A inspeção da língua é de grande interesse semiológico, devendo-se observar tamanho, forma, mobilidade, coloração, saburra, umidade, pápulas (língua lisa), simetria, etc.

    A língua é pois sede de inúmeras alterações e expressão de várias doenças distêmicas. O exame da língua visa o estudo das faces dorsal, ventral, base ou raiz, bordas e vértice ou ponta. Para efeito didático enumeramos os seguintes aspectos:

  • Mudança na coloração - Língua de framboesa (sinal de escarlatina), policetemia (língua roxa), icterícia (língua amarela), branca (monilíase), preta ou marrom (língua negra ou pilosa), cianótica (deficiência grave do complexo B).
  • Afecções congênitas - aglossite, microglossia, macroglossia (mixedema, cretinismo, acromegalia), língua fissurada ou escrotal, língua bífida (fenda no sentido ântero-posterior), anquiloglossia (inserção anormal do freio lingual), glossite rombóidea média (área depressiva ou nodular e ausência de papilas circunvaladas), língua geográfica (erupção migratória).
  • Glossite sifilítica (cancro, goma), histoplasmose, blastomicose, escarlatina, monilíase (candidíase).
  • Atrofia papilar (anemia ferropênica, língua pelada de Sandwith) da deficiência do fator PP, glossite de Hunter da anemia perniciosa.
  • Outras afecções: língua seca (desidratação, choque, hemorragia grave, deficiência de nicotinamida ou fator PP) glossodinia ou ardor (anemia, psiconeuroses, diabete, menopausa) glossopirose ou queimação lingual (avitaminose, saburra, doenças febris, transtorno gastrintestinal).

Veja nos links abaixo artigos específicos sobre doenças da língua.

Tags:



Outros artigos relacionados ao tema

  • Língua geográfica ou glossite migratória benigna - A língua geográfica, também conhecida como eritema migratório e glossite migratória benigna, é uma ...
  • Língua saburrosa - A língua saburrosa está presente nas doenças infecciosas agudas, onde a face dorsal apresenta-se mu...
  • Língua Fissurada - A língua fissurada (ou língua escrotal) apresenta fissuras longitudinais, transversais ou oblíquas ...
  • Língua negra pilosa - Trata-se de um processo reativo resultante de vários fatores, entre eles radioterapia para câncer d...
36 comentários para “Doenças da língua”
  1. Notei hoje uma pequena pinta escura (quase negra), mais ou menos do tamanho de uma papila, em minha língua. O que pode ser? Ontem utilizei “Listerine branqueador” (que contém peróxido de hidrogênio). Pode estar relacionado com o uso deste produto? Pode ser algo mais sério?

    Resposta
    Marcelo
    Eu só não posso te dar o diagnótico, porque seria impossível, sem ver a lesão de perto. Eu acredito que não seja nada grave, pois isso não pode aparecer assim de repente. Talvez não seria uma mordida que você deu? Pois fica um pouco vermelha e depois vai mudando a cor para escura. Se não desaparecer em uma semana mais ou menos, você procura um dentista ou um médico para avaliar. Não se preocupe pois não há de ser nada grave.
    Abraços
    Drª Socorro Azevedo

  2. A um mês eu notei minha Língua e ela estava amarela, aii escovei os dentes e a língua, ai saiu más logo depois voltou e sempre volta ! Pode ser deficiência do complexo B ? é preciso eu procurar um médico ou é so compra um Complexo B na farmacia e tomar corretamente? ; Obrigadoo ..
    Abraços !

    Resposta
    Ville,
    Não é falta das vitaminas do complexo B, pois a deficiência grave dessas vitaminas causaria uma língua cianótica (azulada). Leia este artigo Lingua saburrosa.
    Mas o melhor é você procurar um Dentista para avaliar melhor o seu caso.
    Drª Socorro Azevedo

  3. boa noite Drª. o k está a acontecer é o seguinte, tenho dificuldade em deglutir, mas isto depois de uma ida ao cinema e fiquei com aquele pensamento que seria um pedaço de pipoca alojada na garganta. dias depois tive acuriosidade de tentar observar a boca mais profundo e notei que a zona mais distante da lingua se apresenta acastanhada como se fosse um filtro de cigarro e até dpois de a escovar a coloraçao nao sai e a “impressao” de ter algo alojado continua. Será que me pode dar um consellho acerca disso?

