Conceito e etiologia
 
    Comumente conhecida como aftas, constitui lesões vesiculares que se rompem e formam úlceras arredondadas, com bordas elevadas, bastante dolorosas.São úlceras superficiais cobertas com uma camada amarela e círculo eritematoso. Ocorre uma sensação de queimação que prejudica a fala e a mastigação. Duram de 4 a 8 dias. Suas causas são alimentares, endócrinas (nas mulheres) infecciosas ou psíquicas.

    Trata-se de uma entidade distinta da gengivestomatite herpética aguda de etiologia não esclarecida, mas influenciada por fatores predisponentes como: tensão e ansiedade, traumatismo e transtornos endócrinos.

Afta (no círculo azul) na mucosa do lábio inferior.

    As aftas crônicas recorrentes ocorrem em 10 a 55% da população, aumentando com o nível educacional e sócio-econômico. Incide mais na segunda e terceira décadas de vida. As úlceras são do tipo crateriforme, maiores que as da gengivestomatite herpetíca e cuja duração varia de 5 a 30 dias, conforme a localização, sendo mais comum entre 7 a 10 dias.
 
Sua etiologia é discutível, tendo sido relacionada a:

  1. Hipersensibilidade auto-imunitária ou por influência da alimentação (ácidos);
  2. Distúrbios gastrintestinais (dispepsia);
  3. Distúrbios psicossomáticos;
  4. Fatores traumáticos.

    A  relação entre aftas recorrentes e o vírus do herpes simples não foi demonstrada, (a maior parte da população com primoinfecção hérpetica observada na infância). Na estomatite aftosa apresenta-se úlceras e vesículas fugazes, não há gengivite, não há febre e as úlceras em geral não ultrapassam de cinco a seis.

    A estomatite aftosa pode aparecer, sob as seguintes formas: aftas ocasionais, aftas agudas e aftas crônicas recorrentes.

Aftas ocasionais - são lesões isoladas que aparecem com períodos vários de meses a anos.

Aftas agudas - aparecimentos de aftas que persistem por semanas, mais sucedendo outras, possivelmente relacionadas a transtornos gastrintestinais.

Aftas crônicas recorrentes - sempre presentes durante períodos, os quais chegam a anos.As lesões da estomatite aftosa são difíceis de diferenciar das lesões herpéticas. Podem ocorrer em qualquer área da mucosa oral, e são as mais dolorosas de todas as ulcerações da cavidade oral. Podem ser uma manifestação alérgica associada com o ciclo menstrual e trauma emocional. As úlceras têm cor amarelo-esbranquiçada, com forma e tamanho variados. As margens são eritematosas e endurecidas. Ficam presentes por uma semana e cicatrizam de 10 a 14 dias sem sequela.

Tratamento da estomatite aftosa ( aftas )

Eliminar todos os alimentos ácidos e verificar as causas infecciosas.

    São recomendadas aplicações de corticostéroides localmente ( embrocações) ( colutóides ) ou em pastilhas ou pastas. Usa-se comumente na, na prática, a cauterização local da úlcera com fenol canforado ou ácido ticloroácetico ( ocorre supressão da dor, mas retarda a cicatrização).  São indicados para aliviar os sintomas.

Tags: ,



Outros artigos relacionados ao tema

  • Estomatite nicotínica -Etiologia Esta forma de ceratose relacionada com o tabaco é uma das formas bucais mais comuns, não s...
  • Leucoedema - lesões brancas - Até o momento, ainda não foi estabelecida a causa ou etiologia definitiva do leucoedema. As tentati...
  • Cistos bucais - Os cistos da maxila, mandíbula e regiões periorais compreendem diversas entidades sob os pontos de ...
  • Nevo branco esponjoso -Características clínica O nevo branco esponjoso é uma condição hereditária autossômica dominante con...
47 comentários para “Aftas - Estomatite aftosa”
  1. pedro jefferson lins silva diz:

    Olá,se possivel gostaria que publicasse algo sobre alveolites,desde já agradeço.abraços pedro jefferson.

    Resposta
    Pedro,
    Ok, obrigada pela sugestão. Vou publicar brevemente.
    Dra. Socorro Azevedo.

