A vitamina A é essencial contra doenças de pele, infecções infantis e distúrbios digestivos. É ótima aliada no tratamento de colite e doença de Crohn. Um estudo de Harvard mostra que homens que consomem altas doses de vitamina A têm risco 54% menor de Ter úlcera do que aqueles com nível mais baixo. A recomendação diária é de cinco mil UI. As melhores fontes são óleo de fígado de bacalhau e fígado, manteiga , gema e leite integral. 
 
Está provado que, se você comer 5 porções de vegetais por dia - legumes, verduras ou frutas -, o risco de ter qualquer tipo de câncer diminui cerca de 28 vezes. 
 
Quando sentir o estômago ardendo, experimente comer arroz e feijão no almoço. Ao contrário de piorar a azia, como algumas pessoas imaginam, a dupla tem muito amido, que neutraliza a acidez estomacal. 
 
Pesquisas realizadas no Hospital do Coração, em São Paulo, indicam que a maçã tem sustâncias que dificultam a formação de placas de gordura nas artérias. Para se beneficiar dessa propriedade, tente tomar o seu suco ou comê-la 3 vezes por semana.
 
Trabalho apresentado no congresso, comprovaram que os benefícios do chá preto ou verde na prevenção das doenças coronarianas, se deve a presença do mesmo de substancias chamadas flavonóides, os quais tem a função de antioxidantes os quais como sabemos ela provoca aterosclerose.
 Tomando regularmente 3 copos de chá por dia, previne as doenças coronarianas.
 
Engana-se quem imagina que o leite é um santo remédio contra crises de úlcera. Estudos americanos mostram que é transitório. Após 20 minutos de alívio, o leite tende a aumentar ainda mais a concentração de ácido no estômago.
 
O palmito é rico em fibras e potássio, um mineral amigo do coração. Como possui baixo teor de açúcares é um alimento perfeito para diabéticos.
 
Estudos Americanos comprovaram que a proteína da soja atua no organismo sobre o mau colesterol ( LDL) sendo possível reduzi-lo em 33 % com apenas 50g diárias de soja.

O guaraná é um estimulante do sistema nervoso central e como tal, deve ser utilizado com moderação. O excesso pode causar problemas gástricos (desencadear gastrite) e cardíacos (provocar taquicardia).
 
Pesquisas realizadas na Itália, comprovam cientificamente que comer couve manteiga com regularidade ajuda na cicatrização de úlceras e gastrites.
 
A canela é rica em minerais como cálcio, fósforo e ferro e pode ajudar no tratamento de hemorragias, tosse, febre, gripe, problemas digestivos e estomacais.
 
De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Antuérpia, Bélgica, indivíduos muito deprimidos tem baixos níveis da substância ômega 3 no organismo. Trata-se de uma gordura presente em certos peixes como o salmão, o atum e a sardinha. 
 
A cenoura é rica em betacaroteno, uma molécula capaz de se transformar em vitamina A no organismo sempre que ele precisar. É uma vantagem porque o excesso da vitamina pode ser nocivo, enquanto o betacaroteno em si não faz mal algum. Ele garante uma boa visão e a integridade da pele. 
 
Ao ingerir brócolis, procure sempre adicionar algum tipo de gordura, como por exemplo azeite virgem de oliva ou um pouco de margarina. Brócolis são uma fonte rica de betacaroteno, um dos mais importantes antioxidantes. Mas o betacaroteno é lipossolúvel, o que quer dizer, que necessita da molécula de gordura para que possa atravessar a parede intestinal e ser absorvido por nosso organismo. 


Tags:



Outros artigos relacionados ao tema

  • Triglicerídeos -    Os triglicerídeos (ou triglicérides) são a principal gordura originária da alimentação, mas pode...
  • Vitaminas A e D -    As vitaminas são substâncias orgânicas, presentes em pequena quantidade nos alimentos naturais, ...
  • Colesterol -    O colesterol é produzido no organismo e fornecido pela alimentação. Está presente exclusivamente...
  • Hipertensão Arterial -    A hipertensão é a manifestação sintomática de um estado anormal da circulação. É uma moléstia na...
  • Vitaminas K, E e C -Vitamina K     A vitamina K é necessária à formação da protombina. É sintetizada pelas bactérias do ...
Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Você deve estar logado para publicar comentário Entrar »