    Resposta
    Bruno,
    É dicícil lhe dizer algo sobre isso. Pode ser várias coisas, inclusive grânulos de pus ocasionados por alguma infecção. Só o médico examinando pessoalmente poderá te dar um diagnóstico. Então meu conselho é que procure um médico (clínico geral ou de preferência um otorrinolaringologista).
    Drª Socorro Azevedo

  4. oi dr???a minha lingua tem cortes pequenos,tem dia que ela fica com traços esbranquiçados,quando me refiro a cortes pequenos é que ela não é liza como de costume!!!gostaria de saber o que é isso???o que devo fazer??obrigado

    Resposta
    Mercia,
    Não posso te dizer com certeza pois não a examinei. Pelas características pode se tratar de língua fissurada, que é uma anormalidade congênita da língua muito comum. Não existe tratamento, deve-se fazer uma boa higienização da língua para evitar que detritos alimentares se depositem nas fissuras e causem proliferação de bactérias, causando desde mau hálito até uma infecção no local, ocasionando dor.

    Procure um dentista ou um médico para uma avaliação e ter certeza do diagnóstico.

    Recomendo também a leitura deste artigo Língua fissurada, e veja se existe alguma semelhança com o seu caso.
    Drª Socorro Azevedo

  5. Drª Socorro, apareceu na minha língua um ponto vermelho, quase na ponta da língua, feito uma áfta. Acontece que quando como sangra muito. Sinto-me apreensiva e não consigo comer, porque começa logo a sangrar. Do que é que se trata? O que devo fazer?
    Últimamente tenho comido muita melancia, melão e abacaxi. Será disso?

    Reposta
    Lurdes,
    Este ponto vermelho não teria sido fruto de alguma mordida acidental que você tenha dado? A ingestão de frutas ácidas poderia ter ocasionado uma inflamação na lesão já existente, mas não seria o causador direto da lesão.
    Áftas na ponta da língua ou na sua parte superior são raríssimas, são mais comuns na lateral e parte inferior.
    Se já estás com este ponto vermelho na língua a mais de uma semana, recomendo que procure um médico ou odontólogo para avaliar. Não é normal a língua continuar a sangrar durante este tempo todo.
    Drª Socorro Azevedo

  6. Eduardo Brito diz:

    O meu bem aja desde já, Começo por varias questões, Já a muito tempo que acordo com a lingua ,seca e cor acastanhada pelo meio e branca dos lados, outos dias só branca e vasntante aspra, agora nestes ultimos dias sinto tb umas dores de abdomem, que julgo ser figado.- Será que estes casos estão relacionados?
    cumprimentos
    Um abraço

    Edbrito

    Reposta
    Eduardo Brito,
    Existe essa possibilidade, especialmente se a pele e olhos apresentam também, coloração ligeiramente amarelada. Excluindo a ligação com um possível problema hepático, pela descrição, acredito ser um problema de língua pilosa ou também lingua saburrosa, como também pode ser outros problemas. Não há como precisar pois necessitaria de um exame clínico da língua. Aconselho a procurar um dentista ou um médico estomatologista para avaliar o caso.
    Drª Socorro Azevedo

  7. Dr. eu todas manhã que me acordo minha lingua fica totalmente branca,uma coisa horrivel e depois que eu como ela desaparece mas a todo tempo do dia ela fica descamando, o que será? obrigado pela atenção..