  2. toda vez que fico nervosa ou ansiosa tudo o que eu como me faz mal, e não para no estomago,bate dentro e bate fora!! ai logo depois minha boca estora toda com um tipo de aftas enormes que queimam demais e quase nem dá para falar, queria saber o que pode ser isso? começo a tratar essas aftas com um medicamento chamado bismujet mas não adianta, por favor responda essa minha pergunta muito obrigada..

    Resposta
    Camila,
    As aftas e os problemas gástricos, têm maior incidência em pessoas nervosas, ansiosas e estressadas. Procure tratar a sua ansiedade de alguma forma. Esta, provavelmente, é a responsável por todos esses problemas. Não adianta tratar apenas as aftas, elas quase sempre aparecerão se o problema do estresse não for resolvido. Quando tiver com aftas procure não ingerir alimentos ácidos ou apimentados. O uso de antiinflamatórios colutórios diminuem a dor e aceleram o desaparecimento das aftas.
    Não deixe de procurar um médico, certo?
    Dra. Socorro Azevedo.

  3. Aparecido dos Santos Octavio diz:

    Bom dia, tenho aftas a cada semana. Elas aparecem na lingua, na parde de cima e na barte debaixo, são doloridas e demoram de 5 a 10 dias para sarar. Logo uma sema após novamente aparecem. Uso anticépicos, uso de tudo. O que devo fazer para ao menos diminuir essa incidência. Sou muito ancioso e tenho hérnia de Hiato… seria isso?
    Obrigado desde.

    Resposta
    Aparecido,
    A hérnia de hiato não tem nenhuma influência no aparecimento das aftas. A ansiedade e o estresse SIM! Se você tratar a sua ansiedade verá que as aftas, se não desaparecerem por completo, raramente aparecerão.
    Dra. Socorro Azevedo

  4. EU DESCOBRI QUE O YAKURT, OU CHAMITO E OTIMO PRA AFTAS POR CONTER LACTOBACILOS VIVOS,SEMPRE QUE TENHO USO E ELAS DESAPARECEM EM DOIS DIAS E COM MENOS DOR . ESSA E MINHA DICA.

  5. MINHA FILHA TEM 5 ANOS E ESTA A QUASA UMA SEMANA COM FEBRE ALTA E UMA AFTA NA BOCA.ESTOU MUITO TRISTE PORQUE ELA NAO QUER COMER NADA , E TENHO DUVIDAS SOBRE OS SUCOS E ALIMENTOS QUE ELA REALMENTE PODE INGERIR……… ME AJUDEM POR FAVOR. ESSE PROBLEMA DE AFTAS DA MINHA FILHA É MUITO FREQUENTE, POR ISSO GOSTARIA DE AJUDA COM A LIMENTAÇÃO DELA.

  6. Ontem eu apareci com um tipo de afta na linguaa que estava doendo muito e não conseguia nem mastigar ou falar direito.Hoje apareci com uma no canto da boca que também esta doendo muito.E como eu uso aparelho está me encomodando muito.
    O que é isso ?é estomatite ? Me ajudee !

  7. Olá!Bom Dia!!!
    Gostaria de tirar uma dúvida ….
    Tem dias antes e depois do meu ciclo mestrual,que aparecem na minha língua umas manchinhas em forma de círculo que o contorno delas são avermelhadas,e no meio desses círculos ficam rosadas ou seja um tom mais claro que minha língua e sinto uma dor chata,tipo como se ela tivesse inflamada…incomoda muito até se meus dentes tocarem sem querer machuca…e pra beijar também…(kkkkkkkk)até nisso..!
    Por favor me tire essa dúvida é alguma coisa grave…?
    Obrigada!!!Fica com Deus!!!

  8. ESTOU COM UNS CAROCINHOS NA LINGUA QUE JA DURAM APROXIMADAMENTE DUAS SEMANAS, COMO COM DIFICULDADE, COISAS QUENTES E SALGADAS INCOMODAM, PARECE ATE QUE QUEIMEI A LINGUA. COMECEI A SENTIR MINHA GARGANTA COMO QUE INFLAMADA, ARDIA E DOIA QUANDO COMIA ALGUMA COISA, DEPOIS A LINGUA FICOU DESSE JEITO. O QUE PODE SER? O QUE POSSO TOMAR PARA MELHORAR?

