é lisa e a minha é com varios cortes, como rachaduras. existe algum tratamento para amenizar isso?

  29. ñ acredito q ñ tem tratamento linguá fissurada…poxa me sinto tão mal..será q um cirurgião ñ daria jeito??

  30. milton tavares diz:

    nossa, que chique…
    tenho a língua fissurada e adoro ela, uso até como charme, e digo que beijo melhor por ter uma língua assim, mas há algumas semanas minha namorada disse que tenho mau hálito e tenho quase certeza que é por causa da língua, pq não tenho nenhuma doença, e higienizo bem…
    abraço…
    tem alguma higienização específica???

  31. gostaria de saber a causa da lingua fissurada, apareceu de repente, tenho 76 anos,há uma semana,
    aguardo resposta.obrigada

  32. Tenho 16 anos .. Me sinto muito mal com a aparência da minha Língua ..
    Minha Prima tem a língua semelhante á minha mais ela ja é adulta e ja é casada
    Pra mim isso é muito constrangedor porque tenhu muita vergonha até de falar perto das pessoas Para
    elas não reperarem ..
    Fiqueii muito triste ao saber que isso não tem cura ..
    Mais pelo outro lado fiquei feliz porque seii que não é maligno ..
    Muito Obrigado mesmoo pelo exclarecimento
    Até+

  33. Olá, eu tenho algumas fissuras na lingua.. nao sei o que são..
    mais são uns buraquinhos.. e alguns parecem até meio fundos..
    o que é? é grave? gostaria de saber.. pq nao era assim.. e eu tbm nao sinto nenhuma dor!
    obrigado!

  34. Dra Socorro, tenho várias rachaduras nas laterais da lingua q as vezes ardem e ficam pinicando, mas é só nas laterais e as vezes fica um pouco vermelho nas laterais. O que a senhora acha disso?

  35. eu gostaria de saber se essas doeças na lingua aí podem ser trasmitidas pelo beijo de lingua??
    ou seja se beijar alguem q tenha alguma dessas inflamações na lingua, a outra pessoa pega??

  36. Por favor, essa caracteristica é genética? Se o meu marido tem a lingua fissurada seus filhos,em especial os filhos homens, poderão ter? Quais as chances? Essa diferença na anatomia da lingua tem haver com uma predisposição a síndrome de Down?
    Obrigada, ótimo trabalho de informação.

  37. Aff! eu tenho a lingua assim…
    alimentos ácidos causam dor… deveria haver tratamento, é horrivel.
    da vontade de rancar a lingua…tenh vergonha as vezes de beiar meu namorado por causa disso.:S

  38. sera que isso naum tem cura, eu me sinto mal com isso eu nao gosto de falar em publico e tenho vergonha de mim mesmo.

  39. Jânio R. Miranda J. diz:

    Muito foda essa parada de lingua fissurada(doidera)
    eu tenho isso ai,só q no meu caso eu tenho 3 piercings na lingua
    gostaria de saber se pode dá um treco ou algo tipo ?

  40. Oi, de uns dois meses para cá me veio uma mania de cuspir muito, e ate entao não sabia o motivo, daí obsesrvei que a minha lingua estava com uma ranhura maior do que normalmente havia, e tambem que na lingua havia uma especie “pelinhos de lingua” isso e o que causava a cuspedeira. Agora resumindo o que pode ter causado isso é como devo tratar? Será que a ingestão de Bebidas industrializadas como sucos e refrigerente contribuem para isso. eu não fumo e não bebo de forma preocupante o que sera? obrigado pela resposta.

  41. Boa tarde, Dra. Socorro,
    há alguns dias troquei a minha escova de dentes por uma nova que no início estava com as cerdas um pouco durinhas, ela tem umas borrachinhas no centro que formam um circulo em volta das cerdas, não costumo fazer mt força para escovar a língua, mas percebi que um dia uma dessas borrachinhas soltou da escova e minha língua estava sangrando bem sutilmente, o lugar onde havia machucado abriu superficialmente em formato de círculo. Hoje tem mais três “buracos” na minha língua só que parece q eles estão aumentando de tamanho e ficando paulatinamente mais profundos. Ao comer há certa ard~encia e incômodo. Arranquei as borrachinhas e continuo usando a escova. Dra., pode ser língua fissurada? Bicarbonato de sódio é bom para assepsia? Obrigada

  42. sou carlos tenho 17 anos minha lingua e toda cortada e as vezes parece tar aspera ;)
    queria saber o q posso fazer para tirar essas parte aspera q incomoda muito quanto beijo minha
    mina e ainda na ponta fez uma bolinha tenho vergonha dela ;X qq posso fazer
    tem algum precesso??? produto remedio ?? qual a logica??? de poder fazer ela ficar lisa??
    abraço aqui ta show

  43. Tenho 25 anos cara eu nao aguento mais!!!
    Ah porra da minha minha lingua nao para de cortar!!!!
    Essa porra ainda fica salivando muito!!
    Não aguento mais! nem beijar nao consigo… que merdaaaaaaaa
    Detalhe, acho que quando chegar nos 50 nem terei mais lingua ou terei so alguns pedaços….
    Vai toma no cúu… esse é meu castigoooooo……….

  44. gostaria de conhecer pessoas com esse problema

  45. Oi.. agradeço as informações…. + qdo fiquei doente, sem querer comer… fiquei sem comer comida de sal por uma semana.. pela 1ª vez, minha lingua ficou normal… acho q o sal ajuda a ficar + cortada… gosto muito de comida salgada… sera q o sal faz isso mesmo?