    Reposta
    Raphael,
    Acordar com a língua branca é normal. Após a escovação ou até mesmo após comer o “esbranquiçado” tende a desaparecer.
    Entretanto, quando a língua apresenta-se exageradamente branca, como se tivesse uma crosta em sua superfície, pode se tratar de língua saburrosa. Procure um dentista para um exame clínico, ok?
    No caso da língua saburrosa, uma boa e constante higienização bucal, inclusive com escovação da língua, soluciona ou diminui muito o problema. Faça a higienização após acordar, após todas as refeições e ao deitar.
    Drª Socorro Azevedo

  8. Rose Galante diz:

    Dr. Ha cerca de um mes apareceu uma mancha vermelha na minha lingua. Ela é lisa, longa e se localiza bem no centro, apresenta vermelhidão e uma sensação de queimação leve. Não me lembro de ter comido/bebido algo que tenha provocado isso. Não é pequena, e não parece ter sofrido alteração desde a primeira vez que reparei. O que pode ser? Não sei que especialidade médica procurar. Aguardo resposta. Obrigada.

    Reposta
    Rose,
    Pela descrição suponho ser um caso de língua geográfica, mas só o exame clínico pode confirmar. A língua geográfica apresenta-se como uma área (ou várias) da língua, onde existe um despapilamento, formando assim uma região lisa na língua e consequentemente mais sensível. Não se preocupe, pois se realmente for um caso de língua geográfica, saiba que é totalmente benigna, não é necessário tratamento. Se causar algum desconforto (dor, muita sensibilidade, etc), faz-se um tratamento sintomático apenas.
    Não deixe sde procurar um dentista para fazer um exame clínico, OK?
    Drª Socorro Azevedo

  9. Dr., a dois dias atrás apareceram duas bolinhas vermelhas no fundo da língua, elevadas e que doem quando o dente bate nelas. Ontem, havia mais uma no outro canto, também no fundo, mas que não dói quando tocada. Acredito não ter feito nada diferente que possa tê-las provocado. A senhora tem idéia do que poderia ser e qual seria o tratamento? Agradeço desde já.

    Resposta
    Ana,
    Depende muito do formato dessas bolinhas, se são arredondadas no topo ou em forma de vesículas, a forma das bordas que apresentam, o tamanho, etc. Só examinando pessoalmente para tirar alguma conclusão. Acredito que não seja motivo para preocupação. A maioria dessas lesões desaparecem com alguns dias. Você pode procurar um dentista para fazer um exame clínico agora ou, aguardar mais uma semana e acompanhar se as bolinhas aumentam de tamanho ou quantidade, se a dor vai reduzindo ou simplesmente desaparecem. Se persistirem, não deixe de consultar um dentista, ok?
    Drª Socorro Azevedo

  10. Dr.,a minha língua aos lados e de baixo dela,fica todos os dias uma descamação branca muito horrível e de madrugada ela fica totalmente branca uma baba grossa,e escovo, mas ao lado e debaixo dela nao sai a escamação. o que fazer? e o que pode ser? obrigado pela atenção

    Resposta
    Felipe,
    Isso chama-se saburra lingual. É mais comum na manhã ou na madrugada devido a situação de repouso da língua, leve diminuição da glicemia e da salivação durante o sono, que ocasionam a proliferação de bactérias na superfície da língua. Leia a resposta que deixei ao visitante Raphael.
    E claro… consulte um dentista ou médico para avaliação clínica e para saber a origem do problema.

  11. Boa noite Dr.
    Minha lingua esta muito dolorida[principalmente nas papilas de tras] e ao comer algo sinto como se tivesse queimado a lingua e as vezes sinto um gosto metalico.Na hora da escovaçao na regiao da lingua é o momento em que mais sinto dor,e esses dias ao escovar tem havido um pouco de sangramento.A região em que a dor é mais intensa é na parte de trás, onde as papilas parecem até mais dilatadas.A coloração esta normal,rosada e sem acumulo de material apos a escovaçao.Como vou demorar para obter atendimento,gostaria de saber se o Sr.pode me dizer algo a respeito.
    Obrigada