  9. tenho problemas de aftas constantemente, a mais de 10 anos, normalmente quando eu machucos a boca.

    normalmente desaparece rápido (5 A10 DIAS), sou muito estressado tomo muito café com leite durante o dia (cerca de 5 copos)

    gostaria de saber… qual é o tipo de aftas que eu tenho?
    se tem nessecidade de procurar um médico?

    se tem alguma ligação do café com as aftas?
    obrigado…

  10. Oi ! Meu filho quando tinha 4 meses de idade teve estomatite, hoje ele está com 2 anos e 4 meses, a mais de 5 meses ele está tendo essa inflamação, eu levo ele ao médico e ele toma antibióticos, a mamadeira, a chupeta, e o copinho eu deixo de molho na água sanitária. Será que ele pega este vírus na escolinha? Eu perguntei para os professores dele se tem alguma criança com estomatite e eles me dizeram que não. O que eu faço? Tire minha Dúvida eu te agadeço.

  11. Pode beijar com aftas? elas correm risco de inflamarem ou infeccionarem??

  12. a minha filha tem 22 meses e teve uma estomatite a minha duvida é sera que agora podera aparecer-lhe mais facilmente e qual tera sido a causa?estou preocupada que lhe apareça mais vezes visto ser tão doloroso.

  13. Bom dia!hoje 12 de junho,nem sei se mereço, mas acordei com a boca toda inchada,no lábio superior,umas bolinhas tudo juntinhas,tava lendo os comentários e parece q eu tenhu estomatite,eu tenho isso direto,mas não é comum em todo mÊs não.Só que hoje comemoro o dia dos namorados,Meus DEUS o que eu vou fazer com essa boca toda inchada assim?eu to passando bicarbonato,será que irá resolver.Por favor me falem agora o que eu devo passar? Obrigada….

  14. OI,gostaria de saber se fazer sexo oral tem haver com aftas? Toda vez que chupo meu namorado aparece aftas na minha boca? será que é o esperma?

  15. Dr. a alguns dias a ponta de minha língua está com muitas afitas e com minha boca fica amargando,com o cuspe grosso e é como se minha língua estivesse dormente!
    O que é?O que devo fazer?

  16. OLÁ, TENHO GASTRITE E SOFRO MUITO COM AFITAS NA LINGUA, MAIS SÓ APARECEM NA LINHA AS VEZE DÓI MAIS A MAIORIA DAS VEZES NÃO DÓI NADA ATÉ CONSIGO ESCOVAR A LINGUA, USO BISMUJET E AFTINE MAIS NÃO TEM SIDO MUITO ÚTIL, SERÁ QUE NÃO É UMA DOENÇA MAIS GRAVE?

  17. meu filho tem 2 anos e 4 meses e oprimo dele esta com estomaatite é contagioso?

  18. Gildenir silva mendes diz:

    boa noite eu tenho aftas por toda a regiao da boca elas inflamam e eu fico com a boca toda deformada eu ja fui em varios medicos eles passam varios remedios e nenhum deles tem efeito ja fis endoscopia e constatou gastrite leve, por isso não sei o que é que eu tenho, por favor me ajudem a liviar esta dor ou me encaminhem a algum especialista.

  19. estou com essas bolinhas brancas na minha garganta não consigo nem tomar agua.isso ocorreu durante uma infeção de garganta muito forte!isso é estomatite??desde já agradeço. obrigada!!!!!!!!!!

  20. Bom eu to comuma afta bem no canto da ligua e não aguento mais doe muito
    eu não cosigo comer nada
    doen tanto que eu sinto o meu ovido
    e muito ruim
    já usei tudo quanto foi tipo de remedio de jáme falaram que é bom e nada ainda
    Agora eu to fazendo gargarejo com um remedio chamado “Pedra Ume”
    vc pode me audar?

  21. precisa ir no dentista ou no medico se eu estiver com estomatite?

