31 de julho de 2014

A diabete afeta a saúde bucal?

Filed under: Geral — Tags: — Dra. Socorro Azevedo @ 21:24

A diabete pode afetar muitas partes do corpo, incluindo seus dentes e gengivas. O efeito é maior se não for controlado o açúcar no sangue, sendo mais difícil atacar as infecções bacterianas.

Formação de placa

A placa é uma camada clara e pegajosa de bactérias que se forma nos seus dentes. Se não for removida, pode levar a infecção como doenças das gengivas.
Se o seu de açúcar no sangue não é controlado com frequência, você poderá ter mais placa bacteriana do que a maioria das pessoas, isto é, estaria mais propenso a ter problemas bucais.

A gengivite é um tipo de enfermidade das gengivas. É causada pela formação de placa e tártaro nos dentes e gengivas.
Se você tem diabete, é mais complicado para o organismo controlar a placa. É por isso que as pessoas com diabetes são 3 ou 5 vezes mas propensas a contrair enfermidades nas gengivas.

Consulte ao seu dentista se você tiver um destes sintomas.
-Gengivas avermelhadas
-Gengivas inflamadas
-Gengivas que sangram facilmente.

Enfermidades periodontal

Se não for tratada a gengivite pode culminar em periodontite. Esta é uma forma mais séria de enfermidade das gengivas. Com o tempo, pode fazer com que as gengivas se separem dos dentes. Isto pode debilitar o osso ao redor do dente, causando o afrouxamento dos dentes.

A saúde bucal também pode afetar a diabete

Ter uma infecção ou uma enfermidade nas gengivas pode afetar o nível de açúcar no sangue. É por isso que se torna vital ter bons hábitos de cuidado bucal na sua casa. Isso ajudará você a proteger a sua saúde bucal e controlar a sua diabete.

Certifique-se
– Avisar seu dentista que você tem diabete.
-Ir ao dentista a cada 6 meses para uma limpeza dental (com mais frequência se ele recomendar)
– Avisar ao dentista se notar algum sintoma de enfermidade de gengivas, como sangramento ou inflamação.
-Se você necessitar de uma cirurgia dentária, pedir ao seu dentista que entre em contato com o seu médico. Pode ser necessário trocar a sua medicação para prevenir uma infecção.

Nenhum Comentário

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Sorry, the comment form is closed at this time.