    Resposta
    Tamires,
    É dificil tecer alguma opinião a respeito do seu caso. Sangramento na língua pode ser ocasionado por uma série de problemas, desde uma lesão acidental até sintoma de outras enfermidades locais ou sistêmicas. Neste caso será necessário um exame clínico com um dentista ou médico, que irá verificar, dentre outras coisas, se existe inchaço na língua, dificuldade de movimentá-la, se o paciente possui alguma alergia, diabetes, é fumante, se existem linfonodos inchados no pescoço, se apresenta febre, está fazendo uso de algum medicamento ou faz algum tratamento médico, etc.
    Então meu conselho é que procure um profissional para fazer uma consulta, OK?
    Dra. Socorro Azevedo

  12. Oi, tenho 24 anos e faz um tempo que aparece umas manchas avermelhadas nas laterais da minha língua estendendo-se para a região de cima da língua, mas nunca chega ao centro. Dentro da mancha fica liso, acho que despapiladas. Aparecem e somem, depois aparecem de novo. As vezes é indolor, mas as vezes dói nas bordas da lesão. Meu pai tem isso e agora apareceu em mim. Li aqui e acho q pode ser língua geográfica, porém não tenho certeza pois como disse antes dói um pouco e na descrição que li da doença diz q é indolor. E então Dr. por favor diga-me o que é isso e qual seria o tratamento, porquê isso me preocupa e me incomoda também. Agradeço desde já.

    Resposta
    Aline,
    Pela descrição, a condição se enquadra bem em um caso de língua geográfica, inclusive acredita-se que tenha alguma relação hereditária.
    A língua geográfica em geral é indolor, mas isso não significa que não possa vir a doer. As regiões despapiladas ficam mais sensíveis por estarem deprotegidas, então até mesmo um alimento ou líquido um pouco mais quente pode provocar um ardor (similar a uma queimadura na lingua) que se prolonga por dias, dentre outros fatores. O importante é que se trata de uma condição totalmente benigna, e transitória. Vá a um médico ou dentista para fazer o diagnóstico, ok? Se a dor lhe incomoda muito o profissional pode receitar algum medicamento ou orientações para diminuir os sintomas.
    Dra. Socorro Azevedo

  13. ola doutor qria lhe fazer uma pergunta
    ontem qndo acordei vi q a minha lingua estava estranha esta manchada d branco e com uma “raizes” brancas tbm to muito preucupado u senhor poderia me dar uma luz?

    Resposta
    Lucas,
    Vários problemas podem apresentar esses sintomas, como; língua saburrosa, cadidíase. Se houver manchas vermelhas despapiladas com bordas brancas circulares ou alongadas pode ser glossite migratória (língua geográfica), etc. Só o exame clínico mesmo poderá dizer do que se trata.
    Dra. Socorro Azevedo

  14. Bom dia doutora!

    Minha lingua a algum tempo notei umas bolinhas, como uns caroços no fundo dela, eles não saem, são como umas verrugas na língua, não doem, mas me preoculpa. E de um tempo pra venho sentindo como se algo tivesse preso lá no fundo… mas tive uma inflamação de garganta recentemente, creio que seja por isso, mas esses carocinhos permanecem mesmo antes disso, e já faz muito tempo isso, gostaría de saber o que podería ser. Desde já a gradeço

    Resposta
    Rafael,
    Nesse caso é necessário um exame clínico para se ter alguma idéia. Procure um médico estomatologista ou otorrinolaringologista e, claro, fique despreocupado.
    Dra. Socorro Azevedo

  15. bom dia doutora

    seguinte, 2 dias atras eu tive um pequeno corte na minha lingua causado por uma mordida acidental, e no outro dia, bebi um leite muito quente, que causou uma dor grande na hora.

    hoje, fui notar que a lingua está parecendo queimada e está descamando um pouco no meio.

    é algo mais sério ou é consequencia do corte pequeno + leite quente?

    obrigado

    Resposta
    Paulo,
    Não se preocupe, tudo indica que é consequência da lesão ocasionada pela mordida e queimadura. Deve desaparecer em 1 semana.
    Dra. Socorro Azevedo

  16. boa tarde!
    ha uns 03 meses,começou a aparecer na minha lingua
    uma bolinhas no findo dela…e minha lingua esta meia branca
    e nos ultimos dias,parece q esta dando um mal halito.
    o que pode ser isso?
    quem eu devo procurar?
    uma dentista?
    pois sempre vou na minha dentista e ela nunca me falou nada sobre isso
    sera q um clinico geral pode resolver?
    sera q devo me preocupar com isso…estou com medo
    desde ja obrigada!

