Odontodicas Porque a saúde começa pela boca…

9 de agosto de 2008

Língua Fissurada

Filed under: Doenças da Língua — Tags: — Dra. Socorro Azevedo @ 21:05

    A língua fissurada (ou língua escrotal) apresenta fissuras longitudinais, transversais ou oblíquas em parte ou toda sua superfície dorsal. Trata-se de uma condição benigna.

    Detritos alimentares podem se alojar nessas fissuras, causando ou contribuindo para a inflamação e sensação de desconforto. Parece haver uma predisposição genética e há maior freqüência em indivíduos com síndrome de Down. É a anormalidade congênita mais frequente da língua, variando a sua incidência de 0,5 a 12% da população.

    Clinicamente, apresenta-se como pequenos sulcos ou pregas na face dorsal da que, frequentemente, se irradiam de um sulco central logitudinal mais profundo. O número, profundidade e dimensões dos sulcos variam muito, porém, são em geral simétricos. Em um grande número de casos, o paciente não se apercebe da alteração a não ser que, devido a trauma, infecção etc., o fato chame sua atenção e, não raro, ele atribui a estes fenômenos o seu aparecimento.

     

     Segundo Gallina e Camargo, não há preferência por sexo, enquanto Pugliese, indica predominância dessa anomalia por sexo masculino, sendo a mesma estatísticamente significante.

    Geralmente é indolor, a não ser que alimentos, penetrando nos sulcos, venham a fermentar provocando irritação e ardor. Um grande número de casos vem associado à macroglossia, causando edentações nas bordas. Alguns autores referem a ocorrência simultâneas com língua geográfica. É também observada em cerca de 1/3 dos casos de síndrome de Melkrsson-Rosenthal. Estudos atuais mostram que esta alteração pode intensificar-se com a idade.

    Tratamento não há, recomenda-se boa higienização com escovação das fissuras para evitar que alimentos aí depositados possam fermentar e provocar sintomatologia dolorosa. Por se tratar de um condição benigna não é necessária a intervenção médica.

65 Comments »

  1. MINHA LÍNGUA É TODA CORTADA E A MÉDICA DISSE QUE ISSO É COISA COMPLETAMENTE NORMAL…
    CHAMADA DE MAPA É FEIO KKK

    Comentário by VANESSA — 5 de novembro de 2009 @ 21:22

  2. Gostei muito do artigo mas a minha esperança era que fosse possivel um tratamento por que , falando serio, e muito feio….kkkkkkkkk que bom que nao estou sozinha e que outras pessoa compartilham da mesma preocupacao que a minha…….
    Obrigada pelos esclarecimentos.

    Comentário by Adriana — 17 de novembro de 2009 @ 23:07

  3. existe alguma coisa que eu faça, pra não morder as bordas da lingua?

    Comentário by Maykon — 21 de novembro de 2009 @ 10:51

  4. oi! eu tenho a lingua fissurada, isso me encomoda muito, fico muito sem graça guando alguém percebe. oque devo fazer existe tratamento pra isso?

    Comentário by Erismar — 25 de novembro de 2009 @ 21:25

  5. Tenho a lingua assim e uma guria que eu beijei não gostou !!
    oque fasso ?

    Comentário by jeferson — 7 de dezembro de 2009 @ 15:34

  6. BOA TARDE ! é mais facil pegar uma doença através do beijo devido aos cortes na lingua ??

    desde ja obrigado !

    Comentário by fabio — 9 de dezembro de 2009 @ 15:30

  7. queria saber se ligua geografica(fissurada) tem relacao com emagrecimento, pois tenho 23 anos como muito e nao engordo, sou muito magro p minha altura 1.82 61 KG .. por favor me ajude!!

    Comentário by fILipp — 14 de dezembro de 2009 @ 12:14

  8. Sim gostei do artigo, mas gostaria de saber se é normal a língua inchar as vezes???

    Obrigada!!!

    Comentário by mabe — 19 de dezembro de 2009 @ 19:04

  9. tenhoo linguaa fissuradaa,caraaa não tem cura mesmoo?,com tantas tecnologias,ser´aque não existe nenhuma operação pra isso?quero a resposta!

    Comentário by Fernando Brandão — 22 de dezembro de 2009 @ 16:22

  10. Também estou coma sensação de queimado na língua e por toda a extensão interna da boca, como se tivessa bebido café muito quente. E minha garganta dói ao engolir, bem como a língua dói ao movimentá-la para cima, para baixo e para os lados. No início, há uns dez dias, pensei que fosse faringite, já que não tenho mais as amígdalas, mas agora, assosciada a dor na garganta com os demais sintomas, já estou preocupada, pois nunca tinha ouvido falar nesse tipo de sensação constante. Será alguma doença, Dra. Socorro Azevedo??

    Comentário by Amanda — 26 de dezembro de 2009 @ 15:11

  11. Nossa, tirei um peso da consiencia agora.. Valeeu pela informação, pensava q fosse algo mais grave. Não dói, mais tenho vergonha como todos os outros q tem isso… ja q não tem cura, o jeito é me conformar.. 😀

    Comentário by Hudson — 7 de janeiro de 2010 @ 20:50

  12. Power
    Ao passar do tempo minha lingua pode melhorar ou piorar, esses corte feios vão sicatrisar ? pois da muita vergonha, minha familia tem isso mais não é tão grave quanto a minha a minha lingua é bem diferente , parece a cada geração que passa piora cade vez mais ! sera que isso vai mudar ?

    Comentário by gabriel ricardo — 24 de janeiro de 2010 @ 03:42

  13. Ola Dra Socorro Azevedo,
    obigada pelas informações, sabendo que meu problema é mais comum que imaginava e que é benígno,
    fico mais tranquila e passo a gostar mais da minha língua e cuidar dela com muito carinho e higiene.
    Obrigada pelo seu trabalho e dedicação.

    Comentário by Elizabeth — 27 de janeiro de 2010 @ 13:02

  14. Por que as vezes aparece alguns vergoes vermelhos como se estivesse comido abacaxi,fica toda irritada e com ardencia. Tenho a lingua fissurada e so eu sentir algum mal estar fico com a lingua assim.

    PODERIA POR GENTILESA ME DAR ALGUMA RESPOSTA

    Comentário by eite lima souza — 27 de janeiro de 2010 @ 21:46

  15. por que de vez em quando fico com a lingua ardendo com alguns vergoes vermelhos como se estivesse comido abacaxi, tambem tenho a lingua fissurada… poderia por gentilesa me dar uma resposta de qual pode ser o problema

    Comentário by edite lima souza — 30 de janeiro de 2010 @ 00:42

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Powered by WordPress