Hipersensibilidade dentária

A hipersensibilidade dentária é a sensação dolorosa que você pode ter ao ingerir alimentos ou bebidas frias ou quentes.Também é possível sentir dor ao aspirar ar frio. Essa hipersensibilidade pode se apresentar quando as gengivas se retraem, separando-se dos dentes , ou quando há perda de gengiva.

A perda de gengiva pode ser o resultado de escovar os dentes com força excessiva ou de não os escovar nem limpá-los regularmente com fio dental.

Quando há perda de gengiva, a parte do dente que está debaixo da linha da gengiva, chamada raiz dental, pode ficar exposta. Ela encontra-se inervada ( nervo ) do centro  do dente por pequeníssimos dutos cheios de líquido.

Este tecido inervado do dente denomina-se polpa dental. Quando estes dutos entram em contato com o calor ou frio, o líquido que eles contém pode estimular o nervo e causar dor nos dentes.

Também pode haver hipersensibilidade dental se a camada superficial dura do dente, chamada de esmalte dental, é desgastada.

A hipersensibilidade dental pode ir e vir, mas ignorá-las pode levar a outros problemas bucais.

Fatores que contribuem para a hipersensibilidade dental.

• Escovar os dentes com muita força, com uma escova de cerdas duras. Pode causar perda de gengiva.
  • Comidas e bebidas que contêm ácidos ou açúcares. As bebidas como cola ou gaseificadas, os sucos de frutas e os refrigerantes que contém açúcar podem contribuir para a formação de cáries, o que, por sua vez, pode ocasionar hipersensibilidade.
  • Apertar ou rangir os dentes, pode causar um desgaste das superfícies dentárias.

Limpeza ou tratamentos dentários. A hipersensibilidade pode se apresentar depois de se submeter a limpezas ou tratamentos, tais como branqueamento dentário. Em geral desaparece pouco a pouco, depois de terminar o tratamento. Diante de qualquer incômodo, consulte seu dentista.

Algumas formas de prevenir a hipersensibilidade dentária

• Escove seus dentes e limpe-os com o fio dental duas vezes ao dia para prevenir a perda de gengiva. Certifique-se de limpar cada parte da boca, incluindo o espaço entre os dentes e a zona situada ao longo da linha da gengiva.
  • Escove com suavidade e utilize uma escova com cerdas ultra macias. Isto ajudará a prevenir a perda de gengiva e protejerá o esmalte dental para que não se desgaste.

Evite os alimentos e as bebidas com conteúdo ácido.

Se continuar tendo hipersensibilidade, consulte seu dentista, só ele poderá lhe ajudar.

Dra. Socorro Azevedo

Dra. Socorro Azevedo formada em odontologia pela Universidade Federal da Paraíba. Atua na área de odontopediatria e clinico geral.