    Resposta
    Priscila,
    Pode ser várias coisas; língua pilosa, saburrosa, candidíase, etc, como também, pode não ser nada relevante. Pode ser também um efeito de um stress, depressão, etc. É preciso fazer um exame clínico para se ter um diagnóstico.
    Pode procurar um dentista ou um médico estomatologista. Você também pode procurar um médico clínico geral, se ele não souber diagnosticar irá lhe encaminhar para um especialista.
    Fique despreocupada, pela descrição não há nada grave na sua língua.
    Dra. Socorro Azevedo

  17. olá dr. a um mês pra cá apareceu na ponta da minha lingua, uma mancha redonda que não doi, ea é redonda da pra ver em volta certinho de branco e por dentro as papilas vermelhinhas … o que será.
    Achei que seria fungos mais tomei 2 comprimidos e não resolveu nada.
    Minha lingua sempre foi lisa nunca tive lingua geografica. Ha1 e é só na ponta.
    nossa me ajude to desesperada.
    obrigada

    Reposta
    Alilia,
    Primeiramente relaxe, não precisa se desesperar. :) A descrição indica um possível caso de língua geográfica. Vá a um dentista ou médico para ter certeza. A glossite migratória benigna (língua geográfica) como o próprio nome diz, é benigna e pode aparecer e desaparecer a qualquer momento ou mudar de lugar.
    Dra. Socorro Azevedo

  18. Quando fui ao banheiro e olhei minha boca no espelho reparei que tinha algo estranho na minha língua, na lateral na ponta dela tem uma parte que esta como que ficando “careca” e como se as papilas tivessem morrido e a língua tivesse ficado lisa, mais ela continua quase a mesma coloração do resto da língua só que quase que sem nem uma papila nessa parte da língua, o que isso poderia ser??

    Resposta
    Lucas,
    Considerando que não houve lesão local ou queimadura, pode ser um caso de glossite migratória benigna (língua geográfica), como também pode não ser nada relevante, que irá voltar ao normal em alguns dias. Se não desaparecer em alguns dias vá ao médico, ok?
    Dra. Socorro Azevedo

  19. veronica hagemeyer diz:

    Gostaria da recomendação de um bom livro /artigo/atlas sobre lingua- semiologia e patologias. O que encontrei foi um atlas da medicina chinesa com termos “pouco técnicos”. Um abç

    Resposta
    Verônica,
    Vou verificar, depois edito esta resposta.
    Dra. Socorro Azevedo

  20. Maria Helena de Souza diz:

    Quando como alguma coisa ácida (queijo, maçã, vinagre, limão etc.) minha língua fica com cheiro ruim. Certa vez, comi queijo quase que o dia inteiro e no início da noite minha língua estava sangrando. Como posso resolver isto? Tento evitar os alimentos ácidos mas eles são muitos e não consigo evitá-los completamente.

    Reposta
    Helena,
    Sua língua apresenta pequenas fissuras? Se sim, é um caso de língua fissurada. Normalmente particulas de alimentos se alojam nestas fissuras da língua e causam pequenas proliferações de bactérias, podendo ocasionar infecções no local, com dores, mau cheiro e até sangramento.
    Neste caso recomenda-se um cuidado redobrado na higienização da língua, com escovação e uso de bochechos, logo após TODAS as refeições. Isso deve resolver o seu caso. Se não resolver não deixe de ir ao médico ou dentista!
    Dra. Socorro Azevedo.

  21. OSCAR MARIA DE ALENCAR FERNANDES diz:

    Dra. Socorro tem certos dias que acordo com enjôo e querendo vomitar e vou olhar a lingua e vejo que além de branca está amarelada e faço a limpesa e tomo remédio para o figado logo desaprece isso é normal, informo-lhe que comop sou portaddor do mal de gota e pressão alta sou obrigado a tomar remédio diaramente gostaria de ser orientado. Obrigado.

