Engana-se quem imagina que o
leite é um santo remédio contra crises de úlcera. Estudos
americanos mostram que é transitório. Após 20 minutos de alívio, o
leite tende a aumentar ainda mais a concentração de ácido no
estômago.
O palmito é rico em fibras e
potássio, um mineral amigo do coração. Como possui baixo teor de
açúcares é um alimento perfeito para diabéticos.
Estudos Americanos comprovaram
que a proteína da soja atua no organismo sobre o mau colesterol (
LDL) sendo possível reduzi-lo em 33 % com apenas 50g diárias de
soja.
O guaraná é um estimulante do
sistema nervoso central e como tal, deve ser utilizado com
moderação. O excesso pode causar problemas gástricos (desencadear
gastrite) e cardíacos (provocar taquicardia).
Pesquisas realizadas na Itália,
comprovam cientificamente que comer couve manteiga com
regularidade ajuda na cicatrização de úlceras e gastrites.
A canela é rica em minerais
como cálcio, fósforo e ferro e pode ajudar no tratamento de
hemorragias, tosse, febre, gripe, problemas digestivos e
estomacais.
De acordo com uma pesquisa
realizada na Universidade de Antuérpia, Bélgica, indivíduos muito
deprimidos tem baixos níveis da substância ômega 3 no organismo.
Trata-se de uma gordura presente em certos peixes como o salmão, o
atum e a sardinha.
A cenoura é rica em
betacaroteno, uma molécula capaz de se transformar em vitamina A
no organismo sempre que ele precisar. É uma vantagem porque o
excesso da vitamina pode ser nocivo, enquanto o betacaroteno em si
não faz mal algum. Ele garante uma boa visão e a integridade da
pele.
Ao ingerir brócolis, procure
sempre adicionar algum tipo de gordura, como por exemplo azeite
virgem de oliva ou um pouco de margarina. Brócolis são uma fonte
rica de betacaroteno, um dos mais importantes antioxidantes. Mas o
betacaroteno é lipossolúvel, o que quer dizer, que necessita da
molécula de gordura para que possa atravessar a parede intestinal
e ser absorvido por nosso organismo.
Nutricionistas da Universidade
Estadual de Nova York, garantem que cerca de 40% dos pacientes com
inflamações de gengivas fazem uma higiene adequada da boca, mas
tem deficiência de vitamina C e cálcio na dieta.
Cada vez que você morde
uma maçã, está ajudando os seus olhos a se proteger contra a
catarata. Segundo o Bioquímico da Universidade de Paris a
quercetina encontrada na maçã mantém a lente do cristalino
transparente, mesmo quando submetida a raios solares e produtos
químicos que costumam detonar a catarata.
Um dos erros comuns de quem
está tentando emagrecer é retirar toda a gordura e carboidrato do
dia-a-dia. Isso compromete o balanço nutricional da dieta e
dificulta a perda de peso. O ideal é ir fazendo pequenas
alterações nas refeições até conseguir mudar de vez os hábitos e
assim completar sua redução alimentar.
Ômega 3, ácido graxo ou gordura
boa, segundo o Instituto Nacional de Saúde Americano, encontrado
no bacalhau, salmão e linguado, aumenta a produção da colina e
serina, dois neurotransmissores do cérebro que atuam no humor, na
percepção e no aprendizado das pessoas.
A banana também tem sido
recomendada para pessoas que sofrem de depressão, pois também
aumenta os níveis de serotonina nas conexões entre os neurônios -
células do sistema nervoso.
A obesidade já se tornou uma
epidemia no Terceiro Mundo, pelas mudanças de hábitos alimentares
das populações, isso sem falar que ela já afeta a maioria dos
habitantes dos Estados Unidos.
O tradicional copo de leite
tomado antes de dormir tem razões muito maiores do que a tradição.
Recentes pesquisas revelaram que o leite possui características
muito semelhantes às de algumas substâncias químicas calmantes
produzidas pelo cérebro.
Para melhor aproveitamento do
ferro é importante que alimentos ricos nesse mineral sejam
consumidos juntamente com alimentos ricos em vitamina C.
O corpo humano contém cerca de
1200g de cálcio, dos quais 99% estão nos ossos. O restante
encontra-se no sangue, participando da excitabilidade nervosa, da
contração muscular e da coagulação. Leite, queijo, iogurte e
vegetais verdes são boas fontes de cálcio. Enquanto crianças de 1
a 10 anos necessitam de 800 mg por dia, adultos precisam de 1200
mg (o correspondente a 3 copos de leite ou 2 pots de iogurte ou 2
fatias de queijo-minas fresco).
Procure ingerir, com
regularidade, frutas e legumes de coloração vermelha ou
avermelhada como o tomate e a melancia. Estes alimentos são ricos
em uma substancia chamada "lycopene" (um tipo de carotenóide) que
diminui significativamente a incidência de câncer, em especial, o
câncer de próstata.
Aumente a quantidade de fibras
de sua alimentação. Sabe-se que a ingestão de fibras nos protege
contra câncer de cólon (intestino), além de baixar a taxa de
colesterol total.
Dê preferência ao uso de azeite
virgem de oliva ao invés de óleo de cozinhar. O azeite virgem de
oliva (por exemplo os de origem italiana que são vendidos em
garrafa) são ricos em DHL - Colesterol, que é o colesterol chamado
"bom", porque nos protege contra a arteriosclerose.