Língua Fissurada

    A língua fissurada (ou língua escrotal) apresenta fissuras longitudinais, transversais ou oblíquas em parte ou toda sua superfície dorsal. Trata-se de uma condição benigna.

    Detritos alimentares podem se alojar nessas fissuras, causando ou contribuindo para a inflamação e sensação de desconforto. Parece haver uma predisposição genética e há maior freqüência em indivíduos com síndrome de Down. É a anormalidade congênita mais frequente da língua, variando a sua incidência de 0,5 a 12% da população.

    Clinicamente, apresenta-se como pequenos sulcos ou pregas na face dorsal da que, frequentemente, se irradiam de um sulco central logitudinal mais profundo. O número, profundidade e dimensões dos sulcos variam muito, porém, são em geral simétricos. Em um grande número de casos, o paciente não se apercebe da alteração a não ser que, devido a trauma, infecção etc., o fato chame sua atenção e, não raro, ele atribui a estes fenômenos o seu aparecimento.

     

     Segundo Gallina e Camargo, não há preferência por sexo, enquanto Pugliese, indica predominância dessa anomalia por sexo masculino, sendo a mesma estatísticamente significante.

    Geralmente é indolor, a não ser que alimentos, penetrando nos sulcos, venham a fermentar provocando irritação e ardor. Um grande número de casos vem associado à macroglossia, causando edentações nas bordas. Alguns autores referem a ocorrência simultâneas com língua geográfica. É também observada em cerca de 1/3 dos casos de síndrome de Melkrsson-Rosenthal. Estudos atuais mostram que esta alteração pode intensificar-se com a idade.

    Tratamento não há, recomenda-se boa higienização com escovação das fissuras para evitar que alimentos aí depositados possam fermentar e provocar sintomatologia dolorosa. Por se tratar de um condição benigna não é necessária a intervenção médica.

Dra. Socorro Azevedo

Dra. Socorro Azevedo formada em odontologia pela Universidade Federal da Paraíba. Atua na área de odontopediatria e clinico geral.

65 comentários em “Língua Fissurada

  1. MINHA LÍNGUA É TODA CORTADA E A MÉDICA DISSE QUE ISSO É COISA COMPLETAMENTE NORMAL…
    CHAMADA DE MAPA É FEIO KKK

  2. Gostei muito do artigo mas a minha esperança era que fosse possivel um tratamento por que , falando serio, e muito feio….kkkkkkkkk que bom que nao estou sozinha e que outras pessoa compartilham da mesma preocupacao que a minha…….
    Obrigada pelos esclarecimentos.

  3. oi! eu tenho a lingua fissurada, isso me encomoda muito, fico muito sem graça guando alguém percebe. oque devo fazer existe tratamento pra isso?

  4. Tenho a lingua assim e uma guria que eu beijei não gostou !!
    oque fasso ?

  5. BOA TARDE ! é mais facil pegar uma doença através do beijo devido aos cortes na lingua ??

    desde ja obrigado !

  6. queria saber se ligua geografica(fissurada) tem relacao com emagrecimento, pois tenho 23 anos como muito e nao engordo, sou muito magro p minha altura 1.82 61 KG .. por favor me ajude!!

  7. Sim gostei do artigo, mas gostaria de saber se é normal a língua inchar as vezes???

    Obrigada!!!

  8. tenhoo linguaa fissuradaa,caraaa não tem cura mesmoo?,com tantas tecnologias,ser´aque não existe nenhuma operação pra isso?quero a resposta!

  9. Também estou coma sensação de queimado na língua e por toda a extensão interna da boca, como se tivessa bebido café muito quente. E minha garganta dói ao engolir, bem como a língua dói ao movimentá-la para cima, para baixo e para os lados. No início, há uns dez dias, pensei que fosse faringite, já que não tenho mais as amígdalas, mas agora, assosciada a dor na garganta com os demais sintomas, já estou preocupada, pois nunca tinha ouvido falar nesse tipo de sensação constante. Será alguma doença, Dra. Socorro Azevedo??

  10. Nossa, tirei um peso da consiencia agora.. Valeeu pela informação, pensava q fosse algo mais grave. Não dói, mais tenho vergonha como todos os outros q tem isso… ja q não tem cura, o jeito é me conformar.. 😀

  11. Power
    Ao passar do tempo minha lingua pode melhorar ou piorar, esses corte feios vão sicatrisar ? pois da muita vergonha, minha familia tem isso mais não é tão grave quanto a minha a minha lingua é bem diferente , parece a cada geração que passa piora cade vez mais ! sera que isso vai mudar ?

  12. Ola Dra Socorro Azevedo,
    obigada pelas informações, sabendo que meu problema é mais comum que imaginava e que é benígno,
    fico mais tranquila e passo a gostar mais da minha língua e cuidar dela com muito carinho e higiene.
    Obrigada pelo seu trabalho e dedicação.

  13. Por que as vezes aparece alguns vergoes vermelhos como se estivesse comido abacaxi,fica toda irritada e com ardencia. Tenho a lingua fissurada e so eu sentir algum mal estar fico com a lingua assim.

    PODERIA POR GENTILESA ME DAR ALGUMA RESPOSTA

  14. por que de vez em quando fico com a lingua ardendo com alguns vergoes vermelhos como se estivesse comido abacaxi, tambem tenho a lingua fissurada… poderia por gentilesa me dar uma resposta de qual pode ser o problema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *