Hipersensibilidade dentária

A hipersensibilidade dentária é a sensação dolorosa que você pode ter ao ingerir alimentos ou bebidas frias ou quentes.Também é possível sentir dor ao aspirar ar frio. Essa hipersensibilidade pode se apresentar quando as gengivas se retraem, separando-se dos dentes , ou quando há perda de gengiva.

A perda de gengiva pode ser o resultado de escovar os dentes com força excessiva ou de não os escovar nem limpá-los regularmente com fio dental.

Quando há perda de gengiva, a parte do dente que está debaixo da linha da gengiva, chamada raiz dental, pode ficar exposta. Ela encontra-se inervada ( nervo ) do centro  do dente por pequeníssimos dutos cheios de líquido.

Este tecido inervado do dente denomina-se polpa dental. Quando estes dutos entram em contato com o calor ou frio, o líquido que eles contém pode estimular o nervo e causar dor nos dentes.

Também pode haver hipersensibilidade dental se a camada superficial dura do dente, chamada de esmalte dental, é desgastada.

A hipersensibilidade dental pode ir e vir, mas ignorá-las pode levar a outros problemas bucais.

Fatores que contribuem para a hipersensibilidade dental.

• Escovar os dentes com muita força, com uma escova de cerdas duras. Pode causar perda de gengiva.
  • Comidas e bebidas que contêm ácidos ou açúcares. As bebidas como cola ou gaseificadas, os sucos de frutas e os refrigerantes que contém açúcar podem contribuir para a formação de cáries, o que, por sua vez, pode ocasionar hipersensibilidade.
  • Apertar ou rangir os dentes, pode causar um desgaste das superfícies dentárias.

Limpeza ou tratamentos dentários. A hipersensibilidade pode se apresentar depois de se submeter a limpezas ou tratamentos, tais como branqueamento dentário. Em geral desaparece pouco a pouco, depois de terminar o tratamento. Diante de qualquer incômodo, consulte seu dentista.

Algumas formas de prevenir a hipersensibilidade dentária

• Escove seus dentes e limpe-os com o fio dental duas vezes ao dia para prevenir a perda de gengiva. Certifique-se de limpar cada parte da boca, incluindo o espaço entre os dentes e a zona situada ao longo da linha da gengiva.
  • Escove com suavidade e utilize uma escova com cerdas ultra macias. Isto ajudará a prevenir a perda de gengiva e protejerá o esmalte dental para que não se desgaste.

Evite os alimentos e as bebidas com conteúdo ácido.

Se continuar tendo hipersensibilidade, consulte seu dentista, só ele poderá lhe ajudar.