O clareamento dos dentes é muito importante para uma boa estética. Qualquer dente pode se fazer um braqueamento, desde que estejam integros. Alguns dentes tornam-se pigmentados ou manchados naturalmente com o decorrer do tempo. Exposições a café, chá, sucos, refrigerantes ou fumo são, muitas vezes, a razão do escurecimento de seus dentes. Outros casos podem ser devido a tratamentos endodônticos (tratamento de canal) e outros ainda, devido ao consumo de determinados antibióticos.

    O clareamento pode ser feito de duas maneiras: No consultório odontológico e em casa. O clareamento é executado através de uma ação leve e contínua de uma substância chamada peróxido de carbamida (cuja concentração varia de acordo com o caso e a técnica empregados).

  1. No consultório: o dentista isola os dentes (com um lençol de borracha) para proteger a gengiva e adeplica um agente oxidante forte.
  2. Em casa (doméstico): o paciente, sob a orientação do dentista, leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa. 0 clareamento doméstico é mais seguro e eficaz, pode resolver todos os casos e é o mais utilizado.Apenas em casa, mas sempre monitorado pelo profissional que examinará permanentemente gengivas e dentes, assim como possíveis sensibilidades, assegurando uma boa saúde oral.  Como outros produtos e medicamentos usados na Medicina e Odontologia, se usados corretamente conforme orientação, os produtos usados no clareamento não promovem nenhum prejuízo à saúde geral. A estrutura dental não é afetada.

    O paciente precisa saber que após o branqueamento para manter uma boa estética , ele talvez precise mudar algumas restaurações. Quanto a idade, a partir dos 10 anos já pode ser submetido ao branqueamento.

    Durante o branqueamento deverá seguir as orientações do dentista, como retirar o dispositivo de clareamento 1 hora antes das refeições e colocar 1hora após. Evitar fumar durante o tratamento, tomar café, chá, coca-cola em excesso, escovar os dentes logo após retirar o dispositivo.

No período de 7 a 10 dias o tratamento será completado, usando durante a noite também.

    Os  dentes poderão a vir a escurecer novamente,  entretanto, permanecerão significativamente mais claros do que se não recebessem nenhum tratamento. Você poderá vir a fazer um novo clareamento, respeitando o intervalo de tempo após 1 a 2 anos.

Tags: , ,



Outros artigos relacionados ao tema

3 comentários para “Clareamento dental”
  1. Maravilhoso o conteúdo sobre clareamento dental,estou resolvendo fazer em meus dentes e a matéria ajudou muito a esclarecer algumas dúvidas….
    Obrigado….

  2. beber cerveja ( normal - amarela ) durante o tratamento traz algum problema com relação ao resultado esperado

  3. ilisita fonseca diz:

    Gostei muito do artigo, mais gostaria de saber como fazer o tratamento em casa, com peroxido de carbamida.

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Você deve estar logado para publicar comentário Entrar »