    Resposta
    Oscar,
    Acordar com enjôo pode ser comum em muitas pessoas portadoras de problemas gástricos como refluxo gastro-esofágico, gastrite, problemas como rinite, sinusite e por aí vai. Acordar com a língua branca ou amarelada pela manhã é completamente normal. Isto se deve à condição de repouso da língua e a pouca salivação que ocorre ao dormir, ocasionando a proliferação de bactérias na superfície da língua. Você pode procurar um dentista ou médico para conversar pessoalmente, ele irá lhe orientar melhor.
    Dra. Socorro Azevedo

  22. apareceu uma pequena pinta em minha lingua a algum tempo, no inicio tipo uma ferida q com algum tempo criou uma casquinha e agora apareceu um pequeno buraquinho no centro dessa pinta e esta sangrando. Oq pode ser? issto é serio?

    Resposta
    Randson,
    Há quanto tempo? dias, semanas? Houve algum trauma na lingua que ocasionasse a lesão ? (uma mordida, queimadura, etc), dói? Infelizmente só poderia dizer algo sobre o seu caso se fisesse um exame clínico e tivesse mais informações. Procure um médico para uma consulta, ok?
    Dra. Socorro Azevedo

  23. Cesar Vinicius diz:

    Doutor
    Na ponta da minha lingua esta vermelha ja faz uns 5 dias o que sera isso?
    Como posso resolver.
    Não consigo comer direito e nem falar.

    Resposta
    Cesar,
    Talvez uma mordida, uma queimadura? Caso positivo, espere mais 5 dias. Se não desaparecer vá ao médico ou dentista para examinar.
    Dra. Socorro Azevedo

  24. ruth barretode andrade diz:

    Doutora ,estou com bolha dura parece que tem algo dentro dela parecido com placa na amigdala e parece que tem algo abaixo da lingua que atrapalha a engolir o medico disse que tenho duas alternativas conviver com isto ou usar um spray hexonedine , sera que resolve? quais sao os riscos. Obrigada

    Resposta
    Ruth,
    Mas qual foi o diagnóstico do médico? O hexomedine é um medicamento antiinfeccioso e antisséptico para tratamento local das inflamações da cavidade oral e orofaríngea, tais como aftas, estomatites, faringites, etc. Desde que não seja usado por mais de 5 dias consecutivos e não haja contra-indicações não há problema. Infelizmente só examinando pessoalmente para falar mais sobre o seu caso. Se não estiver segura procure outro médico para ter uma segunda opinião.
    Dra. Socorro Azevedo

  25. Revenildo Costa de Lima diz:

    Aos quinze dias apareceu na parte inferior da ponta da lingua uma bolha de forma arredondada, na mesma cor da lingua, como se fosse uma verruga. Ao me alimentar incomoda um pouco. Gostaria de uma orientação sobre o caso.

  26. Olá.. a minha nos ultimos anos ela parece ser em relevo, em forma redonda na cor da lingua só na maioria das vezes ela fica branca.. talvez pela saliva..
    só q isso me incomoda bastante.. o que seria?

  27. Doutora, faz algum tempo que nas laterais na minha lingua esta cheio de bolinhas brancas.. acho que é uma descamação. o que poderia ser? como trato? existe algum remedio ou pomada? obrigado

  28. Boa tarde,
    Estou com um bolinha, parece bolinha de pus, bem pequenina, que são bem doloridas, embaixo da lingua.Antes apareciam raramente, agora estão aparecendo com mais frequencia e estão aparecendo na lateral da bochecha também. O que poderia ser isto?