  22. olá,
    Não é com muita alegria que venho falar com vcs…
    Novamente minha filha etá com aftas, que desta vez, o quadro é muito pior, já está com febre (39º) há 4 dias. ela teve este mesmo problema p ano passado, mais este ano está pior… pois são muitas aftas, na garganta, no céu da boca, na gengiva, muitas, e ainda por cima a gengiva está toda inflamada… Levei ela ao médico… A médica receitou ( AMOXICILINA, NISTATINA E ANTI-PIRÉTICO)
    ocorre que não está surtindo efeito. li vários artigoa na internet à respeito, e em todos eles é recomendado o uso de meticorten… Porque a médica não receitou? minha filha não melhorou nada… por favor me respondam, estou aflita, pois ela não come e chora de dor… me ajudem!!!

  23. as aftas causam o q

  24. SOFRO DE AFTAS…..EXTREMAS QUE DURAO ATE 15 DIAS PRA MAIS…

    SAO ENORMES…DOEM MTO…MAS MTO MESMO..E NUNCA HA UMA UNICA AFTAS…COMO HJ Q ESTOU COM 5 AFTAS….NAO AGUENTO MAIS SOFRE COM ISSO…CHEGO A CHORAR DE TANTA DOR…COSTUMO USAR XELOCAINA ORAL…ALIVIA A DOR NAS REFEIÇOES;;;…..E TB ONCILOM NA HORA DO SONO….MAS SINTO Q A XELOCAINA ME CAUSA FEBRE E TB BAIXA IMUNIDADE…É VERIDICO ISSO?….OBRIGADO

  25. boa tarde! gostaria de saber o pq q minha filha de 3
    anos estar com estomatite pela segunda vez? a 1º ela tinha 1 ano e agora de novo?
    obg des de já!!

  26. Oi!

    Tenho frequentemente aftas na garganta, sem ser acompanhada de febre. Gostaria de saber se é algo relacionado com reflúxo, ou uso constante de bebidas alcóolicas como cerveja e wisky. Não tenho uma alimentação extremamente saudável, não tenho o hábito de comer frutas. Sempre tenho uma senssação de gofo e uma certa acidez que não é frequente. Essas aftas doem a ponto de sentir um incomodo no ouvido. Por favor, tirem minhas dúvidas!

  27. Boa Tarde Dra. :)

    É batata! Sempre que machuco a boca escovando os dentes, aparece uma áfta! Como evtar q ela “estoure” ?? Porque percebo que depois do ocorrido, leva um dia pra estourar a áfta …

    Grata,
    Mel

  28. POR FAVOR ME AJUDEM! Toda semana tenho aftas, muitas aftas, quando mal me recupero das 1ªs vem outras mais. Além disso minha língua inteira fica cheia de ferida, a impressão é que mastigaram toda lateral da língua, feio mesmo. Elas me dão muita dor de cabeça, mal estar e até febre quando estou muito atacado. Isso é por causa de acidez estomacal, alimentos, estress… Café pode acentuar isso… Me ajudem já não tenho uma vida mais tranquila por causa delas! Agradeço muita a ajuda.

  29. isabel cristina couto diz:

    Boa tarde:
    Minha filha está com estomatite e gostaria de tirar algumas dúvidas. Ela começou no dia 13/10 com febre de 38º e uma ferida nos lábios, achando que era herpes dei a ela o comprimido penvir à noite e pela manhã como ela não melhorou e apareceram mais feridas levei-a no médico e ele mandou que ela tomasse bezentasil e hexomedina para colocar nas feridas,mas como ela continuou com febre e as feridas aumentaram fui com ela no gastro e ele passou rovamicina de 6 em 6 horas e uma pomada ( OMCILON-A EM ORABASE) como ela reclamou que não estava melhorando e oremédio acabaria hoje, ontem liguei para o médico e ele disse que é assim mesmo e que eu comprasse mais uma caixa do antibiótico para continuar com o tratamento, mas conversando com um tio meu que é médico aposentado fiquei em dúvida,porque ele mandou suspender o antibiótico e a pomada e usaar apenas a pomada gingilone de meia em meia hora?
    O que devo fazer?
    obs: os dois médicos que a levei falaram que é estomatite bacteriana?