  46. eu tenho minha lingua assim eu pensava que era só eu que tinha a lingua fissurada, agora me sinto melhor sabendo que não é uma coisa tão ruim assim, eu queria tanto colocar um piercing na lingua só que eu não se se posso pois tenho a lingua fissura, dra. eu posso colocar um piercing na lingua com a lingua fissurada ?

  47. Mas que legal /ironia. Minah lingua não é SÓ fissurada e nem SÓ geografica. É as DUAS.

  48. ivan c rocha diz:

    estou com um poblema na lingua , sinto ardencia e a minha lingua esta afunalando a cada dia mais , tenho poblemas de frefluxo estomacal , ja fui ao medico que me flaram que pode ser alguma gastrite , sempre aparece uma camada branca na minha lingua e as vese ja apareceu pontos avermelhados . pode se pegar isto em praticas de sexo oral?

  49. dalva ferreira oliveira diz:

    bom gostaria de saber porque eu passei a ter minha lingua (fissurada) acho, so que eu nao sinto sabor de nada mais e muito ruim ficar como estou tudo que como ou bebo tem sabor azedo ate quando passo a lingua nos labios ou em meus proprios dedos o sabor e horrivelmente azedo . por favor me ajude . preciso saber o que e isso e qual e a especialidade medica devo procurar? estou em desespero tem uns 2 meses que apareceu isso , e como se eu tivesse com a boca cheia de papel aluminio e horrivel . me ajudem por favor . um abraco e conto com voces .

  50. olá muito legal esse artigo, apos uma palestra um colega de trabalho que nunca tinha ido ao dentista pediu que eu avalia-se como sou tecnica fui buscar mais informações na verdade ele nem sabia o que tinha, eu nunca tinha visto parabens pelo artigo muito legal.

  51. MINHA LÍNGUA É TODA CORTADA E A MÉDICA DISSE QUE ISSO É COISA COMPLETAMENTE NORMAL…
    CHAMADA DE MAPA É FEIO KKK

  52. Gostei muito do artigo mas a minha esperança era que fosse possivel um tratamento por que , falando serio, e muito feio….kkkkkkkkk que bom que nao estou sozinha e que outras pessoa compartilham da mesma preocupacao que a minha…….
    Obrigada pelos esclarecimentos.

  53. existe alguma coisa que eu faça, pra não morder as bordas da lingua?

  54. oi! eu tenho a lingua fissurada, isso me encomoda muito, fico muito sem graça guando alguém percebe. oque devo fazer existe tratamento pra isso?

  55. Tenho a lingua assim e uma guria que eu beijei não gostou !!
    oque fasso ?

  56. BOA TARDE ! é mais facil pegar uma doença através do beijo devido aos cortes na lingua ??

    desde ja obrigado !

  57. queria saber se ligua geografica(fissurada) tem relacao com emagrecimento, pois tenho 23 anos como muito e nao engordo, sou muito magro p minha altura 1.82 61 KG .. por favor me ajude!!

  58. Sim gostei do artigo, mas gostaria de saber se é normal a língua inchar as vezes???

    Obrigada!!!

  59. Fernando Brandão diz:

    tenhoo linguaa fissuradaa,caraaa não tem cura mesmoo?,com tantas tecnologias,ser´aque não existe nenhuma operação pra isso?quero a resposta!

  60. Também estou coma sensação de queimado na língua e por toda a extensão interna da boca, como se tivessa bebido café muito quente. E minha garganta dói ao engolir, bem como a língua dói ao movimentá-la para cima, para baixo e para os lados. No início, há uns dez dias, pensei que fosse faringite, já que não tenho mais as amígdalas, mas agora, assosciada a dor na garganta com os demais sintomas, já estou preocupada, pois nunca tinha ouvido falar nesse tipo de sensação constante. Será alguma doença, Dra. Socorro Azevedo??

  61. Nossa, tirei um peso da consiencia agora.. Valeeu pela informação, pensava q fosse algo mais grave. Não dói, mais tenho vergonha como todos os outros q tem isso… ja q não tem cura, o jeito é me conformar.. :D

  62. gabriel ricardo diz:

    Power
    Ao passar do tempo minha lingua pode melhorar ou piorar, esses corte feios vão sicatrisar ? pois da muita vergonha, minha familia tem isso mais não é tão grave quanto a minha a minha lingua é bem diferente , parece a cada geração que passa piora cade vez mais ! sera que isso vai mudar ?

  63. Ola Dra Socorro Azevedo,
    obigada pelas informações, sabendo que meu problema é mais comum que imaginava e que é benígno,
    fico mais tranquila e passo a gostar mais da minha língua e cuidar dela com muito carinho e higiene.
    Obrigada pelo seu trabalho e dedicação.

  64. Por que as vezes aparece alguns vergoes vermelhos como se estivesse comido abacaxi,fica toda irritada e com ardencia. Tenho a lingua fissurada e so eu sentir algum mal estar fico com a lingua assim.

    PODERIA POR GENTILESA ME DAR ALGUMA RESPOSTA

  65. por que de vez em quando fico com a lingua ardendo com alguns vergoes vermelhos como se estivesse comido abacaxi, tambem tenho a lingua fissurada… poderia por gentilesa me dar uma resposta de qual pode ser o problema

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Você deve estar logado para publicar comentário Entrar »