  29. Maria Helena de Souza diz:

    Dra. Socorro,
    Escrevi sobre problemas de cheiro ruim na língua.
    Eu comparei minha língua com fotos de língua fissurada e não acho que tenha língua fissurada. Eu estou começando a desconfiar que o problema aparece quando como algum alimento que tem associado gordura e proteína. Se tiver um ácido presente ou ingerido logo depois, aí que a coisa piora. Imagino que a gordura grude na minha língua juntamente com a proteína e as bactérias façam o resto. O ácido favoreceria ainda mais este processo. Eu já limpava minha língua com algodão porque os limpadores a machucavam. Depois que li sobre língua fissurada passei a escová-la com a escova de dentes mas não percebi grandes melhoras. É possível que eu tenha muita mucina na saliva ou uma mucina muito grudenta? É possível modificar isto?
    PS. Já fui em gastroenterologistas (mais de um), otorrinolaringologista, dentista (muitos) e eles não acharam nada de errado com minha língua. Até elogiaram minha higiene. Tem dentista que até diz que isto não é problema para ser resolvido no dentista.

  30. ruth rodrigues diz:

    Olá,boa noite.

    Faz alguns anos q eu tenho uma aglomeração de pequenos sinais escuros na parte frontal e nas laterais da minha língua.Eles ñ me incomodam,mas a estética da minha língua está horrível.Não tenho idéia do q seja,mas isso me deixa mto envergonhada ao falar com as pessoas.O que seriam esses siais pretos em minha lingua?

  31. ola Dr. eu tenho a lingua fissurada, e ja fiz uma consulta no hospital do cancer em sao paulo, pois tive amigdalite uma vez, e nao conseguia comer, pois minha lingua ficou maior que minha boca ficou muito vermelha, sempre aparece manchas vermelhas, mas a 3 semanas atras apareceu bem na ponta e esta dificil para sair, ja aconteceu isso outras vezes, mas desta vez esta demorando demais para sair, sou muito inseguro com isso, tenho vergolna de falar com as pessoas e elas repararem na minha lingua, pois e diferente e isso me incomoda e muito, gostaria que voce me ajudasse pois e muito dificil, tenho 26 anos anos, sei que vou ter que conviver com isso o resto da minha vida, mas gostaria que essa vermelhidao sumisse, pois ficaria mais confortavel, evito comer coisas acidas, mas tenho tomado muita cerveja, etc. gostaria que vcme indicasse alguma coisa. algumas vezes cheguei a passar propolis e agua boricada e isso ajudava um pouco, mas queria algo mais desenvolvido.
    Por favor Dr.
    Muito obrigado por tudo
    abracos.

  32. boa tarde muito obrigada.doutora tenho um problema que ate agora depois de muitos médicos nao conseguiram descobrir faz mais de oito meses que comecei sentir gosto amargo e cheiro horrivel em coisas como carne tempero chocolate coca cola ,cigarro e outros que nao consigo identificar, por exemplo cheiro de algumas coisa no ar no asfalto etc. passei por uma cirurgia ,e este problema teve inicio antes disso. ja nem tenho mais esperanças de encontrar alguem que me de uma dica de como tratar com isto. por favor me de uma luz pois a minha alimentação está bem restrita pois onde eu entrar para comer , sentindo o cheiro de comida pricipalmente carne tenha que tampar o nariz .

  33. a duas semanas apareceu uma mancha vermelha na ponta da linha e umas ferida com bordas brancas, não doi e sim uma leve ardencia que pode ser? tem haver com bruxismo.

  34. Bom dia, embaixo da minha lingua tem 2 linhas, acho que todos têm, é normal, mas de uns dias pra cá tem aparecido um gosto estranho na minha boca e essas linhas tem crescido, ficado mais salientes, como uma pele bem fina crescendo. O que pode ser? Obrigado

  35. doutora ,socorro azevedo ja ha nove meses estou com um problema que medicos algum soube me dizer algo que pudece resolver . olfato e gosto estranho que tambem não sei definir, nao posso comer carne nem sentir cheio , fica tudo amargo , chocolate, café ou cigarro tudo me provoca cheiro horrivel.fiz exames de aparelho digestivo nada acuzou. todos os médicos acham estranho , fui a otorrino, a neurologista, a cardiologista a fonodiologo e nada resolveu , por favor diga me alguma coisa que eu possa fazer.muito obrigado.

  36. Isso com o tempo desaparce?