  30. minha lingua e roxa de um lado sera que alguma doença sera que tem cura porque ela me incomoda so chamado de lingua roxa

  31. tratamento Ass;Angerlica o meu emal éangelica_taveirafjv@hotmail.com diz:

    me gostaria de saber qual tipode de tratamento devo usar com meu filho de 2 anos e meio elet tem aftaestomatitica que fica uma semana e depois de curada volta de novo por favor me mande um emal com uns responda

  32. Michelle Munhóz diz:

    Olá Boa noite! Eu tenho um problema muito grave de aftas, já fiz endoscopias fui em clinico geral e no dentista e não consegui resolver a doenças. As aftas aparece quase todas semana, e de 3 a 4 e são grandes, agora resolver aparecer um pontinho no meio da minha lingua ele e vermelho e no meio amarelo e muito doloroso, e em volta da lingua aparece as aftas que são grandes, e com isso me da muita sede só que percebo que não mata a sede, fico também sem comer direito pois não sinto o paladar da comida, isso está me preocupando pois pesquiso no site as variadas doenças que existe. Sou um pessoas que fica nergosa por pouca coisa. Gostaria de saber como deve tratar? abçs… Obridado.

  33. Tambem tenho d vez enquando,problemas com aftas ,mas desta vez é com meu filho de 6 anos,hoje faz 5 dias levei ao médico e tudo que diz minha amiga aí,foi o que a medica passou,realmente ficamos sem saber o que fazer quando é com o filho,mas ao ler esses comentarios me ajudou muito obrigada

  34. eu to com a gargata a boca os labis o ceu da boca de baixo da lingua o estomago ja gastrei 500 reais em remedio e nao adiantou o q eu faço ?????pelo amor de deeusme ajuda u nao oomo e nem bebo agua ja tem uma semana

  35. Ola tenho uma duvida minha filha frequantimente aparece com afta ela tem apenas 6 anos e normal afta em crianças, por favor me responda!

  36. Boa noite.
    Eu fui tirar um dente do sizo,o dentista machucou muito minha boca para tira-lo.Ele errava o dente e carcava o ferrinho na minha lingua.Na hora,claro nao senti nada,mas depois de 2 dias,nos lugares dos machucados apareceram aftas.Uma delas é enorme,dói muito mesmo,nao aguento mais,fazem 3 dias que estou sofrendo com elas.O que eu passo para aliviar,pelo amor de Deus nao me fala pra passar bicarbonato ou agua oxigenada,pq eu ja passei com frequencia e diariamente e nao melhorou em nada.Quero saber o que eu passo para que elas desaparecam o mais rapido possivel,e o que alivia para mim voltar a comer.
    Por favor me de uma soluçao!!
    Quanto tempo eu vou continuar com essas coisas horrorosas na boca????

    Plissss!!!!!!!

  37. Olá!! Aparentemente eu acho que estou com afta, porém há pouquissimas em minha boca, entretanto toda a minha boca está doendo muito ao mastigar, escovar, a gengiva, bem próximo aos dentes está avermelhado, inflamado sem ter nenhuma sequela. Isso é afta mesmo?
    Faz 4 dias que estou com esses sintomas e tenho 16 anos de idade.
    Por favor me respondem!!
    Desde já agradeço…

  38. ola tudo bem ?olha tenhu um bebe de 1 ano e 2 meses ele esta com a gengiva muito enchada e tambem com feridinha na boca ja faz 5 dias ja levei ao medico um diz q é garganta enflamada ,outro diz q é estomatite ,levei num outro medico e me disseram q é gengivite ..agora num sei o q fazer , não sei o q da para ele ,vc tem alguma sugestao para me ajudar estou desesperada !!! ele tem refluxo sera q tem alguma coisa haver ?por favor me ajude obrigada marcia ..

  39. Cristiane Silva diz:

    Minha filha de cinco anos tmb esta com estomatite….a cerca de 5 dias,levei ao médico ele receitou(cefalexina,nistatina pra fazer limpeza bucal com auxilio de um cotonete ou gase,e tmb receitou bismu-jet para pingar na boca dela)graças a Deus ela ja esta aceitando alimentos batidos no liquidifador,leite e suco natural…mesmo assim ele perdeu em quatro dias dois kilos.sem contar que não parava de chorar,nada aliviava a dor………a gente como mãe sofre na mesma intensidade é horrível espero não ter que passar por isso tão cedo…..novamente…..se alguém tiver com crianças que esteja sofrendo de estomatite ….tente que a criança se alimente com coisas liquidas tipo agua de coco,sucos naturais …tudo em temperatura ambiente ou frio.e conforme as feridas forem amenizando tente alimento batidos no liquidificador…..sopas,miojos……depois de + ou menos 5 dias os sintomas vão aliviando e a dor diminui….espero ter ajudado

  40. lucia maria faria diz:

    bom dia , ontem levei meu netinho ao medico, diagnosticou estomatite, nao ta conseguindo nem tomar a medicaçao, estou usando tambem um spray anestesico o que vc recomenda . obrigado

  41. Luiz Costa Araujo diz:

    Tenho esse problema de afta inclusive na garganta, e o único medicamento mais eficaz é o COLUTÓIDE que parece que não estão mais fabricando, não encontro mais. Tem também o ALBOCRESIL que dói bastante quando coloca encima com o contonete, mais depois tem uma sensação de cura. Eu não tenho ansiedade, só fico nervoso quando as aftas saem. Já ouvir falar que o yokut também ajuda no tratamento. Gostaria também de saber pelo menos de remédios caseiro pra evitar que elas saem.

  42. Olá,
    Meu filho está com essas caracteristicas ja descritas acima, está tomando AMOXILINA, NISTADINA, DIPIRONA, exnagua a boca de minuto a minuto e nada de melhora, as lesões concentrão-se na monta da lingua, gengivas e labios, coitado está sofrendo de mais, o que fazer??? Não sei mais o que fazer!

  43. Bom dia !!
    Qual a causa disso em uma criança de 2 a.?
    Tem algo que poderemos fazer para um alívio
    mais rápido.Sofro ver meu neto chorando com dor.
    Ele uma criança muito alegre ,e cada dia mais magrinho .
    Soube que suco de melancia é bom, verdade?
    A mãe esta colocando um spray,e umas gotas em sua boca
    que a pediatra passou , eu ñ vejo melhora….
    Me ajude por favor !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    remédios amoxilina…a outra igual a xilocaina spray com outro nome.
    tem tido febre alta.

  44. ola a mais de tres anos eu tenho na ponta da minha lingua umas manchas com contornos vermelhos que as vezes ficam doloridos depende do que eu comer o que pode ser?

  45. Minha filha tem uns 9 anos q aparece constantemente aftas na lingua, sara e depois aparece novamente, já fez exame pra ver se era alguma coisa relacionada ao estômago mas não deu nada. Queria saber qual médico q devo procurar. E qual a medicação q ela deve usar. Desde já agradeço. Beijos

  46. Eduardo Stuart diz:

    Eu tenho aftas constantemente, ja tentei usar quase tudo para melhorar, mas nada!

    Atualmente uso HEXOMEDINE para aliviar a dor e ALBOCRESIL para “destruir” a afta.

    Gostaria de saber se o ALBOCRESIL é indicado nesses casos acima?

    O Heximedine para mim alivia MUIITO, porem ele é um pouco viciante..se vc sente a dor ja joga ele…ja passei mal uma vez por excesso …fiquei tonto por algumas horas. agora eu tomo mais cuidado.

    O que vc me indica?

  47. Saudações Drª Socorro, percorrendo o mundo da internet finalmente encontrei algo realmente significativo sobre “línguas” vamos lá percebi que em alguns comentário encontrei algo semelhante ao meu problema mas não vi sua resposta para tal comentário… mas vamos lá, na parte superior da língua surgiu uma pequena bolha branca… do tamanho de um… não sei … de uma ponta do lápis bic… passei uma pomada para afta e diminui um pouquinho… mas não saiu desse pouquinho… será que tem como dar uma luz do problema só com esses dados… li alguns artigos e vi que poder ser um monte de coisas … bem algo para sugerir a usas na língua? Desde já muito obrigado.

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Você deve estar logado para publicar comentário Entrar »